TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piometria fechada em cadela srd

Por:   •  29/3/2016  •  Monografia  •  3.873 Palavras (16 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 16

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

PIOMETRA FECHADA EM CADELA SRD

Iara Kimura Galbiati;

Mariana Meireles.

Anápolis- GO

2014

IARA KIMURA GALBIATI;

MARIANA MEIRELES

PIOMETRA FECHADA EM CADELA SRD

 

[pic 1]

Anápolis- GO

2014

IARA KIMURA GALBIATI;

MARIANA MEIRELES

PIOMETRA FECHADA EM CADELA SRD

[pic 2]

[pic 3]


RESUMO

A Piometra consiste em uma infecção bacteriana que acomete o endométrio das cadelas, devido a um estímulo hormonal de progesterona prolongado, facilitando uma infecção secundária devido ao acúmulo de líquido no lúmen uterino e também pela diminuição na contratilidade do miométrio. O objetivo deste trabalho é relatar sobre a Piometra Fechada, na qual tem como finalidade descrever os vários fatores de predisposição à enfermidade, fisiopatologias, considerações clínicas e gerais relevantes, como também a forma de diagnóstico e prevenção. O animal após diagnosticado, deve ser submetido ao tratamento cirúrgico e de suporte, com antibióticos para controlar a infecção. O presente trabalho tem por finalidade realizar um relato sobre a doença, no qual foi acompanhado os procedimentos na paciente. A piometra pode ser considerada uma doença fatal, na qual se não diagnosticada e tratada adequadamente pode levar à septicemia e óbito, portanto é importante a atenção para as manifestações clínicas para o tratamento mais rápido e adequado.

Palavras-chave: piometra, cadela, bactérias, miométrio, sepsticemia.

ABSTRACT

The Pyometra consists of a bacterial infection that affects the endometrium of bitches, due to a prolonged hormonal stimulation of progesterone, facilitating a secondary infection due to accumulation of fluid in the uterine lumen and also by the decrease in contractility of the myometrium. The objective of this paper is to report on the Closed Pyometra , which aims to describe the various factors predisposing to disease , pathophysiology , and general clinical relevant considerations , as well as how to diagnose and prevention . The animal after diagnosis should undergo surgery and supportive treatment with antibiotics to control infection. The present work aims to make a report about the disease, which was followed the procedures in the patient. Pyometra can be considered a fatal disease, which if not diagnosed and treated properly can lead to septicemia and death, so it is important attention to the clinical manifestations for more rapid and appropriate treatment.

Keywords: pyometra, dog, bacteria, myometrium, sepsis.

  1. INTRODUÇÃO

A Piometra é um processo inflamatório de origem endócrino-hormonal, associado em sua evolução às infecções bacterianas, caracterizado por acúmulo de exsudato muco-purulento ou purulento nas cavidades e no lúmen do útero e do trato genital tubular (NELSON e COUTO, 2010).

O útero das cadelas sofre várias mudanças morfológicas sob influência hormonal durante o ciclo estral (NELSON e COUTO, 2010). O aparecimento desta enfermidade pode ocorrer em qualquer estágio do ciclo estral, porém ocorre com maior frequência no diestro. O período de diestro normal da cadela não prenhe está sobre influência de progesterona, produzida por corpos lúteos (RABELO, 2012).

Com o estímulo progestacional, pode gerar uma resposta exagerada e anormal do endométrio, denominada Hiperplasia Endometrial Cística, isso acontece para a preparação do útero para uma possível prenhez, e como resposta a esse aumento de hormônio o útero responde com hipertrofia glandular e aumento da secreção endometrial (BIRCHARD; STEPHEM J.; SHERGING; et al.; 2003) . Com a diminuição da circulação uterina, dos sistemas de defesa do útero e das contrações uterinas que somadas ao fechamento do colo uterino, produzem retenção de líquido dentro do órgão e a abertura do colo uterino durante o estro, permite a entrada de bactérias e com esses fatores, o útero se torna um ambiente ideal para a proliferação bacteriana (NELSON e COUTO, 2010).

Com o útero susceptível, as infecções secundárias acontecem por meio da cérvix e facilitada pela inibição da atuação dos leucócitos e pela progesterona. A bactéria mais comumente associada a esta patologia é a Escherichia coli, podendo também isolar outras, como Sthaphylococcus sp, Streptococcus sp, Klebsiella sp, Pseudomonas sp, Proteus sp e Pasteurella sp (NELSON e COUTO, 2010).

A fonte de contaminação bacteriana na piometra é a flora vaginal, que atinge o útero por via ascendente (RABELO, 2012). O útero embebido pela progesterona inibe a resposta leucocitária normal, predispondo o órgão à infecção (NELSON e COUTO, 2010).

A piometra pode ocorrer de duas formas, a forma aberta e a fechada. Na forma aberta, é mais fácil de fazer um diagnóstico, pois há presença de secreção vaginal anormal com presença de pus e odor desagradável. Já na forma fechada, que é a forma mais grave da doença e o diagnóstico fica mais difícil, já que não há presença desse corrimento e há um acúmulo de pus dentro da cérvix, podendo causar uma septicemia grave, podendo levar à morte (BIRCHARD, STEPHEN J.; SHERDING, et al.; 2003).

Geralmente, cadelas acometidas por piometra apresentam os primeiros sinais 1 ou 2 meses após o estro ou após a aplicação de progesterona. Esses sintomas são depressão, letargia, anorexia, podendo ser acompanhadas com febre. Em casos de piometra fechada, pode acarretar a uma septicemia, podendo levar à síndrome da resposta inflamatória sistêmica, choque séptico, choque hipovolêmico, colapso e morte (BIRCHARD, STEPHEN J.; SHERDING, et al.; 2003).

O diagnóstico de piometra se dá com base na anamnese, exame físico e exames complementares como exames laboratoriais, radiográficos e ultrassonográficos abdominais (NELSON e COUTO, 2010).

No exame hematológico, o resultado encontra-se uma hiperglobulinemia, neutrofilia extrema com desvio à esquerda. Nos casos de piometra aberta, o leucograma pode apresentar-se normal. São comuns também anemia não regenerativa leve e hiperproteinemia (BIRCHARD, STEPHEN J.; SHERDING, et al.; 2003).

Na radiografia e ultrassonografia abdominal, encontram-se estruturas tubulares preenchidas por fluído entre a bexiga e o cólon, ou seja, dilatação uterina. A perda generalizada de detalhes pode sugerir uma ruptura uterina (RABELO, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (356.8 Kb)   docx (165.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com