TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GENÉTICA DA DETERMINAÇÃO DO SEXO EM ABELHAS

Por:   •  22/9/2015  •  Dissertação  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  2.613 Visualizações

Página 1 de 2

O caráter sexual sempre foi tratado como tendo um tipo especial de herança, uma vez em qualquer cruzamento, para a maioria das espécies, o resultado apresentado pela progênie é sempre 1/2 macho: 1/2 fêmeas. Porem nas abelhas que fazem parte do grupo dos Himenópteros (formigas, abelhas e vespas) a determinação do sexo não e determinada pelos cromossomos, mas pela diferenciação dos genes. Em relação ao sexo, A progênie, é formada segundo as proporções mendelianas.

Nos Himenópteros, a reprodução e definida pelo processo chamado HAPLODIPLOIDISMO onde ocorre um complexo mecanismo de determinação dos sexos onde os cromossomos sexuais não são envolvidos. O sexo nas abelhas é distinguido condicionalmente pela caracterização haplóide ou diplóide. Abelhas com organismos diplóides (com 32 cromossomos) são determinadas fêmeas e abelhas com organismos haplóides (com 16 cromossomos) são determinados zangões.

O primeiro momento no desenvolvimento das abelhas é a saída dos ovos em forma de larvas, essas larvas se alimentam vorazmente antes de se transformarem em pupas, essa alimentação definirá o que essa abelha será quando adulta. A geléia real será a alimentação que defira a fertilidade, portanto, alimentação para larvas de abelhas rainha, as operárias são alimentadas quando larvas de mel e pólen, portanto a abelha rainha é a única que se reproduz na colméia, e as operárias são responsáveis pela coleta do pólen, e produção de cera e mel, já os zangões, apenas para reprodução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com