TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIAÇÃO DE SUÍNOS EM CAMA SOBREPOSTA

Por:   •  15/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]  UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS       [pic 2]

Mariana Aparecida Gomes Pereira

CRIAÇÃO DE SUÍNOS EM CAMA SOBREPOSTA

Montes Claros - MG

2014

Mariana Aparecida Gomes Pereira

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E

 SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Trabalho apresentado ao Curso de graduação da Rede de Ensino UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais de Montes Claros, como parte dos requisitos de avaliação para a disciplina de Anatomia de animais domésticos.

Professor (a): Neide Judith Faria de Oliveira

Abril

Montes Claros - MG 2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................04

 OBJETIVO.....................................................................................................05

MATERIAIS E METODOS..............................................................................06

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO...........................................................06

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO........................................................07

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................09

REFERENCIAS..............................................................................................10

INTRODUÇÃO

   O sistema de produção de suínos em cama sobreposta, também conhecido por “deep bedding” foi desenvolvido no Brasil pela Embrapa Suínos e Aves para ser um sistema alternativo aos sistemas convencionais de produção de suínos. Esse sistema consiste na criação de suínos em leito formado por maravalha ou outro material (serragem, palha, casca de arroz, sabugo de milho triturado), onde os dejetos são misturados ao substrato do leito e submetidos ao processo de compostagem dentro da própria edificação, Caracteriza-se por apresentar menor custo de implantação, maior facilidade no tratamento dos dejetos, menor poder de poluição e proporcionar maior conforto e bem-estar aos suínos.

OBJETIVO

  Aprender as partes que compõe tanto o sistema reprodutor masculino como o sistema reprodutor feminino e  descobrir  as suas devidas funções no corpo humano.

MATERIAIS E MÉTODOS

   Foram utilizados, órgãos genitais de animais que estavam e conserva para mostrar as partes que compõe cada sistema reprodutor e suas funções. A função do sistema reprodutor masculino consiste em produzir espermatozoides e garantir a maturação do espermatozoide e sua deposição no trato reprodutor feminino, para gerar descendência permitindo a perpetuação da espécie. (FISIOLOGIA VETERINARIA, fisiologia do aparelho reprodutor masculino e feminino dos animais. Disponível em: < http://www.uff.br/webvideoquest/CS/artigo4.htm>. Acesso em: 15 de nov. de 2014).

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

   A vagina é um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin,  que secretam um muco lubrificante.Vulva é a genitália externa. Ovários: são as gônadas femininas. Produzem estrógeno e progesterona, sendo a região interna denominada medula e a externa contendo óvulos o córtex, e o agrupamento de células ao redor de cada ovulo é denominado folículo. Tubas uterinas ou trompas de Falópio: são dois ductos que unem o ovário ao útero. Cervix: separa útero do compartimento vaginal. Útero: órgão oco situado na cavidade pélvica anteriormente à bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa (miométrio) e com formato de pera invertida. Glândulas mamarias: presentes em ambos os sexos. Clitóris:  uma miniatura do pênis masculino. Como este, é um órgão erétil. O clitóris é formado por um tecido esponjoso denominado corpo cavernoso, passível de se encher de sangue. (BIÓLO JA MATERIAIS DIDÁTICOS, Sistema reprodutor feminino. Disponível em: < http://www.afh.bio.br/reprod/reprod2.asp#feminino>. Acesso em: 15 de nov. de 2014).

Figura 1:sistema reprodutor de uma vaca

[pic 3]

Fonte:<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA4HwAJ/trabalho-ciclo-estral-bovinos-metodos-controle>

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

   “O testículo é um órgão par assim como o ovário nas fêmeas e se origina na eminencia genital embrionária onde os testículos se deslocam da região sub lombar para o canal inguinal até alojarem-se no escroto Epidídimo é dividido em cabeça, corpo e cauda. É revestido por uma membrana serosa que o prende ao testículo na região medial. A cauda do epidídimo é que vai armazenar os espermatozoides maturados. Na cabeça do epidídimo firmemente fixada aos testículos unem-se os ductos eferentes com o canal do epidídimo  que por um ducto bastante flexuoso forma o corpo do epidídimo no contorno medial longitudinal do testículo  O esperma é transportado através do ducto do epidídimo e armazenado na porção final na cauda do epidídimo até a ejaculação. Ampola da glândula ampular: Antes da desembocadura, o ducto deferente sofre uma leve dilatação formando a ampola do ducto deferente dentro da cavidade abdominal. O funículo espermático é formado pelo músculo cremaste, túnica vaginal, plexo pampiniforme e ducto deferente. A pele da bolsa escrotal é levemente coberta por pelos e contém numerosas glândulas sudoríparas e sebáceas firmemente aderidas a túnica dartos. Glândula vesicular É um par e unem-se ao ducto deferente possui superfície lisa em equinos e aspecto glandular nas demais espécies. O cão e o gato não possui essa glândula o ducto excretor junta-se em ruminantes e equinos um pouco antes da desembocadura com o ducto deferente formando o ducto ejaculatório. No suíno esse ducto desemboca isoladamente ao lado do Folículo seminal na uretra. Próstata está em todos os machos e o corpo desta glândula está externamente disposta sobre a uretra na parte pélvica sendo maior em cães. Glândula bulbouretral presente em todos os machos exceto no cão são glândulas pares e encontra-se na extremidade da pelve e é bastante grande em suínos essa glândula que forma o líquido seminal. Pênis tem origem com dois pedúnculos no arco isquiático e se juntam e formam a raiz do pênis a qual se transforma no corpo do pênis sendo formado por dois corpos cavernosos dorsais e um corpo esponjoso. A glande do pênis é formado no caso de cães e gatos pelo osso peniano e nas demais espécies pelo corpo esponjoso da glande. Prepúcio  é uma prega com dupla pele que reveste o pênis do meio externo, contem glândulas que produzem o esperma e no suíno possui um divertículo que proporciona o acumulo de sujidades. No equino a glande possui uma forma de capuz um colo da glande e uma fossa da glande que é o processo uretral. Nessa fossa pode ocorrer o acúmulo de sujeiras. No Cão a glande é bastante volumosa e apresenta o osso peniano resultado a ossificação do corpo cavernoso; A parte caudal do pênis é bulbosa.” (MEDICINA VETERINÁRIA, Sistema reprodutor masculino. Disponível em: < http://rosivaldounir.blogspot.com.br/2012/07/sistema-reprodutor-masculino.html>. Acesso em: 15 de nov. de 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (209.5 Kb)   docx (68.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com