TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Dinâmicas Farmacologia Veterinária

Por:   •  30/8/2015  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Dentre as diferenças marcantes entre os mamíferos está o conteúdo e atividade das isoformas do Citocromo P450 (CYP450). Um exemplo é que os cães possuem o dobro da quantidade desse citocromo quando comparado aos ratos, mas a atividade enzimática  nos roedores é superior àquela dos caninos

  1. Os antiinflamatórios não esteróides têm um intervalo de segurança muito estreito, tanto para cães quanto para gatos, devendo ser usados com extrema cautela.

  1. Em animais poligástricos, que via de administração de fármacos pode ser contra-indicada? Por quê? Oral – Rumen = Compartimento diluidor - Altera a velocidade e quantidade de absorção de medicamentos 
  1. O pH do rumem varia entre 5,5 e 6,4. Esse fato pode levar à retenção de fármacos de caráter básico 
  1. Antimicrobianos de caráter básico alcançam altas concentrações no líquido ruminal. Que impacto esse fato pode causar ao animal? Alterações nos processos fermentativos que ocorrem no rume
  1. Que veias ou artérias devem ser escolhidas para administração de fármacos por via IV em
  • Grande porte = Jugular
  • Suínos = Veia Marginal da Orelha e Cava cranial
  • Cães e Gatos = Radial, Femoral
  1. Dê um exemplo de utilização em Medicina Veterinária para a via de administração:

Intracardíaca = Eutanásia

Inalatória = Anestesia

  1. Entre humanos e animais existem significativas diferenças no que diz respeito à biotransformação. Essas diferenças podem ser:

Quantitativas – mesma via com diferentes velocidades

Hipnose por hexobarbital – mesma dose:

12 minutos em coelhos, 90 em ratos 315 em cães

Qualitativas – diferentes vias metabólicas

  1. A administração de drogas pela via parenteral em gatos é alternativa em uma parcela de pacientes felinos que não aceitam a medicação por via oral, sendo importante via de administração de medicamentos nos animais que estão nos animais que estão inconscientes, vomitando, com enfermidade na cavidade oral e nos irascíveis.

  1. Os animais Carnívoros tem urina com pH ácido e os Herbívoros com pH básico. Que diferença farmacocinética podemos então observar em relação a esses animais?

Urina alcalina – aumenta excreção de fármacos ácidos

Urina ácida – aumenta excreção de fármacos básicos

________________________________________________________________________

  1. Vias de Administração usadas exclusivamente em Veterinária

[pic 1]

  1. Em cães e gatos, quando as doses são dimensionadas de acordo com o peso a maioria dos fármacos se comporta do mesmo modo, em ambas as espécies.
  2. Os gatos têm um ritmo lento de glicurinização hepática na fase II do metabolismo, resultando na diminuição da depuração dos fármacos que dependem dessa via de biotransformação para serem eliminados (como o AAS).

Embora a dose de AAS seja a mesma em cães e gatos (10mg/kg), o intervalo posológico que permite a manutenção de uma concentração plasmática adequada é de 12 horas em cães e 48 horas em gatos. Isso reflete as diferenças significativas de meia-vida (8,6 horas nos cães e 37,6 horas nos gatos, como resultado do metabolismo e excreção diminuídos nos gatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (106.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com