TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reparo de hérnias com uso de telas em eqüinos

Por:   •  16/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

        As hérnias são uma patologia de grande importância na Medicina Veterinária, a qual é resultante de fatores congênitos ou adquiridos.  Devido a freqüência dessa patologia na clínica médica cirúrgica, há um profuso estudo de técnicas diversificadas e diferentes tipos de materiais, com o intuito de encontrar alternativas na cirurgia reparadora, sendo utilizado diversos materiais para a correção dessa patologia com o intuito de servir como reforço ou estimular o processo de cicatrização e regeneração tecidual. No entanto, muitos materiais, tanto naturais quanto sintéticos têm induzido reações severas no hospedeiro, rejeições e infecções. O objetivo deste pré projeto será avaliar a efetividade do uso de telas feitas a partir de látex de seringueira, fio de nylon e biomembranas no reparo de hernias abdominais em equinos, avaliando sua eficácia e durabilidade.

INTRODUÇÃO

        As hérnias são um tipo de patologia de grande importância na Medicina Veterinária por serem muito freqüentes tanto em número quanto em indivíduos de espécies variadas.

        As herniações são resultantes de fatores congênitos ou adquiridos. Os defeitos congênitos ocorrem quando há lesão ou desenvolvimento alterado do embrião, devido a fatores variados (decorrentes do desenvolvimento), ou a mecanismos genéticos hereditários (SMIALOWSKI et al, 2007). Os defeitos adquiridos resumem-se às hérnias traumáticas e incisionais, e ainda as hérnias causadas por desequilíbrio metabólico ou hormonal. Acredita-se que essas hérnias se desenvolvam a partir de múltiplos fatores, entre eles a obesidade, o enfraquecimento do tecido conjuntivo e o aumento da pressão intra-abdominal. (FOSSUM 2002; RODRIGUES JUNIOR 2002).

        Por causa dessa freqüência na clínica médica cirúrgica, há um profuso estudo de técnicas diversificadas e diferentes tipos de materiais, com o intuito de encontrar alternativas na cirurgia reparadora (QUIZAN, et al. 2003) viáveis tanto economicamente quanto no que diz respeito ao conforto do paciente e à práxis do cirurgião.

        O uso de próteses trouxe importante melhora na sobrevida dos portadores de  defeitos de tecidos moles e otimização das técnicas cirúrgicas. Porém, estes  materiais não preenchem todos os critérios de biocompatibilidade, trazendo  complicações em longo prazo e a necessidade de reoperações (SOIDERER et al., 2004).

        Diversos materiais têm sido trabalhados e elaborados para aplicação na parede abdominal, com o intuito de servir como reforço ou estimular o processo de cicatrização e regeneração tecidual. No entanto, muitos materiais, tanto naturais quanto sintéticos têm induzido reações severas no hospedeiro, rejeições e infecções (BELLÓN, 1995).

        Alguns trabalhos desenvolvidos analisaram materiais sintéticos e naturais a partir de sua eficácia e viabilidade, pois para utilização na parede abdominal deve seguir alguns conceitos como prevenir a eventração, incorporar o remanescente da parede abdominal, prover suporte muscular dinâmico, promover a aproximação livre de tensão e assegurar que a parede reconstruída tenha sua força aumentada ao longo do tempo (SMIALOWSKI et al, 2007).

JUSTIFICATIVA

        Os defeitos na parede abdominal estão quase sempre presentes em equinos e demandam tratamento cirúrgico corretivo com implantação de telas. Contudo essa cirurgia não está livre de complicações, o que impulsiona a constante pesquisa na busca de novos biomateriais que apresentem vantagens (SMIALOWSKI et al, 2007).

        Diversos materiais têm sido trabalhados e elaborados para aplicação na parede abdominal, com o intuito de servir como reforço ou estimular o processo de cicatrização e regeneração tecidual.

        O presente trabalho visa melhorar a correção de hérnias com o uso de uma membrana mais eficaz e que tenha uma maior durabilidade, esperando que não haja nenhuma rejeição por parte do organismo.

OBJETIVO

        O objetivo deste pré projeto será avaliar a efetividade do uso de telas feitas a partir de látex de seringueira, fio de nylon e biomembranas no reparo de hernias abdominais em equinos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • comparar três tipos de biomateriais para reparos de hérnias em equinos confeccionadas a partir de látex de seringueira, fio de nylon e biomembranas (centro tendinoso diafragmático equino).
  •  avaliar a eficácia e durabilidade de cada tipo de membrana.

MATERIAIS E MÉTODOS

        Serão utilizados 20 equinos, machos, adultos, sem raça definida, com idades entre 6 a 8 anos, com peso corpóreo médio de 400 kg, e que foram diagnosticados com  hérnia abdominal. Os animais serão divididos em 4 grupos, sendo um grupo controle, que passarão por cirurgia sem uso de tela, um grupo que usará membrana de látex de seringueira, um grupo que usará membrana de fio de nylon e um grupo que usará tela de centro tendinoso diafragmático equino, afim de se verificar quais dos tratamentos terá uma melhor eficácia e durabilidade na correção de hérnias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com