TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação do Medico Veterinário na Produção Animal

Por:   •  28/4/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 4

Atuação do Medico Veterinário na produção Animal

Já se sabe que o medico veterinário é uma profissão de vastas oportunidades no mercado de trabalho, além de clinicas e consultórios que são os mais comuns, o profissional tem a oportunidade de inúmeras especializações.

Na área rural eles trabalham em fazendas que têm os animais como fonte de produção, a exemplo da pecuária e seus grandes rebanhos. Sua atuação se estende além das fazendas até o fundo de tanques, açudes e lagos. A presença deles no agronegócio garante a produtividade e a qualidade dos alimentos. Outros setores de atuação incluem matadouros, exportação, inspeção de surtos, etc.

Na produção animal, o profissional ira proporcionar o aumento da produção e o acompanhamento deste produto desde o início de sua cadeia produtiva até o produto final, por meio da realização de técnicas que objetivem maior eficiência, alcançando bons resultados. O sucesso da produção animal independente da origem está diretamente ligado à capacitação profissional, cuidados diários, dedicação, habilidade de detectar e solucionar problemas com rapidez. O médico veterinário tem a responsabilidade de decidir sobre o que é apropriado para o consumo e condenar o que for impróprio, oferecendo assim alimentos seguros para o consumo humano.

As raças bovinas especializadas para produção de carne exige certa atenção devida limitações inerentes às plantas forrageiras, nas diferentes épocas do ano, é de extrema importância para a definição de programas alimentares que atendam às exigências nutricionais dos animais nas diferentes fases de crescimento. Nesse contexto, os conhecimentos de nutrição animal, associados às práticas de manejo da pastagem, devem ser utilizados de forma conjunta, a fim de explorar todo potencial genético dos animais e com isso aumentar a quantidade de arrobas produzidas por ha/ ano, aumentar a taxa de desfrute e/ou reduzir a idade de abate.
Na produção de leite, o médico veterinário que atua na prevenção de problemas sanitários que podem afetar a qualidade do leite, determina o tratamento ideal no caso da transmissão de uma doença em um rebanho, pode apontar as melhores soluções para problemas de desempenho dos animais, é habilitado para prescrever medicamentos e é capacitado para agir em uma situação de emergência ou que exija o procedimento da eutanásia.
A mastite, inflamação da glândula mamária das vacas, é responsável por grandes perdas econômicas na cadeia produtiva do leite. Além de reduzir a produção, gera gastos com medicamento, descarte do leite e até morte do animal. A doença representa também um risco potencial à saúde humana caso o leite contaminado seja ingerido pela população.


A preocupação ambiental também faz parte do trabalho dos médicos veterinários na produção. Programas de reflorestamento, reciclagem e destinação de resíduos, preservação de recursos hídricos e descarte correto de embalagens significam preocupação com a Saúde Única.

Os suínos tem uma intervenção mais ampla em vários fatores como: genética, alimentação, equipamentos, meio ambiente, dentre outros. Na cadeia da suinocultura, o médico-veterinário tem colocação em todos os elos, desde a produção, passando pela industrialização e, encerrando, no processo de venda do produto final, a carne suína. A inspeção garante que os produtos estejam dentro dos critérios técnicos de qualidade e aptos para evitar qualquer tipo de transmissão de doenças. O veterinário, portanto, tem a nobre função de garantir também a saúde dos humanos. E diante desse cenário o investimento em qualificação é essencial para somar os indicadores (quantitativos e qualitativos) utilizados para avaliar as carcaças.

Já com os equinos, a produção é concentrada no transporte, na montaria, na agricultura, por policiais, em esportes e até mesmo no tratamento de algumas deficiências com a equoterapia. Porem no Brasil, a produção de carne de equinos, afastados do trabalho e da reprodução, tem aumentado nos últimos anos, tendo por destino principal a exportação. Os cortes de varejo são semelhantes aos da carne de boi, e os mais populares são: lombo, bife de filet, bife de anca e costelas. Os cortes de carne mais dura são moídos. Apesar de não ser comum, o veterinário acompanha a nutrição e a fiscalização sanitária desses estabelecimentos, podendo também conduzir a Preparação da Carne para Exportação.

A psicultura é um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo, A presença do profissional capacitado para orientar o produtor e comerciantes destes organismos é fundamental na detecção de eventuais problemas na sua produção e manutenção. O medico veterinário é de fundamental importância no correto diagnóstico de agentes patogênicos e patologias presentes na criação e comercialização de peixes vivos ou destinados para consumo. O simples transporte de peixes de uma região para outra pode disseminar patógenos e acarretar grandes prejuízos econômicos e ambientais.

A criação de ovinos, mais conhecidos popularmente como carneiros ou cordeiros é muito lucrativa já que a carne é cada vez mais apreciada, além da pele, bastante útil na indústria calçadista. O profissional veterinário atua com base nas técnicas de manejo diferenciadas, sendo a atenção aos procedimentos sanitários um ponto essencial para que o negócio prospere Isso porque, assim como as demais criações, os ovinos também estão sujeitos a contrair diferentes tipos de doenças. É fundamental um medico veterinário preparado para realizar diagnósticos rápidos para o controle rápido das doenças que possam atingir o rebanho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com