TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ-PROJETO – SERPENTÁRIO

Por:   •  27/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  1.399 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhembi Morumbi

PRÉ-PROJETO – SERPENTÁRIO

Bases da Criação Animal

Autores (as):

Beatriz Oliveira Leite 20393394

Beatriz Aparecida Guimarães Barroso 20578828

Caroline Christie D’ Andréa 20613905

Fernanda Lo Schiavo 20580170

Luíza de Oliveira Lisboa 20585286

Paula Manzano Britto 20628645

2015

Objetivo

O serpentário tem como objetivo a venda do veneno cristalizado extraído de serpentes, sendo estas: Jararaca (Bothrops jararaca) e Cascavel (Crotalus durissus), para empresas farmacêuticas do exterior.

Localidade

O serpentário será localizado na zona norte de São Paulo, na região do bairro Sítio Barrocada, que por sua vez está próximo a Cantareira e não possui moradores.

O local escolhido era uma fazenda de engorda de gados XVII, em que foi desativada no final do século XVIII.  O prédio em que será montada a estrutura do serpentário era a Casa das Bombas, que foi um dos primeiros sistemas de abastecimento de água de São Paulo.[pic 1]

[pic 2]

Espécies

As espécies do serpentário: Jararaca e Cascavel serão adquiridas de criadores legalizados pelo IBAMA.

Setores

        Os setores do serpentário serão divididos em: quarentena, triagem, reprodução, caixas, biotério e laboratório. Cada setor terá o seu protocolo de manejo sendo essas técnicas de manejo adequadas para os animais e os profissionais.

Protocolo de Manejo dos setores:

  • Setor de Quarentena: Quando novas serpentes chegaram ao serpentário, vão para o setor de quarentena, em que será examinada pelo médico veterinário e colocará em uma caixa. Caso o animal estiver precisando de cuidados, será necessário leva-lo a um hospital veterinário mais próximo.

  • Setor de Triagem: Após o setor de quarentena o animal irá para o setor de triagem, nele a serpente receberá um numero de identificação e o chip. Será realizada a sexagem e vermifugação. A identificação será necessária ter os seguintes dados: Data de recebimento da serpente, comprimento total, comprimento da cauda, nome popular, nome cientifico, registro e local de origem (de onde e quem entregou).

  • Setor de caixas: Após o setor de triagem, as serpentes vão para o setor de caixas de polipropileno, estas que vão ficar em prateleiras e sempre com pote de água dentro.

        - Alimentação: A alimentação das serpentes será realizada a cada 15 dias para animais jovens e a cada 30 dias para adultos, antes da alimentação, será necessário pesar e examinar o animal. Quando ocorrer a troca de pele não poderá alimenta-las, pois ficam estressadas.  

        - Manutenção: Todos os dias terá que olhar as caixas, verificar se está tudo limpo, estado físico do animal e nunca deixar de faltar água.

        - Manejo e manipulação: Só poderá manejar o animal, pessoas autorizadas do setor, sempre com um gancho de metal e tubos de acrílico para a contenção.

        - Limpeza: A limpeza das caixas será realizada a cada 2 dias, mas sempre ocorrendo a vistoria. Após retirar o animal e colocar em uma nova caixa limpa, terá que lavar a que já fora utilizada. Devera primeiro desinfetar a caixa com hipoclorito de sódio durante 30 minutos, depois lava-la e limpar com sabão neutro, deixar secas e guardar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (271.4 Kb)   docx (240.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com