TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Novo código de ética do medico veterinário permite atendimento gratuito

Por:   •  28/2/2017  •  Relatório de pesquisa  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

Bibliografia: TAILLE, Moral e ética

                     TAILLE, Formação e ética

               http://portal.cfmv.gov.br

http://vidapetnews.com.br/portal/novo-codigo-de-etica-do-medico-veterinario-permite-atendimento-gratuito/

http://crmvpb.org.br/cfmv-esclarece-mudancas-do-novo-codigo-de-etica-do-medico-veterinario-sobre-atendimento-gratuito/

Ética introdução:

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. É construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Além desses princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Metodologia:

  A maior parte das profissões regulamentadas por lei possuem um Código de Ética, e, na Medicina Veterinária, não poderia ser diferente. O Código de Ética do Médico Veterinário é um instrumento regulamentado criado para orientar e delimitar os médicos veterinários em suas ações profissionais e no relacionamento com a sociedade , todos esses profissionais devem conhecer e seguir o código profissional da Medicina Veterinária para sua proteção e prestação de um serviço de excelência à sociedade, no exercício de sua atividade, esses profissionais devem fazê-lo com consciência e dignidade sempre observando as regras estabelecidas pela Resolução CFMV nº 722/2002 ,outras legislações vigentes e modelar suas ações em princípios morais, se fazendo respeitar, conservando a importância e a  decência da veterinária.

As infrações à ética profissional são condutas incompatíveis com o bom desenvolvimento das atividades profissionais. Seus critérios estão estabelecidos no Código de Ética-Profissional da Medicina Veterinária, o código também prevê a hipótese em que o profissional pode ser sancionado por adotar condutas que violam as regras morais e jurídicas que regem a profissão. Assim, caso alguma infração ocorra, o médico veterinário pode ser sancionado por atos que, no exercício da profissão, por engano ou culpa, causem dano ao paciente ou cliente e, principalmente, se praticar atos profissionais que caracterize a imprudência, neste caso temos como alguns exemplos ; conceder a outros, sem o devido acompanhamento, atos ou atribuições privativas da profissão, que se encaixa como infração no Capítulo II – Art- 6º III ; se deixar de esclarecer ao cliente sobre as consequências socioeconômicas, ambientais e de saúde pública originadas das enfermidades de seus pacientes, relatado como infração no Capítulo II – Art- 6º VII ; se praticar qualquer ato profissional sem consentimento formal do cliente, exceto em caso de imediato risco de morte ou de incapacidade permanente do paciente, como relatado no Capítulo IV – Art- 13 XI; dentre diversas outras condutas previstas no Código de Ética de Medicina Veterinária.

É de grande relevância para a sociedade que os médicos veterinários adotem condutas dentro dos padrões ditados pelos Códigos de Ética. A sociedade, ao eleger estas profissões como atividades objeto de especial fiscalização e controle, reconheceu sua importância para o convívio coletivo, demandando que os profissionais atuantes sejam íntegros em seu trabalho. As mais variadas áreas da vida em sociedade dependem de profissionais que zelem pelos resultados da aplicação de seus conhecimentos. A assistência técnica e sanitária aos animais e as questões de saúde pública são exemplos da relevância da atuação profissional que demandam condutas pautadas pela ética, com respeito às determinações constantes nos Códigos de Ética Profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (379.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com