TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Visita técnica à fazenda Várzea

Por:   •  18/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  5.683 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Federal do Piauí – UFPI

Centro de Ciências Agrárias – CCA

Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária

Curso de Medicina Veterinária

Disciplina: Fisiopatologia da Reprodução da Fêmea

Profª Drª Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro

Relatório de visita técnica à fazenda Várzea

Discente: Alex Cardoso de Melo

Teresina – PI

Novembro – 2017

Sumário

1.        Introdução        3

2.        Objetivos        4

2.1        Geral        4

2.2        Específico        4

3.        Metodologia        4

3.1        Histórico e localização da fazenda        4

3.2        Rebanho        4

3.3        Ambiente        5

3.4        Manejo reprodutivo e sanitário        5

3.5        Manejo hídrico e alimentar        6

3.6        Produtividade        6

3.7        Maternidade        6

3.8        Bezerreiro        7

4.        Conclusão        7

Referências        7

Anexos        8

  1. Introdução

A cada ano a produção de leite no país aumenta cerca de 5%. A produção anual já ultrapassou 33 bilhões de litros/ano. No entanto, esse volume ainda não consegue atender a demanda do mercado consumidor, segundo os dados divulgados pelo IBGE. Dentre os fatores capazes de impulsionar a produção está o desempenho reprodutivo, uma vez que a produção de leite começa a partir do parto.

O desempenho reprodutivo é muito importante em qualquer sistema de produção leiteira, pois permite que a vaca retorne ao momento em que é mais eficiente em produzir leite, o início da lactação. Assim, uma boa eficiência reprodutiva, caracterizada por curtos intervalos entre partos faz com que a propriedade tenha uma alta taxa de natalidade e elevada porcentagem de vacas em lactação. Isso tem reflexos na produção total de leite por dia do rebanho, além de maior número de crias nascidas por ano.

manejo reprodutivo consiste na avaliação de índices zootécnicos para acompanhamento e intervenção no manejo das novilhas e vacas do rebanho. De posse dos dados produtivos e reprodutivos é possível a tomada de decisões para a melhoria do manejo reprodutivo dos animais.

Para exaltar a importância do manejo reprodutivo, o período ideal, em dias, entre um parto e outro deve ser mantido entre 365 e 395 dias. Quando este intervalo entre partos passa, por exemplo, de 12 para 18 meses, podem ocorrer perdas de até 3,2kg de leite na produção/dia/animal. Além disso, com uma vida útil de 6 anos, o animal deixa de produzir 2 bezerros quando comparado com um animal com intervalo entre partos (IEP) de 12 meses.

Dentro do manejo reprodutivo é importante fornecer aos animais além de suporte nutricional adequado e manejo sanitário eficiente, condições ambientais favoráveis à inseminação e bem estar dos animais para que possam expressar mais satisfatoriamente seus atributos zootécnicos.

Com o objetivo de entender como é realizado o manejo reprodutivo em vacas leiteiras, os alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram visita técnica à fazenda Várzea, localizada no extremo norte piauiense, em região litorânea.

  1. Objetivos

  1. Geral

Realizar visita técnica a uma fazenda produtora de leite bovino.

  1. Específico

Entender como é realizado o manejo reprodutivo em uma fazenda produtora de leite bovino.

  1. Metodologia

Foi realizada visita técnica com os alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a uma fazenda produtora de leite bovino localizada no extremo norte piauiense, em região litorânea. Durante a visita foram acompanhados do médico Veterinário Eduardo Esmeraldo Augusto Bezerra.

  1. Histórico e localização da fazenda

A fazenda Várzea é uma fazenda produtora de leite bovino localizada na região do litoral do Piauí, no município de Buriti dos Lopes (3º5’ de latitude sul e 41º41’ de longitude oeste). Está localizada às margens do Rio Parnaíba. Está dividida em uma área de 240 hectares, sendo 39 hectares destinados aos piquetes, distribuídos em 26 piquetes.

É tida como fazenda modelo na produção de leite no estado do Piauí, se destacando como detentora do melhor manejo sanitário do Piauí em relação à brucelose e tuberculose, sendo uma das melhores do nordeste.

O leite produzido é envazado à indústria de laticínios Longá.

  1. Rebanho

A fazenda visa a produção de leite de vacas girolando, contando com um rebanho formado por 250 vacas, sendo 220 delas lactantes. Possui 2 touros e um rufião da raça gir e girolando respectivamente.

Os bezerros são levados para outra fazenda para serem utilizados na bovinocultura de corte. Os melhores são separados para venda como reprodutores.

A fazenda possui13 bezerras, que ficam alojadas no bezerreiro.

  1. Ambiente

A fazenda é bem arborizada e possui ventilação constante por estar em área litorânea. O acesso à água é fácil, pois está localizada às margens do Rio Parnaíba. Segundo o Drº Eduardo, apesar de tais características ambientais, os animais ainda sofrem estresse térmico, o que prejudica a inseminação. Segundo ele, os animais que atingem temperatura corporal próxima a 39,5°C estão inaptas para inseminação.

Visando proporcionar melhor conforto aos animais o proprietário pensa em futuramente realizar a instalação de chuveiros na propriedade com o intuito diminuir o estresse térmico, que além de prejudicar a inseminação, diminui a produção de leite.

  1. Manejo reprodutivo e sanitário

Todos os animais possuem acompanhamento e registro reprodutivo.

Na fazenda é realizada inseminação artificial e monta natural. São realizados dois ciclos de inseminação, seguidos por um ciclo de monta natural com o touro. Cada vaca recebe 2,5 doses de sêmen.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (572.8 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com