TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Pest

Artigo: Analise Pest. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  1.383 Visualizações

Página 1 de 5

A análise PEST tem ajudado as empresas a conhecer seu ambiente externo a mais de três décadas.

Depois de Albert Henry ter feito e melhorado a matriz SWOT, talvez pouco conhecida naquela época, muitas pessoas viram que a demanda por estratégias pelas empresas estava crescendo.

Assim nasce o PEST (originalmente ETPS), modo menor e de melhor memorização de economia, técnica, política e social. Criado por Francis J. Aguilar, professor de Emérito de Administração de Empresas em Harvard. Ele havia pensado nas técnicas de se desenvolver o PEST antes de 1976, e desde lá até sua morte, procurou aprimorar sua criação, como a criação e aumento das áreas envolvidas no PEST (PESTLE, STEEPLE e STEEPLED).

Alguns anos depois, Arnold Brown reorganizou, usando a mesma essência, como STEP (strategic trend evaluation process) - processo de avaliação de tendência estratégica.

Posteriormente, esta análise macro ambiental, ou de varredura ambiental externa, foi modificada várias vezes para se tornar a análise STEPE (taxonomia sociais, técnicas, econômicas, políticas e ecológicas).

E ainda mais recentemente, o L para preocupações legislativas ou legais também foi adicionado.

2. ANÁLISE DE APLICABILIDADE

Todas as empresas são influenciadas por fatores externos. Como, por exemplo, a concorrência, o governo e o comportamento do consumidor. Deve-se considerar importante a identificação destas possíveis influências e descrever de modo cuidadoso o responsável e a importância dos impactos causados por esses fatores no negócio. Em geral a empresa precisa identificar as forças macro ambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) que afetam sua capacidade de obter lucro. A empresa deve estar sempre de acordo com as tendências e desenvolvimentos importantes. Para cada tendência ou desenvolvimento, a administração precisa identificar as oportunidades e ameaças associadas.

O ambiente pode variar de estável a dinâmico e de simples a complexo. A estabilidade depende do nível de dependência do tipo de negócio em relação a cada fator. O ambiente é complexo quando requer que a organização disponha de informações sofisticadas a respeito de produtos, clientes ou qualquer outro elemento essencial ao funcionamento organizacional. É considerado simples quando as informações podem ser racionalizadas, divididas em componentes de fácil compreensão. Seja qual for a característica de um ambiente, as suas mudanças devem ser acompanhadas pela empresa, para esta saber o que fazer em cada caso.

A liderança pode optar por uma decisão mais ou menos passiva à adaptação ambiental. O comportamento do ambiente externo pode atingir indiferentemente todos os segmentos da economia (Aspecto Macro), como especialmente a sua cadeia de valor (Aspecto Micro).

A decisão do investidor em cada etapa de um negócio está diretamente ligada a relação entre atratividade e risco, e a possibilidade de retorno do investimento. Para o investidor, o conhecimento por parte do empreendedor da sua cadeia de valor, e de como o ambiente externo a pode influenciar é fundamental para o crescimento do capital.

Devido à complexidade do meio envolvente geral é importante definir que dimensões desse meio envolvente devem ser analisadas. A análise PEST é a metodologia mais utilizada para isso.

A letra “I” que vem após o sinal de mais, significa a internacionalização da ferramenta. Atualmente nós vivemos em um mundo globalizado, e por isso temos sempre que pensar além das fronteiras do nosso país. Em todos os quatro ou mais fatores aplicados na análise, deve-se levar em consideração os fatores de outros países, como, por exemplo, quanto vale a moeda estrangeira em comparação à sua, quanto custa e o que é necessário para importar e exportar, qual a concorrência internacional, se as outras empresas do mesmo ramo que a sua, nos outros países, têm tecnologias mais avançadas, e assim por diante.

As forças internacionais exercem-se quando uma organização conta com fornecedores estran geiros de recursos ou defronta concorrentes internacionais. A importância destas forças aumenta consideravelmente quando uma empresa decide internacionalizar-se e expande os seus produtos e serviços.

Outra observação importante é que a análise PEST é comumente usada dentro a Matriz SWOT, no fator externo, como será explicado no tópico seguinte (como se aplica).

3. COMO SE APLICA

Como já foi dito anteriormente a PEST + I analisa fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos, porém para colocar a análise em prática, pode-se não dividir o foco igualmente entre os quatro fatores.

A aplicação da análise PEST + I consiste primeiramente em a empresa identificar qual fator afeta mais sua posição no mercado, relacionando ao seu tipo de produto, seu mercado atuante e sua situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com