TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Embriologia a Pratica

Por:   •  22/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 3

Revisão 1 Prova de Embriologia

Sistema Genital.

A reprodução se da com o envolvimento dos gametas (ovócito) da mulher, e um espermatozoide do homem. Cada célula contribui com metade da informação genética para união, de modo que a nova célula, o zigoto, recebe a informação genética  necessária para dirigir o desenvolvimento de um novo ser humano. O sistema produtor de ambos os sexos está projetado para assegurar a união bem sucedida do espermatozoide com o ovócito, a fertilização. A puberdade começa quando as características sexuais secundarias aparecem pela primeira vez, e terminam nas meninas quando a primeira menstruação ocorre e nos meninos quando se formam espermatozoides maduros.

Órgãos Reprodutores

Femininos:

Vagina serve como passagem para o fluído menstrual, recebe o pênis durante a relação sexual e forma a parte inferior do canal do parto. Por sua parte superior, a vagina comunica-se se com a cavidade da cérvice (colo do útero) e, por sua parte inferior, com o vestíbulo da vagina. Os ovócitos são produzidos por dois ovários, que são liberados na ovulação, o ovócito secundário, o ovo, penetra em uma das tubas uterinas (tubas de Falópio), em  forma de trompa. As tubas abrem-se no útero, que protege e nutre o embrião e feto até o nascimento. Útero é constituído por duas partes principais:

- O corpo, os dois terços superiores.

- A cérvice, o terço inferior.

O  fundo  está acima dos orifícios das tubas uterinas. As paredes do corpo do útero são constituídas por três camadas;

- Perimétrio, a camada externa, delgada, de peritônio.

- Miométrio, a camada de musculo liso, espessa.

-Endométrio, a delgada membrana mucosa interna.

Tubas  Uterinas

As tubas transportam ovócitos provenientes dos ovários e espermatozoides vindos dos útero para alcançarem o local da fertilização na ampola da tuba uterina. A tuba uterina e dividida em quatro partes.

- Infundíbulo, ampola, istmo, e parte uterina.

Ovários

Os ovários são glândulas reprodutoras, produzem estrógeno e progesterona, os hormônios responsáveis pelo desenvolvimento das características sexuais secundariam e controlam a gravidez. Os ovários também são responsáveis pela produção e manutenção dos ovócitos.

Masculinos:

As partes do sistema reprodutor masculino incluem os testículos, epidídimo, ducto deferente, próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais, ductos ejaculadores e uretra. Os espermatozoides são produzidos pelos testículos, duas glândulas ovais (gônadas), que estão suspensas no escroto.

Cada testículo é constituído de muitos túbulos seminíferos, altamente enrodilhados, que produzem os espermatozoides, que vão do testículo para um canal único, o epidídimo, onde eles são armazenados. Ao deixarem o testículo, os espermatozoides ainda não estão maduros, demoram vários dias para os espermatozoides amadurecerem no epidídimo. Da extremidade inferior do epidídimo, o ducto deferente, um longo tubo reto, leva os espermatozoides o ducto ejaculador. O ducto deferente sai do escroto, passa pelo canal inguinal e vai para a cavidade abdominal. A seguir desce para a pelve, onde se funde com o ducto da vesícula seminal, formando o ducto ejaculador, que desemboca na uretra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (34.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com