TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALTERAÇÕES MOLECULARES E MORFOLÓGICAS

Por:   •  26/10/2015  •  Resenha  •  4.368 Palavras (18 Páginas)  •  3.696 Visualizações

Página 1 de 18

PATOLOGIA -EDSON

Patologia Geral: Concentrada nas reações das células e tecidos aos estímulos anormais e defeitos herdados, os quais são as principais causas de doença.

Patologia Sistêmica: Examina as alterações em tecidos e órgãos especializados que são responsáveis por distúrbios que envolvem esses órgãos.

Os “cernes” da PATOLOGIA:

ETIOLOGIA: Causa;

PATOGENIA: Desenvolvimento;

ALTERAÇÕES MOLECULARES E MORFOLÓGICAS;

MANIFESTAÇÃO CLÍNICA;

RESPOSTAS CELULARES AO ESTRESSE E AOS ESTÍMULOS

A célula é capaz de manter um Estado Normal: Homeostasia. As adaptações são respostas estruturais e funcionais reversíveis, a estresses fisiológicos mais excessivos e em alguns estímulos patológicos, durante os quais estados constantes novos, porém aliados, são alcançados, permitindo que a célula sobreviva e continue a funcionar. A resposta adaptativa pode constituir em um aumento no tamanho das células (hipertrofia) e da atividade funcional, um aumento no número de células (hiperplasia), uma diminuição do tamanho e da atividade metabólica das células (atrofia) ou uma mudança de fenótipo das células (metaplasia).  Quando o estresse é eliminado a célula pode voltar ao seu estado original, sem ter sofrido qualquer consequência danosa.

Se os limites da resposta adaptativa forem ultrapassados ou as células forem expostas a agentes lesivos ou estresse, privadas de nutriente essências, ou ficarem comprometidas por mutações que afetam os constituintes celulares essencias, sobrevém uma sequência de eventos, chamada Lesão celular.

LESÃO CELULAR REVERSÍVEL: Até certos estímulos.

LESÃO CELULAR IRREVERSÍVEL: Se o estímulo persistir ou for intenso o suficiente desde o início, a célula sofre lesão irreversível e morre!

A morte celular, o resultado final da lesão celular progressiva, um dos eventos mais cruciais na evolução da doença, em qualquer tecido ou órgão. É resultante de várias causas, incluindo isquemia (redução de fluxo sanguíneo), infecção e toxinas. Existem duas vias de morte celular a necrose e apoptose. A privação de nutrientes induz uma resposta celular adaptativa chamada autofagia que pode culminar em morte celular.

HIPERTROFIA: Aumento das células que resultam em aumento do tamanho do órgão. Não possui células novas, apenas células maiores. O tamanho aumentando das células é devido à síntese de mais componentes estruturais das células. Células capazes de divisão podem responder ao estresse submetendo-se a ambas, hiperplasia e hipertrofia, enquanto que em células que não se dividem (fibras miocárdicas) o aumento da massa tecidual é devido à hipertrofia. A hipertrofia pode ser fisiológica ou patológica e é causada pelo aumento da demanda funcional ou por estimulação de hormônios e fatores de crescimento. Células musculares e do coração possuem capacidade limitada de divisão e respondem ao aumento da demanda metabólica sofrendo principalmente hipertrofia, sendo estímulo mais comum o aumento da carga de trabalho. No músculo eu tenho aumento do tamanho das fibras musculares e no coração a hipertrofia é estimulada pela carga hemodinâmica crônica, devido a hipertensão arterial ou a valvas deficientes.

HIPERPLASIA: Aumento no número de células em um órgão ou tecido, resultando geralmente em aumento da massa de um órgão ou tecido. Mesmo sendo a hipertrofia e hiperplasia processos diferentes elas ocorrem juntas e podem ser induzidas pelos mesmos estímulos externos. A hiperplasia pode ser fisiológica (dividida em hormonal: que aumenta a capacidade funcional de um tecido quando necessário; compensatória: que aumenta a massa do tecido após lesão ou ressecção parcial) ou patológica (causada pelo excesso de hormônios ou fatores de crescimento atuando em células alvo, como a hiperplasia endometrial quando o equilíbrio da progesterona e estrogênio é alterado). A hiperplasia é uma resposta característica a certas infecções virais, como os papilomavirus.

ATROFIA: Redução do tamanho de um órgão ou tecido que resulta da diminuição do tamanho e do número de células, podendo ser fisiológica (durante o desenvolvimento normal) e patológica (depende da usa causa básica e pode ser local ou generalizada). Resulta da diminuição da síntese proteica e do aumento da degradação das proteínas nas células.

METAPLASIA: É uma alteração reversível na qual um tipo celular diferenciado (epitelial ou mesenquimal) é substituído por outro tipo celular.

LESÃO CELULAR E MORTE CELULAR

Lesão celular reversível: Nos estágios iniciais ou nas formas leves de lesão, as alterações morfológicas e funcionais são reversíveis, se o estímulo nocivo for removido. Os principais marcos da lesão reversível são a redução da fosforilação oxidativa, com consequentes depleção do armazenamento de energia e tumefação celular causada por alterações da concentração do fluxo de íons e influxo de água.

MORTE CELULAR

Com a persistência do dano, a lesão torna-se irreversível e com o tempo a célula não pode se recuperar e morre. Existem dois tipos de morte celular: Necrose e Apoptose. Quando o dano nas membranas é acentuado, as enzimas lisossômicas extravasam para o citoplasma e digerem a célula, e o conteúdo escapa resultando em NECROSE. Em situações em que o DNA ou as proteínas celulares são lesados de modo irreparável, a célula se suicida por APOPTOSE (dissolução nuclear, fragmentação da célula sem perda da integridade da membrana e rápida remoção dos restos celulares). Enquanto a necrose é sempre um processo patológico, a apoptose auxilia muitas funções normais e não é, necessariamente, associada a lesão celular.

CAUSAS DE LESÃO CELULAR

Privação de oxigênio: HIPOXIA. Reduz a respiração oxidativa aeróbica. Causa comum e extremamente importante. Incluem isquemia, a oxigenação inadequada do sangue devido á insuficiência cardiorrespiratória, e redução da capacidade de transporte de oxigênio no sangue, como anemia ou no envenenamento por monóxido de carbono ou após grave perda sanguínea.

Agentes físicos: Traumatismo mecânicos, extremos de temperatura, alterações bruscas da pressão atmosférica, radiação, e choque elétrico.

Agentes químicos: Glicose ou sal em concentrações hipertônicas, venenos.

Agentes infecciosos: vírus, bactéria, fungo, parasitas.

LESÃO REVERSÍVEL: As duas características da lesão celular reversível podem ser conhecidas na microscopia como: Tumefação celular e a degeneração gordurosa. A tumefação celular surge quando as células se tornam incapazes de manter a homeostasia iônica e líquida e é resultante da falha da bomba de íons dependente de energia na membrana plasmática. A degeneração gordurosa ocorre na lesão hipóxica e em várias formas de lesão metabólica ou tóxica. Ela é manifestada pelo surgimento de vacúolos lipídios grandes no citoplasma (observados nos hepatócitos e células miocárdicas). A tumefação celular é a primeira manifestação de quase todas as formas de lesão das células, quando afeta muitas células, causa muita palidez e turgor e aumento de peso do órgão, é reversível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (186.3 Kb)   docx (54 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com