TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação da avaliação do conforto térmico em leilões comerciais

Por:   •  3/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 9

COMPARAÇÃO DA AVALIAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO EM LEILÕES COMERCIAS NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA- MG

Comparison of the assessment of thermal comfort in commercial auctions in the region of Alto Paranaíba-MG

Juliana Araújo Silva Souza[1]; Mair de Castro Borges[2]; Rafaela Jordania Mendes Oliveira [3]; Yasmin Gomes de Sousa Dias[4]

RESUMO

Os leilões comerciais são boas ocasiões de negócio para os pecuaristas, comercializando e selecionando animais. Os animais apresentam um sistema interno capaz de controlar sua temperatura, isso faz com que em situações contrarias ao seu habitual esse sistema seja ativado para tentar regular sua temperatura corpórea. Este trabalho tem como objetivo avaliar e comparar as situações de conforto térmico em gado de corte na região do Alto Paranaíba em Minas Gerais, através dos índices do globo negro e termo higrômetro. Este estudo foi realizado no Parque de Exposições Antônio Secundino de São José, de propriedade do Sindicato dos Produtores Rurais de Presidente Olegário, no dia 21/10 ás 17 horas, onde os animais foram divididos em 20 lotes alternando a quantidade de 5 e 10 animais, com água disponível a todo momento e silagem desde o desembarque até o começo do leilão, e também  no Parque de Exposições  Sebastião  Alves  do  Nascimento, de  propriedade  do  Sindicato  dos Produtores  Rurais  de  Patos  de  Minas no dia 22/10 ás 17 horas, onde os animais foram divididos em 35 lotes variando entre  20 e 40 animais. Foram feitas avaliações em um ponto na parte interna, redondel (pista de leilão), e nos currais de espera.

PALAVRAS-CHAVE:  Conforto Térmico. Agronegócio. Leilão. Gado

Abstract

Commercial auctions are good business opportunities for ranchers, marketing and breeding animals. Animals have an internal system that can control their temperature, which causes situations to occur and their usual system to activate to try to regulate their body temperature. This paper aims to evaluate and compare the thermal comfort situations in cattle in the Alto Paranaíba region, Minas Gerais, through the black globe and termo-hygrometer indices. This study was carried out at the Antônio Secundino de São José Exhibition Park, owned by the Presidente Olegário Rural Producer Indicator, on October 21, approximately 6 pm, where the animals were divided into 20 lots alternating the amount of 5 and 10 animals, with water available at all times and silage from disembarkation to the start of the auction, and also at the Sebastião Alves do Nascimento Exhibition Park, property of the Indicator of the Patos de Minas Rural Producers on October 22, until 6 pm, where the animals were divided into 35 lots ranging from 20 to 40 animals. Assessments were made at one point on the inside, redondel (auction lane), and waiting stalls.

Keywords: Termal comfort. Agribusiness. Auction. Cattle.

_________________________________________________________________________

Introdução

Os leilões de gado são uma ótima oportunidade para que produtores façam negociações de animais, visto que nos dias atuais é o principal instrumento de comercialização, movimentando mais de dois milhões em agronegócio no ano de 2018. O leilão é capaz de promover o contato direto e atender os interesses dos vendedores e ao mesmo tempo um número maior de compradores, possibilitando um aumento no valor dos animais, movimentando diversos setores da economia brasileira.

Minas Gerais apresenta um dos maiores rebanhos do Brasil, ficando atrás apenas do estado do Mato Grosso, que fica em primeiro lugar em número de rebanho. Patos de Minas e Presidente Olegário, estão localizadas no Alto Paranaíba no estado de Minas Gerais, se destacando por ter um intenso movimento de gados, sendo consideradas cidades que fazem parte da bacia leiteira de Minas Gerais, consequentemente tendo também um dos maiores leilões do estado.

O ambiente a que os animais estejam expostos devem ser confortável e estar em equilíbrio térmico, ou seja, o calor produzido pelo animal exposto é perdido para o ambiente sem causar prejuízo homeostase.                  

O desempenho dos bovinos em relação ambiente a que estão expostos exerce influência direta no desempenho dos animais, de modo a interferir positiva ou negativamente, dependendo do nível de conforto ou de estresse, promovido por ele (SILVA, 2000).

É preciso destacar que o conforto do animal exposto é afetado pelo estresse térmico, influenciado de forma direta pelos elementos climáticos como o vento, a chuva, a umidade relativa do ar, radiação solar e temperatura.

Segundo BRIDI, (2008) a produção animal é afetada por fatores ambientais externos e microclimas, podendo exercer efeitos negativos quando desfavoráveis ao bem-estar dos animais contribuindo assim para a diminuição da produção gerando prejuízo econômico para a atividade.

As ambiências animais causam impactos das mudanças climáticas na produção animal e na qualidade do produto final.

Segundo MARTELLO et al. (2004), há vários meios que podem indicar o bem-estar e o conforto do animal, que podem ser determinados por meio de elementos climáticos. Para que o animal tenha uma boa produtividade, o mesmo precisa ser submetido a um ambiente com temperaturas adequadas, se alimentar corretamente e converter o alimento em produção.

O intuito desse trabalho é avaliar e comparar a ambiência e o bem-estar    durante os leilões comerciais de bovinos no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, localizado do município de Patos de Minas (MG) e no Parque de Exposições Antônio Secundino de São José, localizado no município de Presidente Olegário (MG).

Materiais e Métodos

 

Este trabalho foi realizado no Parque de Exposições Antônio Secundino de São José localizado em Presidente Olegário, e no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento em Patos de Minas, administrados pelo Sindicato dos Produtores Rurais de ambas cidades.

Foram avaliados os leilões de bovinos, no redondel e nos currais de espera, das duas cidades, com lotes mistos, nas datas 21/10/2019 em Presidente Olegário e 22/10/2019 em Patos de Minas, a fim de comparar a avalição do conforto térmico dos animais ali presentes. Os leilões eram compostos por animais de diferentes raças e idades variadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (58.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com