TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano Nacional de Sanidade Avícola e Esquema de Vacinação Indicado em Aves de Postura e de Corte

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.531 Palavras (11 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

APS de Medicina de Aves

Humberto Barbosa Ribeiro.

Ji-paraná, 03 de junho de 2019.


Plano Nacional de Sanidade Avícola e Esquema de Vacinação Indicado em Aves de Postura e de Corte

O setor avícola brasileiro, é uma atividade de suma importância para a agropecuária no brasil, visto que é considerado um dos três maiores do mundo. Seu elevado nível de tecnificação lhe proporciona alta produtividade e níveis de biosseguridade em todas fazes de criação, além de rastreabilidade na cadeia de produção, importante na produção de alimentos, assim como pode-se identificar a sequência de linhas puras, bisavós, avós, matrizes e produtos terminados (ovos comerciais ou frango de corte).

O Programa Nacional de Sanidade Avícola – PNSA foi instituído no âmbito da Secretaria de Defesa Agropecuária pela Portaria nº 193, de 19 de setembro de 1994, estabelecendo diversas as normas e ações para regulamentar a produção avícola e salvaguardar o plantel avícola nacional ( MAPA 2017).

O PNSA vem evoluindo de forma crescente, buscando amparar a cadeia produtiva avícola que tem como principal característica a tecnificação e organização,

O PNSA define estratégias de vigilância epidemiológica para as doenças avícolas de controle oficial, destacando entre elas a influenza aviária, doença de Newcastle, salmoneloses e micoplasmose. As principais ações adotadas são Laudo de Pré-Vistoria para inicia a atividade avícola, Atendimento a Alta Mortalidade/ Suspeitas de Evento Sanitário caso ocorra suspeita de alguma doença que acarrete prejuízo  a atividade avícola, Ocorrência de Doenças das Aves e Vacinação para monitorar o surgimento de doenças e instaurar medidas de controle e seguridade, Cadastro e/ou registro de Estabelecimentos Avícolas Comerciais garantia de que serão estabelecimentos livres de doenças e que forneça produtos idôneos, Inquéritos Epidemiológicos, Monitoramento nos Sítios de Aves Migratórias, Certificação, Monitoramento e Controle para Salmonelas e Micoplasma, Compartimentação da Cadeia Produtiva Avícola Brasileira, Plano de Contingência do PNSA.(IAGRO 2017).

O esquema de vacinação deve atender a cada região, de acordo com as doenças existentes, e também deve seguir um calendário especifico para cada atividade como produção de aves de corte e poedeiras. No geral a vacinação para aves de corte e poedeira ocorre da seguinte forma

Esquema de vacinação para galinhas poedeiras:

Idade

Doença

Via de aplicação

1 dia (incubatório)

Marek + Gumboro + Bouba (suave)

Subcutânea

7 dias

New Castle (B1) + Bronquite Infecciosa (H120) + Gumboro

Ocular

35 dias

Bouba (forte)

Membrana da asa

35 dias

New Castle (LS) + Bronquite Infecciosa (H52) + Gumboro

Ocular

50 dias

Coriza Infecciosa (Aquosa)

Intramuscular

70 dias

New Castle (LS) + Bronquite Infecciosa (H52) + Gumboro

Ocular

100 dias

Encefalomielite Aviária

Água de bebida

120 dias

Coriza Infecciosa (Oleosa)

Intramuscular

135 dias

New Castle + Gumboro + Bronquite Infecciosa (Tríplice Oleosa)

Intramuscular

Fonte: Portal suínos e aves 2018.

Esquema de vacinação aves de corte:

Idade

Doença

Via de aplicação

1 dia (incubatório)

Marek + Gumboro + Bouba (suave)

Subcutânea

7 dias

New Castle (B1) + Bronquite Infecciosa (H120) + Gumboro

Ocular

35 dias

Bouba (forte)

Membrana da asa

35 dias

New Castle (LS) + Bronquite Infecciosa (H52) + Gumboro

Ocular

Fonte: Portal suínos e aves 2018.

Discondroplasia Tibial

A Discondroplasia tibial em aves é uma doença ou problema ósseo, relacionado a falta de calcificação da tíbia. A enfermidade foi um efeito indesejado do processo de seleção genética, que dava preferência às aves com mais carne para servir como reprodutoras. Os animais ficaram mais corpulentos a cada geração, mas o desenvolvimento da tíbia não acompanhou o aumento de peso. Como resultado, esses ossos não calcificavam. Permaneciam moles, em estado cartilaginoso.

Segundo alguns estudo aves que apresentam crescimento acelerado na fase inicial tem maior propensão a desenvolver esta anomalia, dentre outros fatores de incidência desta doença está a genética, nutrição e manejo.

Esta doença afeta principalmente aves de corte (frangos e peru) com idade entre 5 a 8 semanas de idade, os animais vão apresentar claudicação, relutância em se movimentar, inchaço bilateral das articulações fermoro-tibial.

Deficiência de vitaminas D e E

A vitamina D tem seu papel fundamental no metabolismo do cálcio, sendo necessário para formação do tecido ósseo. Em caso de deficiência ocorre espessamento da placa epifisária, e encurtamento e espessamento das colunas de condrócitos. Ira ocorrer o raquitismo das aves de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com