TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Regional de Blumenau - FURB Centro de Ciências da Saúde

Por:   •  3/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Regional de Blumenau - FURB Centro de Ciências da Saúde

Medicina Veterinária

Amanda Andrade Heloísa Coelho Ziemann João Marcelo Fadel Muller Vinícius Iago Liesenberg

DOSAGENS BIOQUÍMICAS

Relatório Técnico

Blumenau 2018


Amanda Andrade Heloísa Coelho Ziemann João Marcelo Fadel Muller Vinícius Iago Liesenberg

DOSAGENS BIOQUÍMICAS

Blumenau 2018


Sumário

1        Introdução        . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        3

2        Metodologia        . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        4

3        Resultados e Discussão        . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        5

3.1        Colesterol . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        5

3.2        Glicose        . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        5

3.3        Proteínas Totais   . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        6

4        Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        7

5        Referências        . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .        8


  1. Introdução

O presente relatório foi elaborado com base nos conhecimentos obtidos nas au- las de Bioquímica, especialmente através de atividade prática realizada em laboratório.

Os perfis bioquímicos do plasma sanguíneo vêm sendo utilizados extensiva- mente em Medicina Veterinária não somente para avaliação clínica individual, como também para avaliar populações de animais. (GONZÁLEZ et al, 2001). A avaliação de dosagens bioquímicas é de grande auxílio para definição de diagnóstico, uma vez que reflete o estado clínico do animal, como por exemplo, funcionamento de órgãos, balanço nutricional, presença de agentes patogênicos, estados de anemia, desidratação, entre outros.

A interpretação do perfil bioquímico baseia-se na comparação entre os resulta- dos do paciente e valores de referência pré-estabelecidos. Os valores de referência variam devido aos mecanismos que controlam o nível sanguíneo de vários metabólitos e, também, à grande variação desses níveis em função de fatores como raça, idade, estresse, dieta, nível de produção leiteira, manejo, clima e estado fisiológico (lactação, gestação, estado reprodutivo) (GONZÁLEZ; SILVA, 2017).

No decorrer deste relatório, falaremos sobre três importantes marcadores san- guíneos (colesterol, glicose e proteínas totais), fatores que causam sua variação, e resultados obtidos em avaliação de perfil bioquímico realizado em laboratório.


  1. Metodologia

gado.


O experimento foi dividido em três etapas de acordo com o marcador investi-

Iniciamos com o colesterol, ao prepararmos um tubo de ensaio padrão com 5µl

de Quimicol - Colesterol Oxidase/Peroxidase, um tubo de ensaio com 5µl de amostra de plasma, e então mais três reagentes de trabalho com 0,5 ml de água destilada, 0,5ml de Quimicol e 0,5ml de amostra de plasma, cada um dos tubos contendo amostra de um animal diferente, os quais nomeamos C1 (amostra de um gato), C2 (amostra de um cão) e C3 (amostra de um equino).

Os tubos foram agitados e deixados em banho maria a aproximadamente 37ºC por 10 minutos, e então levados ao espectofotômetro. O aparelho já havia sido zerado com água destilada a 500nm. Realizamos leitura dos tubos padrão, amostra e reagentes de trabalho, registrando o resultado obtido de cada um.

A segunda etapa do experimento consistiu na análise de glicose. O procedimento iniciou-se com o preparo de um tubo de ensaio padrão com 5µl de Glicose Liquiform, um tubo de ensaio com 5µl de amostra de plasma, e mais três tubos reagentes de trabalho com 0,5ml de água destilada, 0,5ml de Glicose Liquiform, e então cada um dos três tubos recebeu amostra de plasma de um animal diferente. Os três tubos foram nomeados da seguinte forma: G1 (recebeu amostra de um gato), G2 (amostra de um cão) e G3 (amostra de um equino).

Novamente os tubos foram homogeneizados, e colocados em banho maria a 37 ºC durante 10 minutos. Em seguida, foram levados ao espectofotômetro, que já havia sido zerado com água destilada a 500nm. Realizamos leitura de cada um dos tubos, anotando os resultados obtidos.

Por fim, a terceira etapa foi a leitura das proteínas totais presentes nas amostras de plasma. Preparamos um tubo de ensaio padrão com 5µl de Proteínas Totais - PP, um tubo de ensaio com 5µl de amostra de plasma, e mais três tubos reagentes de trabalho com 0,5ml de água destilada, 0,5ml de Proteínas Totais - PP, e então cada um dos tubos recebeu amostra de plasma de um animal diferente. Os tubos reagentes de trabalho foram nomeados como P1 (amostra de um gato), P2 (amostra de um cão) e P3 (amostra de um equino).

Os tubos foram bem agitados e então postos em banho maria a 37 ºC por 15 minutos. Então, os tubos foram levados ao espectofotômetro, que já havia sido zerado com água destilada a 540 nm. Em seguida foi realizado leitura de cada um dos tubos, e os resultados obtidos foram registrados.


  1. Resultados e Discussão

Os resultados obtidos através de leitura dos tubos de ensaio no espectofotôme- tro, foram então submetidos a análise.

  1. Colesterol

O colesterol é um lipídeo que pode ser adquirido através da alimentação, ou sintetizado pelo organismo. Ele circula no plasma ligada às lipoproteínas (HDL, LDL e VLDL) [. . . ] seus níveis plasmáticos são indicadores adequados do total de lipídeos no plasma, pois correponde a aproximadamente 30% do total (GONZÁLEZ; SCHEFFER, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com