TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Gorilas e os Humanos

Por:   •  8/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

Os gorilas possuem uma semelhança com os humanos: possuem tempo de gestação de 8 meses e meio à 9 meses. Sua época de reprodução não tem época pré-determinada. Nasce apenas um filhote por gravidez, mas em casos raros pode ocorrer nascimento de gêmeos, sendo que na maioria das vezes, o segundo filhote morre pouco tempo depois do parto.

Os machos fazem uma espécie de cama para as fêmeas, para que ela possam ter um parto confortável. Esse local é abandonado logo após o nascimento.

Os gorilas mais promíscuos possuem testículos maiores e mais aparente, capazes de liberar mais espermatozóides no momento do acasalamento.

O aparelho reprodutor desse animal ,é formado na gametogênese, em um processo que nos machos denomina-se espermatogênese, que consiste na formação de gametas masculinos. As células germinativas iniciais da espermatogênese chamam-se espermatogônias, que estavam nos túbulos seminíferos desde o período fetal, e aumentará de tamanho na “puberdade” quando sofrer transformações e passará a ser conhecido como espermatócitos primário, que sofrerá a primeira divisão meiótica dando origem aos espermatócitos haplóides secundários que irão sofrer nova divisão meiótica formando quatro espermátides haplóide que gradualmente se transformarão em espermatozóides maduros, em um processo denominado espermiogenese. Somente quando o animal atinge a maturação sexual, começa então a “produção” de espermatozóides, para fecundar a fêmea. Enquanto não atinge a maturação sexual, a espermatogênese se mantém “inerte” na forma de erpermatócito primário, sem haver desenvolvimento.

Já o processo de formação dos gametas femininos, denominado ovogênese, ocorre a produção de ovócitos. Na ovogênese as células germinativas sofrem divisões seqüenciais de mitose até originar as ovogônias no início da vida fetal. As ovogônias sofrem meiose logo que são formadas, e são interrompidas na prófase I. Após a interrupção ocorre um aumento citoplasmático das ovogênias, com grande concentração de nutrientes. Então quando essa fase de crescimento termina, as ovogônias transformam-se em ovócitos primários que perdura assim até a “puberdade” do animal. Os gorilas fêmeas possuem ciclo menstrual como mulheres, assim como a maioria dos primatas, as gorilas não possue um ciclo estral, como as cadelas por exemplo, que entra no cio de 6 em 6 meses. Quando atinge a maturação sexual o ovócito sofre nova divisão meiótica dando origem aos ovócitos secundários durante a ovulação. Durante a ovulação o ovócito secundário sofre a meiose II, sendo interrompida na metáfase II e só completada caso o ovócito seja fecundado por um espermatozóide.

Os gorilas dominantes possuem um aspecto tanto físico quanto vocal fortes para atrair as fêmeas. Seu uivo pode ser ouvido até 1 km de distância. O macho dominante que guia o grupo, tem geralmente o pelo do dorso prateado, e seu tamanho imponente sendo chamado de “costas prateada”. Ao atrair as fêmeas o ritual de acasalamento começa, quando o pênis do macho é introduzido na vagina da fêmea, e ocorrendo a liberação de espermatozóides na fêmea fértil. A produção de ovócitos na fêmea é de acordo com o ciclo menstrual, momento em que a fêmea se torna mais fértil.

Quando ocorre a fecundação forma-se então a célula da vida: célula ovo ou zigoto.

Com o óvulo ou ovócito já fecundado pelo espermatozóide, acontece o pareamento entre cromossomos chamado de crossing-over ou permuta.

A partir daí, o zigoto tende a se dividir, em um processo chamado clivagem que consiste na divisão do zigoto, dado por divisão mitótica. Clivagens seqüenciais por mitose formam outras células chamadas de blastômeros, e quando esse número de blastômeros atinge 12 ou mais, tem-se então a formação da mórula. Através da trompa uterina, a mórula chega até o útero, formando uma cavidade, denominada cavidade blastocística. Nesse momento a mórula passa a ser chamada blastocisto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com