TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Periodo Fetal e Partição

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

Periodo Fetal e Parturição

O período fetal tem inicio na 9° semana e se estende até o final da gestação. Nesta fase do desenvolvimento, os olhos, abertos durante a organogênese, encontra-se fechados inicialmente e só são reabertos por volta da 28° semana. A genitália externa só permite a distinção do sexo ao final do 3° mês.

Estando boa parte do organismo formada ou bastante desenvolvida, este período caracteriza-se, fundamentalmente, pelo crescimento e aumento do peso fetal. Deste modo, um feto com 9 semanas de idade mede determinado tamanho, que ao chegar as véspera do parto mede seu tamanho final, que varia de espécie para espécie. Todavia, deve-se levar em conta que tanto  o comprimento, quanto o peso fetal variam consideravelmente em função de diversos fatores, ex: na mulher (fumo e álcool).

Embora na organogênese a face assuma gradativamente suas características e ela já possua seu aspecto,somente no período fetal é que as características são aperfeiçoadas.

No período fetal nos eqüinos vai acontecer gradativamente a sua formação, como a formação estrutural, formação de intestino, casco, pelos etc.

Determinação da idade fetal

A idade fetal em humanos é determinada através da mediação do comprimento do pé e da distância da cabeça ao cóccix. Geralmente este comprimento é dado em cm ou mm. Feitas as medições, comparamos os dados obtidos com os existentes em tabela apropriada, da qual constam inclusive o peso aproximado e as características principais.

Nos serviços de imageologia, o método ultra-sonográfico fornece elementos que permitem ao médico chegar não só á idade aproximada do feto, como também a um diagnóstico sobre o desenvolvimento fetal.

Período gestacional

O tempo de gestação varia nas diferentes espécies de animais. Na mulher o período gestacional é estimado em 9 meses ou 10 meses, tendo inicio com a fecundação e formação do zigoto e término com o parto. A esse período chamamos de gravidez na mulher e de prenhez nos animais.

A raça do animal influencia na variabilidade do período gestacional. Desde modo, na vaca este período varia de 278 a 293 dias, na égua de 330 a 345 dias, na ovelha de 144 a 151 dias, na cabra de 146 a 151 dias, na porca de 112 a 115 dias, na cadela de 59 a 68 dias.

Um fato também interessante é que, além da raça, o sexo dos fetos afeta a duração do período gestacional de alguns animais. Neste caso incluem-se a égua e a vaca; estes animais apresentam uma gestação mais longa quando se trata de uma prenhez de feto macho. Entretanto, na ovelha o sexo não parece afetar o tempo gestacional. O número de filhotes geralmente está associado também á variabilidade gestacional, de modo que, quando maior o número, menor o tempo de gestação.

Durante a gestação, o útero aumenta de tamanho, distende-se devido à presença do feto em crescimento, mantém-se quiescente e com a cérvix fortemente contraída, isso se dá sob ação da progesterona. Entre as espécies de animais domésticos, há diferenças quanto à origem da progesterona responsável pela manutenção da gestação. Em éguas, primatas e ovelhas, a principal fonte de progesterona é a placenta, enquanto que em vacas, cabras, porcas, gatas e cadelas, é o corpo lúteo. Tais diferenças são importantes na compreensão do mecanismo de desencadeamento do parto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com