TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Legislação Aplicada a Segurança do Trabalho

Por:   •  4/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Prática Final de Legislação Aplicada à Segurança do Trabalho

Nome: Ana Luiza Gonçalves Silva

CPF: 115.792.336-73

Pesquise e Responda a seguir:

  1. Explique a função do SESMT e a sua composição.

R: O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) é constituído por profissionais como Técnico em Segurança do Trabalho, Engenheiro do Trabalho, Médico do Trabalho, tendo como sua principal função proteger a integridade física dos trabalhadores dentro da empresa.

  1. Quais são as atribuições do SESMT?

R: Dentro da empresa, cada profissional desempenha uma função específica. Os médicos, por exemplo são responsáveis pelas questões relacionadas à saúde, realizando os primeiros socorros, prescrições de medicamentos, tratamentos, vacinações, diagnósticos além de tratar dos casos de acidentes que estão sujeitos a acontecer em qualquer empresa.

Os engenheiros e técnicos se tratam de pessoas operacionais, que são responsáveis por prevenir que aconteça acidentes de trabalho, buscando a segurança dos trabalhadores e mantendo os equipamentos em bom funcionamento.

  1. Explique como é calculado o dimensionamento do SESMT, pesquise e apresente tabelas para exemplificar.

R: O dimensionamento do SESMT é realizado através da gradação de risco da atividade principal e o número mínimo de trabalhadores. Observa-se que no quadro II da NR4 e comparando o grau de risco com o número de colaboradores.

Exemplo: grau de risco 3 e 240 funcionários é necessário ter 1 técnico em segurança do trabalho, conforme o quadro abaixo.

[pic 1]

  1. Explique o que é MEI (Microempreendedor Individual).

R: Microempreendedor Individual (MEI), fora criado com o objetivo de facilitar a formalização de algumas atividades econômicas. Trata-se de um novo conceito de empresa que permite ao profissional autônomo ou aquele que exerce seu trabalho por conta própria nas ruas ou em domicilio obter a formalização do seu negócio, sem custos e sem burocracia.

  1. Qual o procedimento passo a passo para se abrir uma MEI?

R: Para se abrir uma MEI, a idade mínima necessária é de 18 anos, podendo faturar apenas o valor máximo de R$ 81.000,00 por ano. O procedimento atualmente vem sendo feito todo online, basta realizar um cadastro no portaldoempreendedor.com.br, e em poucos minutos você consegue o seu Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Posteriormente, poderá ir ao banco abrir as contas empresariais, buscar empréstimos entre outros. Por se tratar de MEI, este não é obrigado a emitir notas fiscais para o consumidor.

  1. Qual impacto das MEI’s na relação trabalho?

R: Os impactos positivos das MEI’s são a arrecadação de impostos, a facilitação da abertura de conta em banco com mais créditos que são investidos no próprio país.

  1. Pela nova legislação Trabalhista, o Técnico de Segurança do Trabalho de uma empresa pode ser contratado como MEI? Sim, Não, Porque?

R: Pela nova legislação trabalhista o Técnico de Segurança do Trabalho não pode ser contatado como MEI, porque temos o conhecimento que as Norma Regulamentadoras (NR’s) provém da CLT, elas são, o que podemos chamar de uma explicação de como cumprir a CLT ou de CLT comentada. Todavia, não houve alteração no capitulo, sendo assim, não houve alterações nas Normas Regulamentadores do Ministério do Trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (91.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com