TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DE ARTIGO

Por:   •  15/2/2021  •  Resenha  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 7

Análise do artigo:

[pic 1]

Título: é informativo, apresenta a conclusão do trabalho e usa palavras chaves que refletem do que se trata o artigo.

“A prestação de serviços de polinização de culturas é um argumento insuficiente para a conservação de polinizadores selvagens

O artigo é do tipo pesquisa (Research article), onde as seções são apresentadas separadamente e sua organização está no formato AIMRaD, isto é, inclui um resumo (Abstract).

Resumo: Não apresenta descrição da estatística, nem da metodologia. Contudo faz uma breve apresentação do que será apresentado no artigo. Faz uma pequena introdução do assunto e a lacuna do conhecimento, encerrando com as conclusões baseadas no estudo.

Apresentação: Há evidências convincentes de que ecossistemas mais diversos oferecem maiores benefícios às pessoas, e esses serviços ecossistêmicos se tornaram um argumento fundamental para a conservação da biodiversidade.

Lacuna: No entanto, não está claro quanta biodiversidade é necessária para fornecer serviços ecossistêmicos de maneira econômica.

Conclusões: Aqui mostramos que, embora a contribuição das abelhas selvagens para a produção agrícola seja significativa, a prestação de serviços é restrita a um subconjunto limitado de todas as espécies de abelhas conhecidas. Em todas as culturas, anos e regiões biogeográficas, as comunidades de abelhas selvagens que visitam as culturas são dominadas por um pequeno número de espécies comuns, e espécies ameaçadas raramente são observadas nas culturas. Os polinizadores dominantes das culturas persistem sob expansão agrícola e muitos são facilmente aprimorados por simples medidas de conservação, sugerindo que estratégias de manejo econômicas para promover a polinização das culturas devem ter como alvo um conjunto diferente de espécies que estratégias de manejo para promover abelhas ameaçadas. Conservar a diversidade biológica das abelhas, portanto, requer mais do que apenas argumentos baseados em serviços ecossistêmicos.

Introdução: É possível identificar que o texto se divide em três parágrafos básico, caminhando do geral para o mais específico.

Primeiro para relatar o contexto, ou seja, conhecimento mais geral. Apresenta a importância do tema. Aponta a relação entre serviços ecossistêmicos, a conservação da biodiversidade e a influência econômica desses elementos.

Em todo o mundo, a biodiversidade está em declínio a taxas sem precedentes, ameaçando a persistência de espécies e os benefícios que os seres humanos obtêm dos ecossistemas1-3. Esses benefícios, conhecidos como serviços ecossistêmicos, tornaram-se um argumento cada vez mais importante para a conservação da biodiversidade4–8. Os benefícios econômicos e outros dos ecossistemas podem motivar ações de conservação e estão sendo cada vez mais utilizados no pagamento por esquemas de serviços ecossistêmicos. Uma vez que um valor econômico determinado, ele pode ser capturado em mercados comerciais ou quantificado em termos comparáveis ​​aos serviços econômicos e capital fabricado9. Esses valores econômicos podem ser potencialmente usados ​​para apoiar a conservação da biodiversidade dentro das políticas

No segundo parágrafo o conhecimento é mais específico. Uso de frases argumentativas com base em revisão bibliográfica que justifica o estudo e aponta a lacuna no conhecimento. Observa-se o uso de conectivos (No entanto). Faz apresentação das hipóteses que norteiam o artigo.

No entanto, esses estudos não consideram os custos de manutenção ou promoção da biodiversidade, mesmo que os custos sejam geralmente um fator limitante para a implementação de políticas de conservação do mundo real14. Quando o retorno econômico dos serviços ecossistêmicos é o principal fator que motiva a conservação, a ação econômica é conservar o subconjunto de espécies que proporcionam o maior retorno em prazos relativamente curtos. Como as comunidades do mundo real são quase sempre dominadas por um pequeno número de espécies15,16 que frequentemente respondem prontamente ao manejo de conservação17, supomos que nas paisagens do mundo real (1) a maioria dos serviços é prestada por um número relativamente pequeno de espécies. ; (2) que essas espécies são geralmente comuns e que espécies ameaçadas raramente contribuem para a prestação de serviços ecossistêmicos; e (3) que as espécies mais importantes que fornecem serviços ao ecossistema podem ser facilmente aprimoradas por ações simples de manejo que são insuficientes para apoiar as espécies ameaçadas. O apoio a essas hipóteses sugeriria que a prestação de serviços ecossistêmicos é insuficiente como argumento geral para a conservação da biodiversidade18–21. 

O terceiro parágrafo apresenta a relevância do objetivo do artigo e o tipo de pesquisa realizada (banco de dados utilizado), ou seja, mostra o plano de ação para alcançar o objetivo do artigo. Observa-se palavras chaves que estão presentes no título.

Aqui testamos essas hipóteses usando dados de 90 estudos e 1.394 campos de cultivo em comunidades de abelhas visitantes de culturas de cinco continentes. A polinização é um importante serviço do ecossistema.

Os polinizadores dominantes das culturas são mais capazes de persistir sob expansão agrícola e muitos são relativamente facilmente aprimorados por simples medidas de conservação. Concentrar a conservação nos serviços prestados pelos polinizadores pode, portanto, levar a estratégias de manejo que beneficiam predominantemente o conjunto limitado de espécies que atualmente fornecem a maioria da polinização das culturas. Consequentemente, a conservação da diversidade biológica das abelhas deve ser motivada não apenas pelos benefícios imediatos serviços ecossistêmicos, mas também pela riqueza total de argumentos para conservação.

Resultados: Nesse artigo, os resultados são apresentados separado da discussão. Uso de Figuras para evidenciar resultados e tendências. Uso das figuras para apresentar também intervalos de confiança e valores de p.

[pic 2]

Discussão: Está organizada de forma que estabelece conexão com o objetivo do trabalho e as respostas obtidas por meio do plano de ação. Interpreta de forma clara os resultados apresentados na seção anterior do artigo.

Aqui mostramos que os polinizadores de abelhas silvestres fornecem importantes serviços de polinização para as culturas ao redor do mundo (Fig. 1a), com o valor econômico desse serviço ecossistêmico igual ao fornecido pelas abelhas gerenciadas. O conhecimento da contribuição econômica dos polinizadores selvagens para a renda agrícola aponta o potencial para situações em que todos saem ganhando, pois permite a identificação de medidas econômicas que aumentam os rendimentos das culturas e promovem populações de polinizadores selvagens25.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (520.6 Kb)   docx (295.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com