TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPLICAÇÃO SISTEMA SENSORIAL

Por:   •  20/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

EXPLICAÇÃO SISTEMA SENSORIAL

Todo ser vivo tem capacidade para perceber estímulos. Esses estímulos são captados através de células sensoriais e terminações nervosas. Dentro do sistema sensorial encontram-se o córtex somatossensorial que é responsável na recepção de estímulos vindos do ambiente interno e externo e o córtex motor na função de enviar respostas adequadas aos estímulos. O sistema sensorial é composto também pelos nossos sentidos especiais, sendo eles: olfato, visão, paladar.

Se aprofundando mais no sentido da visão, através da fibra nervosa o nosso cérebro recebe os estímulos elétricos. A visão é formada por outras partes também, sendo elas:

A esclera aonde se encontra a parte mais externa do globo ocular, a córnea aonde temos a parte fibrosa/túnica mais externa, corioide presente na túnica vascular, o músculo ciliar que auxilia no movimento da pupila e o cristalino que faz o ajuste da focalização.

Na audição temos as seguintes estruturas: orelha externa, orelha média e orelha interna.

Identificamos a orelha externa (como já diz o nome) através do pavilhão auricular e o canal auditivo. Na orelha média encontra-se a membrana timpânica e a cadeia de ossículos. Já na orelha interna identificamos a cóclea, sistema vestibular e nervo auditivo.

Cada uma dessas estruturas tem uma função adequada para levar-nos a audição, mas como isso ocorre? O processo da audição ocorre em duas etapas: o mecânico, que acontece na orelha externa e média, e o mecânico/elétrico, que decorre na orelha interna.

Ou seja, cada uma dessas estruturas dependem uma da outra para que ocorra o processo da audição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (29.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com