TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE TOUROS SENEPOL, VIABILIDADE ECONOMICA DA AMPLIAÇÃO DO REBANHO

Por:   •  3/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  5.883 Palavras (24 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 24

SENAR – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL

Curso Técnico em Agronegócio

Polo de Aparecida do Taboado – MS

Kaio Vinicios Polli Paulino

PRODUÇÃO DE TOUROS SENEPOL, VIABILIDADE ECONOMICA DA AMPLIAÇÃO DO REBANHO.

MATO GROSSO DO SUL – MS

2017


Kaio Vinicios Polli Paulino

PRODUÇÃO DE TOUROS SENEPOL, VIABILIDADE ECONOMICA DA AMPLIAÇÃO DO REBANHO.

Projeto Final apresentado como trabalho de conclusão do Curso Técnico em Agronegócio, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR da Regional de Aparecida do Taboado – MS, orientado pelo tutor Alexandre Inácio, como requisito para obtenção do diploma de habilitação técnica.

MATO GROSSO DO SUL– MS

2017

Resumo

Foram abordados os dados sobre a Fazenda Santo Antônio, sobre sua história, suas atividades atuais, suas determinadas dimensões, rentabilidades, estimativas de produtividade, mas como ênfase na produção do Gado Senepol. A propriedade rural em questão conta com um plantel de 400 cabeças de gado tendo entre elas gado nelore PO, cruzamento industrial, gado leiteiro, a propriedade está situada em Aparecida do Taboado, conta com uma área de 275,88 hectares. Conta com uma estrutura física adequada, contando com curral em aroeira, sede, barracão para guardar maquinários, lavador de implementos, barracão para armazenamento de grãos, equipamento de silagens, tratores e carretas, área para confinamento, represas para água, bebedouros d’água bem distribuídos. Grandes investimentos foram feitos para o melhoramento genético do gado, uma dessas e que a criação do gado Senepol que é realizada com transferência de embriões. O Senepol e o Nelore PO são vendidos como reprodutores; a criação de gado Senepol ganha destaque, pois é uma atividade nova na propriedade que está levando o nome do produtor pelo o Brasil e conta com um plantel pequeno, porém muito valioso de 40 cabeças e tem várias vantagens em relação a outras atividades já apresentadas. Esse trabalho tem por objetivo apresentar um plano de viabilidade econômica para a ampliação do rebanho PO na propriedade, visto que pode vir a acrescentar. A conclusão sobre o projeto de ampliação do rebanho mostrou ser viável devido o aumento na procura de touros e uma boa aceitação de mercado atual favorável.

Palavras Chaves: Melhoramento Genético, Senepol, Puro Origem.

Sumário

1-INTRODUÇÃO5

2-DESENVOLVIMENTO6

  2.1 Históricos da Fazenda

  2.2 Históricos da Raça 7

  2.3 O início do Senepol na Propriedade8

  2.4 Propostas de Ampliação do Rebanho10

  2.5 Vantagens na Criação de Touros Senepol11

        2.5.1 À Pasto x Em Confinamento11

2.5.2 Rentabilidade na Venda de Bezerros12

2.5.3 Potencial Reprodutivo12

2.5.4 Abate Precoce13

2.5.5 Reduz o Índice de Acidentes14

  2.6 Análises de Mercado e Genética14

2.6.1 Pesquisa Comparativa de Nascimentos14

  2.7 A Ampliação do Rebanho  16

  2.8 Análises SWOT da Propriedade17

 

3-CONCLUSÃO19

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS20


1-INTRODUÇÃO

        O aumento da demanda por alimento da população mundial esta aumentando devido ao seu crescimento, uma alternativa viável foi se inspirar em países mais desenvolvidos, que em contrapartida já não tem espaço físico, exportando assim suas tecnologias para países em subdesenvolvimento, e é aí que entra o Brasil, grande país, com mão de obra e espaço. O onde estava respondido, mas o como ainda não, pois a cultura aqui já era estabelecida, na questão da produção de carne, já havia raças zebuínas bem-adaptadas. Assim com pesquisas para produzir mais gastando menos e usando ainda menos espaço, foram se desenvolvendo novas tecnologias.

        Dentre muitas surgiu o Senepol, gado de origem africana e inglesa, criado nas Ilhas Virgens no Caribe, sua criação se deu através da combinação do gado N’Dama do Senegal, e do gado Red Poll, buscavam uma combinação de gado resistente a climas quente e com excelente produção de carne, e Red Poll foi associado por volta do ano de 1889, para torna o gado com qualidades maternas melhores, depois de um longo trabalho de melhoramento e apuração da raça ainda nas ilhas, foi exportado uma leva de animais para os EUA, assim se consolidando como melhorador genético de outras raças.

        No Brasil chegou a meados do ano 2000, sendo trazido dos EUA e das Ilhas Virgens. A genética desenvolvida aqui é uma referência em qualidade e pureza de raça.

        Falado um pouco de sua história, chegamos a Fazenda Santo Antônio, município de Aparecida do Taboado – MS, as margens da rodovia BR 158, com 275,88 ha, temos aqui uma propriedade de múltiplas funções, nela há: gado de leite, gado de corte, confinamento, plantação de milho, sorgo, cria, recria e engorda. Uma fazenda completa com muitas atividades, vendo se em desvantagem em relação ao mercado teve de criar alternativas. No começo não foi nada fácil, perguntava se como produzir. Através de pesquisas e um trabalho bem-feito, surgiu uma parceria com a JRS Senepol, da cidade de Guararapes, foram feitas transferências de embriões da genética JRS, em vacas nelores. Hoje em dia é realizada inseminação artificial além das transferências, pois já têm os machos da raça, frutos da fazenda. Os touros são vendidos como reprodutores em leilões da raça pelo Brasil.

        Através de comparações feitas com as outras atividades, a criação de Senepol, se sobressai às outras, tornando viável e lucrativa, pois tende a ser uma alternativa lucrativa. Um das soluções avistadas, e que se falta touros no mercado há uma alternativa de negócio. A viabilidade econômica se dá através do aumento do lucro com o aumento no número de animais Senepol, como visto acima, a propriedade em questão tem uma infraestrutura e já está em produção, que pode ser melhorada. Portanto o trabalho busca viabilizar a ideia e trazer embasamento pra que se aumente a quantidade de animais e assim a venda de touros. Portanto, o objetivo do presente trabalho é de apresentar um plano de ampliação do rebanho com ênfase na produção genética dos touros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (264.8 Kb)   docx (197 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com