TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Células Sanguíneas

Por:   •  26/5/2018  •  Seminário  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE-FACES

                GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA/MEDICINA VETERINÁRIA

CÉLULAS SANGUÍNEAS

STEFANNY TAYNARAY PONTES SOUSA

BRASÍLIA

2018

SUMÁRIO

I.        INTRODUÇÃO        3

II.        MATERIAS E MÉTODOS        4

III.        RESULTADOS        5

IV.        DISCUSSÃO        8


  1. INTRODUÇÃO

O sistema circulatório é responsável pelo transporte de substâncias através do sangue. Ele é dividido em dois sistemas, o sistema sanguíneo e o sistema linfático. Esse é constituído por uma bomba que impulsiona o sangue através de vasos, denominada coração. Ele é formado pelos músculos estriados, dividido em três camadas: endocárdio, camada interna; miocárdio, camada média; e pericárdio camada externa( SANTOS 2014 ).

O músculo cardíaco, bombea o sangue através de dois movimentos: o de contração denominado sístole  e o de relaxamento denominado diástole. Os dois devem estar sincronizados dos dois lados. Ele possui duas valvas denominadas tricúspide e bicúspide, que fazem o controle de entrada e saída do sangue. (TOMITA, 2012)

O coração possui dois tipos de circulação sanguínea: a pulmonar que é de pequena circulação,  formada  pelo átrio direito, ventrículo direito e pulmões; e a sistemática que é de grande circulação, constituída pelo átrio esquerdo, ventrículo esquerdo e vísceras. Ademais, cada circulação possuem três divisões: o sistema de distribuição composto pelos átrios, ventrículos e artérias; sistema de troca, composto por capilares; e sistema de coleta, composto por vênulas, veias e átrios (REECE, 2017).

O sangue é um tecido líquido de cor vermelha escura, que circula pelo corpo no interior do sistema circulatório, responsável pelo transporte de substâncias. Ele é formado pelos eritrócitos, leucócitos e plaquetas encontrados no plasma sanguíneo. Os eritrócitos são as células que contém a hemoglobina, que são responsáveis pela hematose. ( MARTY, 2015)

Os leucócitos são as células de defesa do organismo, que são classificadas em dois tipos: os granulócitos que são compostos pelos neutrófilos, eosinófilos e Basófilos; e os agranulócitos compostos pelos linfócitos e monócitos. As plaquetas são pequenos fragmentos de célula anucleados que atuam na contenção da hemorragia, em caso de lesão e na cicatrização do tecido epitelial (GARTNER; HIATT, 2007).

Por conseguinte, este relatório tem como objetivo visualizar as células sanguíneas, no distendido de sangue e o formato das células bem como suas funções.

     

  1. MATERIAS E MÉTODOS

Para a prática deste relatório realizada no laboratório, foi necessário o uso do microscópio, óleo de imersão, gazes, álcool etílico e lâmina com tecido sanguíneo humano. A lâmina não foi preparada pelos alunos , mas foi explicado como foi preparada para visualização.Os materias usados para a preparação da lâmina foi coloração panótica, lâmina, sangue humano e uma lâmina extensora.

O esfregaço sanguíneo foi feito em primeiro, com a limpeza da lâmina com álcool etílico , depois colocaram a gota de sangue sobre a lâmina e feita à coloração panótica e distenderam com auxilio da lâmina extensora e colocaram para secar, após identificaram a amostra.

Para prosseguir a aula prática, os alunos limparam o microscópio com a gaze e álcool etílico , pegaram a lâmina disponibilizada, colocaram sobre a mesa do microscópio e focaram primeiramente na lente objetiva de 40x e depois foi colocado o óleo de imersão sobre a lâmina e focada na lente objetiva de 100x. Após os alunos obsevaram e identificaram as células do tecido sanguíneo.

  1. RESULTADOS

A diante será apresentado às imagens das células do tecido sanguíneo visualizadas na aula prática.

Figura 1: Célula neutrófilo.

[pic 2] 

Fonte: SOUSA, 2018.

Na (figura 1) indicada pela seta em vermelho é um neutrófilo. Geralmente possui três ou mais lóbulos.

Figura 2: Célula eosinófilo.

[pic 3]

  Fonte : SOUSA, 2018.

Na (figura 2) é um eosinófilo. Note que possui vários pontinhos, pois são granulócitos.

Figura 3: Células Monócito e linfócito

[pic 4]

Fonte: SOUSA, 2018.

Na (figura 3) apontado com seta preta é um monócito, e apontado com seta vermelha é um linfócito.

Figura 4: Célula basófilo.

[pic 5]

 Fonte : SOUSA, 2018.

Na (figura 4) apontado pela seta é um basófilo. Possui muitos granulócitos e arredondados

Figura 5: Plaquetas.

[pic 6]

Fonte: SOUSA, 2018.

Na (figura 5) apontado pela seta são as plaquetas , pequenos pontos , fragmentos do megacariócitos da medula óssea.

  1. DISCUSSÃO

Consoante aos resultados apresentados das células sanguíneas foi observado à diferença entre o formato de cada uma e sua função.  Na (figura 1), foi mostrado o neutrófilo, uma célula de defesa, que fagocita e elimina os invasores que adentram o organismo. Esse interage com agentes quimiotáticos para se transferir aos locais atingidos pelos microrganismos, com a ajuda da molécula selectina juntamente com a intergrina, que através dos vasos sanguíneos e endotélio chegam ao compartimento do tecido conjuntivo. Os microrganismos fagocitados são englobados nos fagossomas, e as enzimas e agentes farmacológicos dos grânulos azurófilos são liberados no endolissoma e degradam o invasor (GARTNER; HIATT, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (453.4 Kb)   docx (4.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com