TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação de Caprinos

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Importância da produção de leite de Cabra

Existe, atualmente, um grande interesse na produção de leite de cabra, pelo fato do seu alto valor nutritivo, abrindo os olhos do governo para criar programas de apoio, para elevar o nível nutricional da sociedade de baixa renda e proporcione a formação de mercados consumidores do leite e seus derivados nas áreas urbanas.

Conforme Santos (2004), “O leite de cabra tem três grandes vantagens: abundância,  analogia de composição como leite de mulher, e isenção completa do terrível micróbio da tuberculose. O bom leite de cabra é de cor branca pura, apresentando sabor e odor próprios, porem agradáveis”.

O leite de cabra não possui lactose, sendo muito utilizados por pessoas com intolerância pelo seu alto poder de digestão, apresenta características peculiares no que diz respeito à composição de suas gorduras, que são formadas por ácidos graxos de cadeias medias e curtas, é de rápida absorção deixando menos resíduos no intestino, evitando assim fermentação, formação de gases, má digestão e constipação, sendo mais sadio e rico em nutrientes comparado ao leite da vaca.

Podendo ser utilizado no tratamento natural de asma, tuberculose e cólicas de bebês.

São vários os fatores de origem social e econômicos que provocam o aumento da produção de leite de cabra. Nota-se que este crescimento está sendo maior em regiões que apresentam grandes variações climáticas, induzindo uma maior variação na oferta de alimentos.

A cabra por sua vez é muito sistemática quando exposta a estresse, reduz drasticamente ou pode até secar totalmente seu leite, animais não estabulados sofrem com altas temperaturas refletindo na redução da produtividade.

Nas regiões quentes do Brasil, o caprino torna-se o animal mais importante na produção de carne e leite, principalmente nas pequenas propriedades.

Esta importância ocorre em função da alta capacidade de adaptabilidade, tamanho, facilidade de manejo e alta eficiência produtiva dos caprinos. A existência de caprinos nas diversas regiões do mundo comprova sua capacidade de adaptabilidade.

Mesmo que a área destinada a moradia seja limitada uma família tem condições de criar de duas a três cabras, e com áreas correspondente esse numero cresce , mas não será suficiente para criar uma vaca com produção média de leite. Salienta-se que as cabras, em função do seu temperamento dócil, podem ser manejadas por mulheres e crianças.

A eficiência produtiva da cabra pode ser medida em termos de produção de leite e número de crias por ano. O consumo de matéria seca de seis cabras com produção média de 1,2 litros de leite por dia equivale a de uma vaca com produção de 6 litros de leite por dia. Além de a produção total ser maior nas cabras, a vaca necessita de uma pastagem de alta qualidade ou uso de concentrados, tornando a produção inviável economicamente. Em termos de produção de crias, as seis cabras podem ter até 21 cabritos em dois anos, enquanto a vaca só produzirá no máximo duas crias.

Bibliografia: A criação da cabra e da ovelha no Brasil por Reinaldo Santos – 2004

Revista brasileira de caprinos e ovinos O BERRO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com