TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de trasnporte intermembrana

Por:   •  19/10/2017  •  Abstract  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 4

O Transporte através da membrana

   A célula realiza trocas de materiais com o meio através da membrana plasmática, sendo que há duas modalidades de transporte: transporte em massa e transporte de partículas.

   O transporte em massa é também conhecido como transporte vesicular; relaciona-se com a formação de vesículas que envolvem grande quantidade de partículas de uma única vez. (Fagocitose e clasmocitose).

   O transporte de partículas relaciona-se com a passagem de íons e moléculas através de toda a superfície da membrana, não havendo local específico para essa passagem. (Difusão, osmose, transporte ativo)

Transporte em massa, ou vesicular

  O transporte em massa é caracterizado pela formação de vesículas membranosas envolvendo grandes quantidades de materiais em certos pontos da membrana plasmática. Esse transporte pode enviar materiais para o interior da célula (endocitose) ou realizar sua eliminação da célula (exocitose). – Consome energia.

   Há duas modalidades de endocitose : fagocitose e pinocitose. A fagocitose é realizada com a emissão de pseudópodes que englobam uma  partícula sólida grande. É então formada uma vesícula conhecida como vacúolo alimentar; quando essa estrutura formada recebe enzimas lisossômicas , passa a constituir um vacúolo digestivo.

    A pinocitose é caracterizada pela tomada de grande quantidade de partículas pequenas , frequentemente na forma de líquido ou de gotículas de lipídeos. A vesícula formada no interior da célula é um pinossomo e , se receber enzimas lisossômicas, passa a ser denominado vacúolo digestivo.

[pic 1]

Transporte de partículas (moléculas e íons)

  • Transporte passivo (sem gasto de energia)
  • Transporte ativo ( com gasto de energia)

   

Difusão

   O processo relaciona-se com uma gota de tinta em um copo com água – Movimentação espontânea (sem gasto de energia) de partículas que promove uma distribuição homogênea do soluto. Portanto, na difusão simples, as partículas movem-se em função do gradiente de concentração, sempre de uma região de maior concentração para uma região de menor concentração. Esse processo ocorre nos seres vivos de duas maneiras: difusão simples e facilitada.

  • Difusão Simples

[pic 2]

     - Quanto maior for a diferença de concentração, mais rápida é a velocidade de difusão.

  • Difusão Facilitada

   Esse tipo de difusão também ocorre a favor de um gradiente de concentração, e sem gasto de energia, porém com o auxilio de proteínas.

[pic 3]

  -  A partir de uma elevada concentração de moléculas a serem transportadas, a velocidade do processo estabiliza-se, pois as proteínas transportadoras estão totalmente ocupadas.

  Osmose

  Considerando soluções aquosas, podemos ter três tipos:

  • Hipertônica: concentração maior de soluto em relação a outra.
  • Hipotônicas: menos concentradas quando comparadas à outra solução com maior quantidade de soluto por unidade de solvente.
  • Isotônicas: possuem a mesma concentração da outra com a qual está sendo comparada.

Osmose na célula animal (soro fisiológico)

[pic 4]

   É possível verificar facilmente fenômenos osmóticos utilizando-se glóbulos vermelhos do sangue (hemácias), colocados em três tipos de soluções:

  1. Hipertônico: a célula perde mais água do que ganha, sofrendo redução de volume e passando a apresentar enrugamento de sua superfície.
  2.  Isotônico: a célula ganha e perde água na mesma quantidade, ficando em equilíbrio osmótico; com isso, seu volume e sua conformação não se alteram.
  3.  Hipotônico: a célula ganha mais água do que perde, sofrendo aumento de volume, isso pode determinar a ruptura da hemácia (hemólise).

Transporte Ativo

   Transporte ativo refere-se à passagem de partículas através da membrana e tem as seguintes características:

  • Ocorre contra o gradiente de concentração.
  • Envolve a participação de proteínas transportadoras (permeases).
  • Depende de gasto energético, na forma de ATP.
  • Resulta em uma distribuição de partículas em que há manutenção de desigualdade de concentrações, ou seja, uma lado da membrana terá maior concentração do que o outro.

Bomba de íons H+

   Ocorre na parede estomacal, envolvendo a produção de suco gástrico. Os íons H+ são transferidos do sangue para o interior do estômago, mesmo que este tenha uma concentração de H+ muito superior à do sangue. Trata-se, portanto, de um transporte contra o gradiente de concentração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (337.4 Kb)   docx (309.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com