TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Implantação de Zootecnia

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 9

Projeto Instauração de Cultura Zootécnica

Beatriz Bini, Giovanna Cerboncini e Giovanna Lavagnoli

Animal Silvestre (Repteis) – Jacaré

São Paulo – 2018

nome da empresa : Zooconsultoria LTDA



Introdução

Perfil do Cliente

Nosso cliente se chama Paulo Henrique, um jovem de 35 anos de idade, formação em engenharia agrônoma e se denomina um jovem empreendedor.[pic 1]

Descrição da empresa e como entrou em contato.

A empresa Zooconsultoria LTDA foi fundada em 1996. Nos anos subsequentes teve um índices de crescimento altíssimos e passou a ser uma empresa de referência em consultoria para implantações e melhoramentos em culturas zootécnicas na cidade de São Paulo. Nossos serviços englobam indicação da zootecnia e o melhor mercado, manejo, nutrição, enriquecimento ambiental, reprodução, identificação, análises clínicas e emissão de atestado de sanidade animal.

No primeiro momento Paulo H. entrou em contato conosco por telefone, após entrar em nosso site : www.consultoriazootécnicasp.br

História  

Paulo Henrique nos procurou com muito entusiasmo,  pois trabalhou com seu pai desde formado no frigorifico da família que inicialmente trabalhava com o corte de peixes, mas seu pai faleceu e com isso herdou o frigorifico e a propriedade onde este se encontra.
Mas este gostaria de trabalhar produzindo e comercializando o produto final, então nos procurou para obter um direcionamento de que zootecnia faria com que este chegasse em seu objetivo.
Seu objetivo é fazer o manejo de uma espécie que esteja em ascensão no Brasil e que o mercado competitivo seja baixo, mas que o(s) produto(s) final tenha grande valor no mercado consumidor tanto nacional quanto internacional.

Paulo Henrique possui uma propriedade onde o frigorifico já está instalado correspondente a 150 hectares e possui uma grande reserva para investimentos futuros.
Então indicamos o manejo de jacarés para nosso cliente.

Objetivo

O objetivo da empresa é fazer a consultoria do novo negócio do nosso cliente, isto é, dar a orientação e o suporte necessário para que ele consiga gerenciar e administrar seu futuro sistema de produção.
O senhor Paulo Henrique irá trabalhar com Jacarés – animal silvestre, que irá te trazer lucros e  retorno de seu investimento em um curto espaço de tempo.
Faremos isso visando o maior aproveitamento e desempenho dos animais, com o objetivo de tornar nosso cliente em um produtor e representante comercial de referência no mercado, mas sempre respeitando todas as leis de legalização e de cuidado com o bem-estar de seus futuros animais.

Mercado

A comercialização legal de jacarés, exige que o produtor seja autorizado para possuir um criatório e frigorífico e que este siga algumas regras.
Entres elas, é necessário obter documentação de regularidade, autorização de uso e manejo, alvará sanitário, certificado de registro do Ibama e certificado de Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura (MAPA).

O mercado da carne de Jacaré varia dependendo do corte, por ser uma iguaria devido a pouca gordura que está possui, a quilograma pode oscilar em média o valor entre 23 reais a 80 reais, sendo que o corte da cauda é o mais valorizado.
O animal em si é um animal 100% aproveitado, as partes não comestíveis como cabeças e patas, podem ser comercializadas para mercados de artesanatos, sendo vendidas empalhadas.
Já seu couro muito valorizado, pode ser utilizado para confeccionar desde chaveiros a botas ou bolsas, vendidas pela indústria da moda com valores bastante expressivos.
Mas de olho nos nichos de carnes exóticas no Brasil e no mercado internacional e nacional de peles (couro) de Jacaré, os empresários estimam a recuperação do investimento em dez anos, isso ocorre devido a comercialização da pele do animal ser preferencialmente comercializada/ exportada para o mercado internacional.
Segundo a empresas que já trabalham no ramo, o faturamento anual pode chegar em média a 50 milhões de reais e que cada empresa pode gerar em média 300 novos postos de trabalhos, entre diretos e indiretos, dependendo do tamanho e intensidade empresarial.

