TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Animal e fornecimento de água

Por:   •  14/6/2018  •  Resenha  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Caxias do Sul

Disciplina de Zootecnia de Bovinos

Professora: Michelle da Silva Gonçalves

Acadêmica: Camila Rigotto Alves

Resumo Módulo 4 – Alimentação Animal e Fornecimento de Água

Introdução

A saúde e a produtividade de vacas leiteiras e a segurança e qualidade do leite dependem diretamente da qualidade da água. As boas práticas agropecuárias devem focar nos seguintes aspectos principais:

Assegurar o fornecimento de água e alimentos em adequada qualidade

A água é essencial como nutriente para a vaca leiteira e para uso na limpeza de equipamentos, utensílios, resfriamento das vacas e higiene pessoal dos ordenhadores. Essa água não pode ser uma fonte de risco para a saúde do animal, por isso precisa ser potável, devendo apresentar uma boa qualidade higiênica e ser livre de coliformes fecais.

A qualidade e a quantidade dos alimentos e da água devem se adequadas em relação a idade, ao peso corporal, ao estágio de lactação, prenhez e ao clima. É recomendado que ocorra o acompanhamento técnico de um nutricionista animal que seja responsável pela formulação da dieta e pelo manejo alimentar.

Deve-se evitar a contaminação da água, em particular, a contaminação fecal, que é uma das mais comuns. Pode ocorrer contaminação por Escherichia coli e pela ocorrência de pesticidas e produtos químicos. Quando houver suspeita de contaminação da água, é recomendado entrar em contato com uma empresa de saneamento.

Não é recomendado utilizar os mesmos equipamentos ou utensílios para manuseio de produtos químicos e alimentos, pois pode permanecer resíduos que serão ingeridos pelos animais.

Também é recomendado usar adequadamente os defensivos agrícolas em pastagens e culturas forrageias, respeitando o período de carência, pois pode ocorrer contaminação do leite por alimentos contaminados, e usar somente defensivos agrícolas e demais substâncias aprovadas para uso em vacas leiteiras, respeitando as recomendações dos fabricantes ou de um profissional capacitado.

Controlar as condições de armazenagem de alimentos para vacas leiteiras

Armazenar separadamente alimentos para diferentes espécies, como aves, suínos e equinos. Os ingredientes presentes nesses alimentos dessas podem conter substâncias permitidas para uso nessas espécies, mas podem ser proibidas ou ter períodos de carência para uso em vacas leiteiras.

Armazenar ingredientes da ração animal em locais fechados, ventilados e livres de contaminantes e produtos químicos, evitando o contato dos animais. O feno deve ser armazenado em local seco e ventilado para evitar o aumento da umidade e a silagem, em condições de anaerobiose. Nesses locais é indicado implantar um programa de controle de praga, para que não ocorra a transmissão de agentes causadores de doenças nem perdas causadas pelo consumo e deterioração. Além disso, deve-se evitar utilizar alimentos mofados ou proibidos, pois podem estar contaminados com toxinas fúngicas que podem ser transferidas para o leite.

Outro problema presente nos alimentos desses animais (milho, sorgo, amendoim e demais grãos) são as micotoxinas, que acarretam riscos para a saúde humana e animal, pois apresentam efeito carcinógenos, estrogênicos, neurotóxicos e imunossupressivos. A eliminação total dessas micotoxinas não é possível de ser obtida, apenas a redução da contaminação, que deve ser feita durante todos os procedimentos de colheita, transporte e armazenamento.

Assegurar a rastreabilidade dos alimentos usados na alimentação das vacas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com