TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peste Suína Clássica e Peste Suína Africana

Por:   •  2/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Quais as diferenças entre Peste Suína Clássica (PSC) e Peste Suína Africana (PSA)?

Ambas são doenças virais graves que infectam o suíno, causando grandes perdas econômicas. Portanto, as doenças são causadas por vírus diferentes. A PSC é causada por um vírus da família Flaviviridae, gênero Pestivirus, de genoma RNA e existe apenas um sorotipo dividido em três grandes genótipos e dez subtipos. Já a PSA é causada por um vírus DNA, família Asfarviridae, gênero Asfivirus, é o único deste gênero e seus genótipos tem sido identificados pela prova de restrição enzimática e análise de sequência. As duas doenças são semelhantes clinicamente, sendo necessário realizar diagnóstico laboratorial diferencial.

Qual doença é mais severa?

A PSA é mais severa, sendo uma doença viral devastadora para suídeos, causando grandes perdas econômicas, dificultando ou impossibilitando o comércio internacional de animais e produtos de origem animal.

Onde o vírus surgiu e como disseminou-se no mundo?

O vírus da PSA surgiu na África, onde a doença é endêmica em muitos países africanos. O vírus se estabeleceu há muito tempo em um ciclo silvestre no leste e no sul da África, envolvendo transmissão entre os suídeos selvagens africanos (Phacochoerus africanus e Potamochoerus larvatus) e uma espécie de carrapato (Ornithodoros spp). Após a sua introdução em suínos domésticos no Quênia, nos anos 1920, a PSA disseminou-se para a maioria dos países da África Subsaariana. Em 1957, e novamente em 1960, a doença foi introduzida em Portugal por meio de restos de alimentos de aeronaves contendo produtos derivados de suínos contaminados com PSA. A doença permaneceu endêmica na Espanha e em Portugal desde aquela época até meados da década de 1990, espalhando-se posteriormente para outros países europeus (Itália, França, Holanda, Bélgica, Malta) e para a América do Sul e o Caribe. No Brasil, o vírus foi identificado em suínos de subsistência, em Paracambi, no Rio de Janeiro, em 1978, que haviam sido alimentados com restos de alimentos de um voo proveniente de Portugal. A PSA foi erradicada em todos esses países, inclusive do Brasil, que é considerado livre.

Quais são as causas da PSA e PSC?

A PSA é causada por um vírus DNA, único membro da família Asfarviridae. Já foram identificados 23 genótipos e pelo menos 8 sorotipos. A PSC é causada por um vírus RNA, da família Flaviviridae.

Quanto tempo leva desde o animal ser infectado até apresentar os sinais clínicos das doenças? E quais os principais sinais clínicos?

Período de incubação PSA: na infecção natural varia de 4 a 19 dias, e na doença aguda varia de 3 a 4 dias.

Período de incubação PSC: varia de 2 a 14 dias dependendo da estirpe viral.

Os sinais clínicos da PSA variam entre as formas aguda, subaguda e crônica:

Forma aguda: Febre (40 a 42°C), leucopenia e trombocitopenia (48-72 horas); vermelhidão e hemorragias na pele - pontas das orelhas, cauda, extremidades distais e abdômen; anorexia, apatia, cianose e incoordenação motora dentro de 24-48 horas antes da morte; aumento da frequência respiratória; vômitos, diarreia (por vezes sanguinolenta) e secreções oculares; abortos; morte pode ocorrer entre 6-13 dias e, ocasionalmente por volta de 20 dias; sobreviventes tornam-se portadores do vírus; taxa de mortalidade geralmente se aproxima de 100%.

Forma subaguda: Sinais clínicos semelhantes à forma aguda, porém menos intensos; duração da doença é de 5-30 dias; taxa de mortalidade é mais baixa (30-70%); morte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com