TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fabricação Caseira De Queijo Ricota

Por:   •  1/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 5

Ronaldo Matias de Oliveira

A FABRICAÇÃO CASEIRA DE QUEIJO RICOTA E SUAS VALIOSAS PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

GOIÂNIA, GOIÁS

2023

        INTRODUÇÃO

O mercado de laticínios exerce um papel de destaque na economia brasileira, bem como na alimentação cotidiana da população. O Brasil figura como um dos maiores produtores de leite do mundo e se destaca globalmente no comércio de produtos lácteos. O leite e seus derivados, tais como queijos, iogurtes e manteiga, são componentes indispensáveis na dieta da sociedade brasileira.

No contexto desse vasto mercado de laticínios, a ricota, um queijo fresco, tem ganhado notoriedade, particularmente entre aqueles que buscam uma alimentação equilibrada e saudável. A ricota se destaca pelas suas propriedades nutricionais e versatilidade na culinária. Neste trabalho, exploraremos o processo de fabricação caseira da ricota a partir de leite desnatado, e aprofundaremos o entendimento de suas características nutricionais que a tornam tão valorizada.


1. IMPORTÂNCIA DO MERCADO DE LEITE NO BRASIL

O mercado de leite é um pilar econômico no Brasil, contribuindo de maneira significativa para a economia do país, em grande parte devido à vastidão de seu território e à criação de diferentes raças de gado leiteiro em distintas regiões do país.

  1.  Produção de Leite no Brasil: O Brasil é caracterizado por uma produção significativa de leite que atende tanto às necessidades domésticas quanto às exportações. A diversidade de raças de gado leiteiro, cultivadas em diferentes climas e geografias, contribui para essa proeza.
  2.  Consumo de Leite e Derivados: O leite é uma presença constante na mesa do brasileiro, seja na forma de leite puro ou sob diversas formas derivadas, como queijos, iogurtes e manteiga.

2. FABRICAÇÃO CASEIRA DE QUEIJO RICOTA A PARTIR DE LEITE DESNATADO

A ricota é feita a partir do soro de leite que é coletado durante a produção de outros queijos. O soro de leite é reaquecido, permitindo que as proteínas restantes coagulem, formando a ricota, um queijo de consistência delicada e sabor suave, é um exemplar da versatilidade dos produtos lácteos. No entanto, é possível fabricar ricota a caseira a partir do leite, e para que fique ainda mais saudável, pode ser usado o leite desnatado. Para a confecção caseira da ricota, siga os passos descritos abaixo:

  1.  Ingredientes:
  1. Leite desnatado (2 litros)
  2. Vinagre (8 colheres de sopa)
  3. Água filtrada (8 colheres de sopa)

  1.  Processo de Fabricação:
  1. Aqueça o leite desnatado até atingir aproximadamente 85°C;
  2. Adicione o vinagre misturado à água para promover a coagulação do leite;
  3. Delicadamente, mexa bem o leite até a mistura completa;
  4. Aguarde por 6 horas até a coagulação total;
  5. Coe os sólidos, utilizando um pano de musselina, para eliminar o soro;
  6. Tempere a ricota com sal, a gosto;
  7. Rendimento de mais ou menos 400g.

3. AS RIQUEZAS NUTRICIONAIS DA RICOTA

A ricota é uma rica fonte de nutrientes valiosos, sendo uma opção saudável e saborosa para a alimentação. As suas propriedades nutricionais incluem:

  1.  Proteína de Qualidade: A ricota é uma excelente fonte de proteína de alta qualidade. Essas proteínas fornecem os aminoácidos necessários para o crescimento e manutenção do corpo, sendo particularmente importante para a construção de tecidos musculares;
  2.  Baixo Teor de Gordura: A ricota é conhecida pelo seu baixo teor de gordura, tornando-a uma escolha inteligente para quem busca uma dieta com baixa ingestão de gorduras saturadas;
  3.  Cálcio para a Saúde Óssea: O cálcio é essencial para a saúde dos ossos e dentes. A ricota é uma boa fonte de cálcio, fornecendo os nutrientes necessários para a manutenção da saúde óssea;
  4.  Vitaminas e Minerais: A ricota também é rica em vitaminas e minerais essenciais, como a vitamina A, riboflavina, niacina e selênio;
  5.  Versatilidade na Culinária: Além das propriedades nutricionais, a ricota é valorizada por sua versatilidade na culinária. Pode ser usada em pratos doces e salgados, adicionando textura e sabor.

4. APLICAÇÕES DA RICOTA NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A ricota é um ingrediente versátil que se encaixa perfeitamente em uma alimentação saudável. Para ilustrar essa versatilidade, apresentamos uma receita de entrada agridoce que utiliza a ricota como componente principal.

  1.  Receita de Entrada Agridoce: Pêssego e Ricota
  • Ingredientes:
  1. Ricota caseira
  2. Pêssegos em calda
  3. Noz-moscada
  4. Sal
  5. Pimenta-do-reino preta moída
  6. Manjericão fresco

  • Modo de Preparo:
  1. Corte os pêssegos em pedaços pequenos;
  2. Misture a ricota com sal, noz-moscada e pimenta-do-reino preta moída;
  3. Espalhe a mistura de ricota sobre os pêssegos;
  4. Decore com folhas de manjericão fresco.

5.  A FABRICAÇÃO DE RICOTA E O MEIO AMBIENTE

        A fabricação da ricota auxilia o meio ambiente ao permitir um melhor aproveitamento do soro de leite, o subproduto da produção de outros queijos. Isso beneficia o meio ambiente de várias maneiras:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (196.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com