Espécie: Jacaré
Gênero: Caiman.
Espécie: Latirostris.
Nomes populares: Jacaré-do-papo-amarelo; Jacaré do Focinho Largo ou Ururau.
Distribuição: linha oceânica do nordeste até o sul da Argentina; Bolívia; Paraguai; Uruguai; região central do Brasil, nos rios São Francisco, Paraná, Doce e Paragua

CRIAÇÃO DE JACARÉS EM CATIVEIRO 
A implantação de um criadouro de jacarés em cativeiro necessita da presença de um profissional de formação superior em áreas como zootecnia, biologia, veterinária ou agronomia, para servir como responsável técnico pelo empreendimento perante o IBAMA. A obtenção do registro no órgão de fiscalização requer a prestação de informações detalhadas a respeito do tipo de criadouro a ser instalado, espécie a ser criada, quantidade de animais e uma estimativa de produção (MATTAR, [200-?]). O registro é válido por dois anos e o criadouro deve encaminhar, uma vez ao ano, um relatório ao IBAMA, que servirá de base para a fiscalização por parte do órgão

Sistema de criação
-
Completo e de forma intensiva.  
Ciclo fechado ou farming – todas as etapas do ciclo produtivo ocorrem em cativeiro, incluindo a cópula, postura, incubação, eclosão dos ovos e o desenvolvimento dos filhotes até o abate. Para se iniciar o sistema produtivo deve-se capturar os primeiros animais que servirão como reprodutores. Neste caso, para capturar as fêmeas, estas devem medir 1,60 m de comprimento e os machos 1,80 m;


Para montar um criadouro com vinte fêmeas e cinco machos, por exemplo, são necessários no mínimo 2 hectares, contendo 2/3 de água e o resto, terra. O açude deve ter no mínimo 60 cm para que a cópula (que acontece na água) possa ser realizada. As margens dos açudes devem apresentar inclinação de 45 graus para facilitar a entrada e saída dos jacarés.

É recomendável que os açudes contenham ilhas para servirem de local para os ninhos e a água permaneça limpa. Para a criação de jacarés servem locais de plantios de cultura de arroz e, até mesmo, lamaçais .

Toda a área do criadouro deve ser devidamente cercada para evitar o ataque de predadores e também impedir a fuga de jacarés. A cerca deve ter 30 cm debaixo da terra e 1,50 m de altura.

È necessário haver um barracão de engorda, para onde devem ser levados os filhotes nascidos em cativeiro para o crescimento, até o momento de abate. As baias devem ter quatro metros quadrados, cada uma com 40 animais (10 animais/m2 ) .
Em locais frios, o barracão deve ser de alvenaria com pé direito de 1 m de altura e o centro com 2 m de altura, o que ajuda a aumentar a temperatura do ambiente. Em regiões quentes, o pé direito deve possuir 2 m e o barracão pode ser coberto com telhas de fibro-cimento .

A baia deve possuir piscinas com água ocupando 30% do espaço total e com profundidade de 25 cm. A água deve ser de qualidade e trocada todos os dias antes da alimentação, utilizando-se desinfetantes a base de iodo para a higienização. Deve-se construir um corredor de 1 m de largura para permitir o acesso para o manejo e a utilização de canaletas para o fluxo de água durante a higienização.
A temperatura mais adequada para criação é de 30oC e para isso, coloca-se a água em estufas ou em caldeiras, podendo também serem instaladas resistências no piso.
A qualidade da água deve ser analisada e cada local deve ter sua fonte para evitar a propagação de doenças de um local para o outro (AZEVEDO, 2007).

Obtenção de matrizes
 Após o criadouro ter sido registrado, consegue-se uma licença para capturar e transportar matrizes. Para a obtenção de matrizes, podem ser capturados ovos na natureza ou pode ser feita a busca de animais nos rios, devendo ser capturado apenas o necessário

Toda vez que animais forem inseridos no criadouro, deve-se fazer o isolamento e a observação destes, durante um período de 45 a 65 dias, para evitar a entrada de novas doenças. A alta temperatura e umidade do local propicia o crescimento de micro-organismos patogênicos que podem contaminar toda a criação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com