TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso De Telas Na Infância

Por:   •  3/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Uso abusivo de telas na infância e suas consequências-Screen abuse in childhood and its consequences

O objetivo deste presente artigo é avaliar as consequências do uso abusivo de telas por crianças de até 6 anos e os possíveis riscos e benefícios trazidos pelo uso excessivo das mesmas. O estudo se trata de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) e tem as crianças como base. Desde o século XX, o uso intenso dos meios tecnológicos vem se intensificando e elas vão se inserindo precocemente na vida das crianças.

O artigo também faz um comentário sobre a geração Z que vai até 2010 e a geração Alfa que começa com as pessoa que nasceram depois de 2010, ele mostra que a geração alpha são os filhos da geração Z e por isso as chances de se envolverem com a tecnologia aumentam. O estudo Common Sense Media’s Nationwide Suvey realizado em 2013 mostrou que desde muito cedo as crianças estão sendo expostas a vários tipos de telas, deve-se ter atenção em como ocorre essa exposição, tendo conhecimento dos riscos dela em excesso, pois podem desencadear problemas no desenvolvimento infantil, principalmente o desenvolvimento psicossocial.

O uso dessas tecnologias de forma inadequada, prolongada ou sem planejamento pode gerar grandes prejuízos no desenvolvimento cognitivo infantil.

Neste artigo foram utilizadas pesquisas detalhadas seguindo 6 fases: (a) elaboração da pergunta norteadora; (b) busca ou amostragem na literatura; (c) coleta de dados; (d) análise crítica dos estudos incluídos; (e) discussão dos resultados; (f) apresentação da revisão integrativa. Alterações no desenvolvimento cognitivo da fala e psicossocial: As crianças com o tempo de tela superior a 2 horas desenvolveram atraso primário de fala no processo de desenvolvimento.

Foram identificados também alterações no sono, a exposição durante a noite, próximo da hora de dormir se mostrou prejudicial por causa da baixa produção de melatonina natural, que tem seu pico de produção a noite com ausência de luz.

A pesquisa também mostrou que o tempo de tela dos pais e a renda familiar influenciam no tempo de tela dos filhos. Segundo os autores citados no artigo as crianças que utilizam os aparelhos eletrônicos em excesso e sem a supervisão de um adulto juntamente com a queda das interações sociais demostraram um atraso no desenvolvimento da fala. O uso adequado de telas pode melhorar no aprendizado das crianças e ajuda-las no seu desenvolvimento, porém em excesso e sem supervisão pode trazer consequências alteração do sono, atraso no desenvolvimento cognitivo, linguístico e psicossocial, sendo essas as principais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

SOSTER, Dra. Leticia. Melatonina: O que é e quais os seus benefícios? Vida Saudável Blog do Einstein. Março, 2022. Disponível<https://vidasaudavel.einstein.br/melatonina/>

CARVALHO, José Bégue Moreira de, SOUSA, Lucas Lopes. Uso abusivo de telas na infância e suas consequências. Revista Eletrônica Acervo Saúde. Ed. 2, p. 3 a 10, fev., 2023. Disponivel <https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/11594>

.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com