TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANEJO E CONSERVAÇÃO DA ÁGUA E DO SOLO

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

MANEJO E CONSERVAÇÃO DA ÁGUA E DO SOLO

  1. - Descreva o processo de terraceamento de uma área e cite as principais vantagens de sua implantação


R = Práticas conservacionistas:

Caráter edáfico; Caráter vegetativo; Nem sempre são suficientes, principalmente em regiões com grandes intensidades de precipitação. Necessária a adoção de procedimentos complementares para reduzir a velocidade de escoamento e a capacidade de transporte de sedimentos.

Caráter mecânico; São aquelas que se utilizam de estruturas artificiais para a redução da velocidade de escoamento da água sobre a superfície do terreno, interferindo em fases mais avançadas do processo erosivo.

Escoamento superficial; Interceptação: não atinja energia suficiente para ocasionar perdas de solo acima dos limites toleráveis.

Barreiras mecânicas; Terraços, canais escoadouros, bacias de captação de águas pluviais.

  1. -Descreva a classificação dos terraços quanto a sua função. Relacione cada tipo de terraço com o melhor tipo de solo para sua aplicação.

R = Terraço em nível, de retenção ou de infiltração são terraços construídos sobre as niveladas demarcadas em nível e com as bordas bloqueadas, cuja função é interceptar a enxurrada e permitir que a água seja retida e infiltre. São terraços recomendados para solos de boa permeabilidade, como os Latossolos, Nitossolos, anteriomente denominados Terras Roxas Estruturadas, além dos arenosos, como os Neossolos Quartzarênicos, Areias Quartzosas

Terraço em gradiente, desnível, de escoamento ou de drenagem são construídos com pequeno gradiente ou desnível transversalmente ao maior declive da rampa. Acumula o excedente de água e permite seu escoamento lentamente para fora da área protegida, por uma ou duas extremidades abertas, até canais escoadouros vegetados. São recomendados para solos com permeabilidade moderada ou lenta que dificultam a infiltração de água da chuva na intensidade necessária. São recomendados para solos das classes dos Cambissolos, Argissolos, antigos Podzólicos e Neossolos Litólicos.

Terraço misto construído com um canal de pequeno declive e com um volume de acumulação do escoamento superficial. Uma vez que esse volume de acumulação seja preenchido, começa a funcionar como terraço em gradiente.

Tipo Patamar utilizado em terrenos com declividade maior que 18%, sendo constituído de plataforma, onde é feito o plantio da cultura, e de um talude, que deve ser

estabilizado por meio de uma cobertura vegetativa. Este terraço controla a erosão

e facilita as operações agrícolas é recomendados para solos das classes dos Cambissolos, Argissolos.

  1. - Cite e explique a causa dos fatores considerados para implantação de um terraço.

R = A grande necessidade para construções de terraço pois com as erosões que causa muitos danos na área e levando a camada superficial que rica em nutrientes do solo sendo fundamental os terraço.

4 - Cite e explique duas técnicas de manejo que podem ser associadas ao terraceamento para evitar a erosão hídrica.

R = Os terraços de armazenamento são os mais construídos para a elaboração de canais que provoquem a infiltração da água no terreno. Sua aplicação é recomendada em solos que apresentem um relativo nível de porosidade, ou seja, onde a água se infiltra com maior facilidade.

Os terraços de drenagem por outro lado, são aqueles em que a água é direcionada para reaproveitamento ou para um local onde simplesmente não cause problemas de erosão e desgaste do solo. É uma técnica que exige um maior cuidado, pois nem sempre há um local seguro para o escoamento da água.

  1. - Defina o que são terraços.

R = TERRAÇOS e a estruturas compostas por um canal e um dique (ou camalhão) no sentido transversal à declividade do terreno, formando obstáculos físicos  capazes de reduzir a velocidade do escoamento

  1.  - Quais são as vantagens em se executar um terraço em nível, ou de armazenamento?

R = Em nível
Vantagem; Armazenam água no solo, Não necessitam de locais para escoamento do excesso de água.                                                                                                        Desvantagem; Maior risco de rompimento ; Exigências de limpezas mais frequentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com