TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E DIAGNOSTICO DE SUSTENTABILIDADES EM AGROECOSSISTEMAS AGRÍCOLAS NO MUNICÍPIO DE IPANGUAÇU/RN

Por:   •  17/6/2018  •  Bibliografia  •  1.532 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Pró-Reitoria e Ensino

ANALISE E DIAGNOSTICO DE SUSTENTABILIDADES EM AGROECOSSISTEMAS AGRICOLAS NO MUNICÍPIO DE IPANGUAÇU/RN

Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais – Mestrado Profissional

Pré – Projeto de Dissertação de Mestrado Submetido à Linha de Pesquisa Sustentabilidade e Gestão dos Recursos Naturais.

Orientadora1: Profa. D.ª Gerda Lúcia Pinheiro Camelo

RESUMO 

Esta proposta de estudo se justifica do ponto de vista teórico e conceitual, face os poucos pressupostos sistematizados de pesquisas que contemplem grande parte das lacunas existentes sobre os indicadores de sustentabilidade no agroecossistema agrícola. A temática referente a analise e diagnostico de sustentabilidades em agroecossistemas agrícolas no município de Ipanguaçu/RN tem sido ainda pouco explorada e aprofundas de forma que a discussão seja mais abrangente. Possibilitando assim, temos uma maior riqueza de detalhes em relação essa problemática, permitindo contribuir para as pesquisas, voltadas para o conhecimento sustentável. Possibilitando assim, a tomada de decisões de modo que priorize a sustentabilidade do local. Tendo como base essas considerações, indagamos: quais são as práticas técnicas, sociais e econômicas dos agricultores e os seus sistemas de produção; quais são as suas principais tendências de evolução; quais são os principais fatores que condicionam essa evolução; quais são os principais problemas que vêm enfrentando; como se pode contribuir para superar esses problemas; quais seriam os sistemas de produção mais adequados à sociedade. A pesquisa trilhará por pressupostos metodológicos do Guia Metodológico - Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários desenvolvido pelo INCRA/FAO (1999), que inicialmente contará com uma pesquisa exploratória da comunidade, qualitativa desde a fase das entrevistas, análise da percepção ambiental e quantitativa na análise dos dados coletados para identificação e avaliação dos indicadores. Além da pesquisa bibliográfica e de campo através das visitas a comunidade que será campo empírico e cientifico do nosso estudo. Contribuindo assim, para o desenvolvimento local e para preservação dos recursos naturais, tão prejudicados pelo uso inadequado dos agroecossistemas e ecossistemas.

INTRODUÇÃO

A unidade básica para analise da sustentabilidade é o agroecossistema. De acordo com Toews (1987) & Lowrance, et al.(1984), agroecossistemas podem ser definidos como “entidades regionais manejadas com o objetivo de produzir alimentos e outros produtos agropecuários, compreendendo as plantas e animais domesticados, elementos bióticos e abióticos do solo, rede de drenagem e de áreas que suportam vegetação natural e vida silvestre. Os agroecossistemas incluem de maneira explicita o homem, tanto como produtor como consumidor, tendo portanto dimensões socioeconômicas, de saúde publica e ambientais” (Marques; Skorupa; Ferraz, 2003).

Para se avaliar a sustentabilidade de uma agroecossistema, deve-se considerar suas características hierárquicas e a complementaridade com o ambiente externo. Isso torna possível a identificação dos processos-chaves e dos organismos envolvidos que governam as quatro propriedades ou comportamentos dos agroecossistemas sustentáveis, conforme definidos por Gutierrez et al.(1993) e Conway & Barbier (1988): produtividade, estabilidade elasticidade e equidade

Um sistema é definido como a combinação de partes interligadas formando um todo organizado ou complexo (Chiavenato, 1993, Apud Hirakuri, 2012); em outras palavras, um sistema, muitas vezes chamado de agroecossistema onde o ser humano atua como administrador e consumidor, normalmente consistem de várias partes e processos, mas não pode ser avaliado a partir de seus elementos separados.

Ou seja, um indicador de sustentabilidade constitui um instrumento que permite, a partir da sua interpretação, definir a condição de um sistema como sustentável ou não. Ele é apenas uma medida, cuja avaliação evidencia se o limite, estabelecido de acordo com os valores e objectivos que regem uma determinada realidade, foi ultrapassado ou respeitado (Marzall, 1999).

A temática referente a analise e diagnostico de sustentabilidades em agroecossistemas agrícolas no município de Ipanguaçu/RN tem sido ainda pouco explorada e aprofundas de forma que a discussão seja mais abrangente. Possibilitando assim, temos uma maior riqueza de detalhes em relação essa problemática, permitindo contribuir para as pesquisas, voltadas para o conhecimento sustentável.

Esta proposta de estudo se justifica, ainda, do ponto de vista teórico e conceitual, “face à inexistência de trabalhos que contemplem grande parte das lacunas existentes sobre estudos de indicadores de sustentabilidade” (Camelo, 2013). Possibilitando assim, a tomada de decisões de modo que priorize a sustentabilidade do local. Tendo como base essas considerações, indagamos: quais são as práticas técnicas, sociais e econômicas dos agricultores e os seus sistemas de produção; quais são as suas principais tendências de evolução; quais são os principais fatores que condicionam essa evolução; quais são os principais problemas que vêm enfrentando; como se pode contribuir para superar esses problemas; quais seriam os sistemas de produção mais adequados à sociedade?

A pesquisa trilhará por pressupostos metodológicos do Guia Metodológico - Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários desenvolvido pelo INCRA/FAO (1999), que inicialmente contará com uma pesquisa exploratória da comunidade, qualitativa desde a fase das entrevistas, análise da percepção ambiental e quantitativa na análise dos dados coletados para identificação e avaliação dos indicadores. Além da pesquisa bibliográfica e de campo através das visitas a comunidade que será campo empírico e cientifico do nosso estudo. Contribuindo assim, para o desenvolvimento local e para preservação dos recursos naturais, tão prejudicados pelo uso inadequado dos agroecossistemas e ecossistemas.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O trabalho será realizado a partir do método do Guia Metodológico para Diagnóstico dos Sistemas Agrários desenvolvido pelo INCRA/FAO (1999). Para tanto o nosso objeto de estudo delimita-se ao município de Ipanguaçu, no estado do Rio Grande do Norte, mais especificamente a parte sul do município, também conhecida pelo nome da comunidade do Baldum, situada respectivamente a 6 quilômetros da sede do município.

Conforme observado, o Guia Metodológico - Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários do INCRA/FAO (1999) pressupõe alguns passos para realização do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (164.1 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com