TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI

Por:   •  26/4/2021  •  Artigo  •  4.572 Palavras (19 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 19

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO DOCENTE DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI[1]

Adriana Maria Simião da Silva (URCA)[2]

RESUMO

O objetivo do artigo proposto é possibilitar uma reflexão da formação docente do curso de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri a partir do percurso histórico de sua implantação e analise de sua estrutura curricular para a modalidade da licenciatura, destacando a proposta do estágio supervisionado como eixo de sustentação da formação docente do curso. Além disso, discuti a relação ensino e pesquisa enquanto diretriz norteadora das atividades teórica e prática do curso. Este trabalho faz parte de uma pesquisa (em andamento) feita a partir de levantamento bibliográfico e documental, sobre o “Projeto Político Pedagógico do curso de Ciências Sociais da URCA”, bem como apresenta um relato de experiência da docência e coordenação da área de estágio Supervisionado.

Palavras-chave: Ciências Sociais; Formação Docente; Estagio Supervisionado; Ensino e pesquisa.

INTRODUÇÃO

O texto a seguir apresentará um primeiro esforço de sistematização critico-reflexiva sobre o atual processo de implementação e consolidação da Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri. Inicialmente será apresentado o percurso histórico de criação do curso de Ciências Sociais na Universidade Regional do Cariri, depois será feito uma descrição dos aspectos principais que caracterizam o Projeto Pedagógico da Licenciatura, destacando a área de Estágio e Prática de Ensino como eixo estruturante da formação docente e por ultimo será feito uma reflexão sobre os desafios e perspectivas para o desenvolvimento da licenciatura. Para tanto foi utilizado como fonte de pesquisa os documentos oficiais do curso e minha experiência enquanto docente-pesquisadora da licenciatura do referido curso.

As reflexões aqui contidas são baseadas nos resultados de uma prática reflexiva que venho desenvolvendo na Licenciatura em Ciências Sociais da URCA, por meio das atividades desenvolvidas no Estagio Supervisionado, o qual tem como objetivo desenvolver a prática docente através do ensino e da pesquisa enquanto diretriz norteadora, além de buscar despertar nos discentes estagiários uma consciência critica sobre sua opção pelo magistério, bem como possibilitar a inserção destes na vida escolar das instituições de ensino da região do Cariri.

O intuito maior dessa reflexão é analisar a proposta de formação docente que está sendo implementada na URCA, buscando problematizar a maneira como essa formação esta estruturada no currículo do curso, tendo em vista que suas ações acabam tendo impacto em toda região do Cariri, não só por ser a única Instituição de Ensino Superior da região que oferece formação em Ciências Sociais, mas também por ser um polo de ensino, pesquisa e extensão atuando como um agente de desenvolvimento regional.

O Cariri é uma região situada ao Sul do Estado do Ceará, equidistante das principais capitais nordestinas, limitando-se com os estados do Piauí, Pernambuco e Paraíba. No Cariri estão localizados quarenta municípios dentre eles destacam-se Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Estes municípios constituem-se no centro comercial, industrial, cultural e histórico de uma área que ultrapassa os limites do Cariri cearense. Eles são os pólos que abrangem as cidades do oeste Pernambucano e Paraibano, do Sul dos estados do Piauí e Ceará.

É nesse cenário que se instalou a Universidade Regional do Cariri – URCA. Ela foi criada pela lei Estadual Nº. 11.191, de 09 de junho de 1986, e autorizada pelo Decreto Presidencial n° 94.016, de 11 de fevereiro de 1987. A Instalação oficial ocorreu em 07 de março de 1987. Tem sua sede na cidade do Crato, ao sopé da Chapada do Araripe.

A URCA iniciou-se através dos cursos de Ciências Econômicas, Direito e Tecnologia da Construção Civil, oriundos da Universidade Estadual do Ceará - UECE e Cursos da Fundação Padre Ibiapina (Faculdade de Filosofia do Crato): História Natural, Geografia, História, Letras e Pedagogia.

A Universidade Regional do Cariri foi credenciada como UNIVERSIDADE em 14 de dezembro de 2000, pelo Conselho de Educação do Ceará – CEC e Parecer CEC No. 1.124/00 e Homologado pelo Decreto Estadual n.º 26.135, de 05 de fevereiro de 2001.

Atualmente atende a uma comunidade de aproximadamente 9.000(nove mil) estudantes distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação. Os 16 cursos de graduação são distribuídos nos centros de: Centro de Ciências e Tecnologia – CCT; Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS; Centro de Humanidade – CH; Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA; Centro de Educação – CED e Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervasieu.

A URCA oferece curso de graduação nas modalidades de Bacharelado e Licenciatura[3]. Dentre os cursos ofertados com as duas modalidades se encontra o curso de Ciências Sociais.

O Departamento de Ciências Sociais foi criado no ano de 1992, através da Resolução Nº 005/CONSUNI, decorrente do desmembramento do Departamento de Ciências Humanas que, a partir daquela Resolução, se dividiu em dois: Departamento de História e Departamento de Ciências Sociais. (PPP, 2010, p. 7) Somente após 13 anos é que foi criado o curso de Ciências Sociais.

O CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA URCA

A criação do Curso de Ciências Sociais insere-se nesse contexto acadêmico e regional, inaugurando suas atividades em 2006 com o ingresso da primeira turma.

O corpo docente é formado por 24 professores efetivos, entre os quais, dez são doutores, um está cursando o doutorado; sete são mestres e um especialista. Outros quatro professores estão à disposição de instituições estaduais. Estes professores destacam-se na região pela sua atuação profissional, dentre as quais podem ser citados trabalhos de pesquisa sobre cultura local e atividades de extensão desenvolvidas em comunidades e grupos populares.

Outro aspecto que merece destaque são os núcleos de estudos e pesquisas dirigidos por professores do Departamento: NERE - Núcleo de Estudos Regionais e o NECEF - Núcleo de Estudos em Ciência, Espiritualidade e Filosofia. Ambos são promotores de pesquisas, encontros, estudos e debates importantes para a academia. Além disto, o Departamento de Ciências Sociais tem por característica ser composto por professores/pesquisadores formados e pós-graduados em distintas áreas das Ciências Humanas: sociólogos, antropólogos, cientistas políticos, historiadores, filósofos, economistas e psicólogos. Por este motivo, configura-se como campo de discussão, troca de experiências e planejamento de ações de ensino, pesquisa e extensão. (PPP, 2010, p.8)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com