TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Resíduos de Curtume

Por:   •  23/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.687 Palavras (15 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO
        O Brasil passou a ser um importante exportador de couros na década de 1990. Hoje, ocupa lugar de destaque na produção mundial: 5º produtor de couros bovino. Representando 10 a 11% da produção mundial. A indústria brasileira de couro possui cerca de 450 curtumes, sendo que cerca de 80% são considerados de pequeno porte.
       O Curtume de couro de Peixe é uma atividade que teve seu início na década de 70 e hoje é considerada uma atividade econômica inovadora e altamente promissora. Teve seu início, como sendo alternativa para o aproveitamento do rejeito da indústria pesqueira.
O mercado da moda já reconhece o valor e a importância do uso do couro de peixe na fabricação de acessórios como bolsas, cintos, carteiras e sapatos.                              
      Além dos curtumes como unidades autônomas de negócio, tem-se observado uma verticalização dos frigoríficos, atuando também como curtidores. A produção e a indústria de couros localizam-se principalmente no sul e no sudeste do país havendo tendência atual de deslocamento para novo pólo no centro-oeste, em função de localização de rebanhos e frigoríficos, bem como da existência de incentivos fiscais, mão-de-obra mais barata e exigências menores de controle ambiental.
 A poluição causada pelos curtumes está relacionada diretamente a uma grande geração de efluentes líquidos e resíduos sólidos, que podem provocar a contaminação do solo e das águas e geração de odores.

PROCESSO INDUSTRIAL DE CURTUME :

       Couro é uma pele animal que passou por processos de limpeza, de estabilização (dada pelo curtimento) e de acabamento, para a confecção de calçados, peças de vestuário, revestimentos de mobília e de estofamentos de automóveis, bem como de outros artigos.
       A qualidade dos couros depende de uma série de fatores, que se iniciam com cuidados já durante a criação dos rebanhos, como o controle de parasitas e formas adequadas de identificação, condução, confinamento e transporte dos animais.
       As peles “verdes”, no período entre o abate e o processamento das peles, podem permanecer de 6 á 12 horas, dependendo da temperatura, sem nenhum pré-tratamento. Após esse período, precisam passar por um processo, chamado ‘cura’, para serem conservadas. Em geral, esta conservação é realizada empilhando-se as peles, intercalando-se camadas de sal entre elas. Pode-se ter uma imersão das peles em salmoura, antes do seu empilhamento em camadas. Nestas condições, as peles podem ser armazenadas por meses até seu processamento.
     O processo de transformação de peles em couros é normalmente dividido em três etapas principais:

Ribeira: Esta macro-etapa tem por finalidades a limpeza e a eliminação das diferentes partes e substâncias das peles que não irão constituir os produtos finais, bem como preparar sua matriz de fibras colagênicas (estrutura protéica a ser mantida), para reagir adequadamente com os produtos químicos das etapas seguintes. Em geral, a ribeira compreende as etapas desde o pré- remolho até a lavagem após a descalcinação e purga ou até o píquel, realizado antes do curtimento.

[pic 1]

Curtimento: O curtimento é um processo que objetiva na transformação das peles, pré-tratadas, em materiais estáveis e imputrescíveis. Abrange as operações de píquel e curtimento. Classifica-se em três tipos principais: mineral, vegetal e sintético, dependendo da substância usada como curtente.
-O Curtimento mineral é o processo mais utilizado , é usado o sulfato básico de cromo, no estado trivalente. No entanto, esforços crescentes para sua substituição são verificados, devido ao seu impacto ambiental potencialmente negativo.
- Curtimento vegetal é utilizado o  tanino, contidos em extratos vegetais, devido ao seu alto custo, os taninos são utilizados o máximo possível;
 - Curtimento sintético, são empregados curtentes, em geral orgânicos (resinas, taninos sintéticos, por exemplo), que proporcionam um curtimento mais uniforme e aumentam a penetração de outros curtentes. Geralmente, são mais caros, relativamente aos outros curtentes e são mais usados como auxiliares de curtimento.
[pic 2]

Acabamento: subdividido, em:
-Acabamento molhado : corresponde às etapas desde descanso / enxugamento até o engraxe dos couros. Confere a base de algumas propriedades físicas e mecânicas desejáveis aos couros, como cor básica, resistência à tração, impermeabilidade, maciez, flexibilidade, toque e elasticidade.
-Pré-acabamento: vai desde as operações cavaletes, estiramento e secagem até a impregnação. Estas operações têm a finalidade de dar algumas das propriedades físicas finais aos couro.
-Acabamento final: O acabamento final é o conjunto de etapas que confere ao couro apresentação e aspecto definitivo. Compreende as três operações finais antes da expedição ou estoque dos couros acabados: acabamento, prensagem e medição.

[pic 3]

REJEITOS GERADOS [pic 4]

                                     
[pic 5]                 

Efluentes Líquidos
      Os efluentes líquidos provém dos banhos e lavagens a que são submetidas as peles ,o volume total de efluentes líquidos gerados pelos curtumes normalmente é similar ao total de água captada.
Efluentes líquidos em cada etapa do curtume:
Na ribeira são fortemente alcalinas e esbranquiçadas, por causa do cal em excesso , contêm :
Em suspensão: sebo, pelos, tecido muscular, gordura e sangue.
Em solução: sais, proteínas e aminoácidos diversos, detergentes, aminas e eventualmente alguns conservantes ou biocidas e inseticidas (produtos orgânicos).
   Nas descarnes, os efluentes gerados são relativamente pequeno. No entanto, tais efluentes apresentam concentrações elevadas de sólidos em suspensão, proteínas dissolvidas e pH na faixa ácida.
  No píquel e curtimento são águas turvas, de cor verde escura ou castanhas, que apresentam pH ácido. Contêm principalmente: cloreto de sódio, ácidos minerais, orgânicos (láctico e fórmico), cromo e/ou taninos, proteínas e eventualmente, alguns fungicidas (orgânicos aromáticos), em pequenas quantidades.
No  acabamento molhado ou pós-curtimento e de acabamento, contém: certo teor de cromo, sais diversos, cores diversas, devido aos corantes utilizados (do tingimento), muitos à base de anilina, azo-corantes e temperatura mais elevada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (388.2 Kb)   docx (519.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com