TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Manejo e Conservação do solo para Pós-Graduação em Meio Ambiente

Por:   •  27/4/2019  •  Monografia  •  1.944 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade Manejo e Conservação do solo para Pós-Graduação em Meio Ambiente

Nomes: Douglas Eduardo de Araújo

Viviane Nunes de Oliveira

  1. Conceitue manejo e conservação do solo e água?

Manejo é definido como um tipo de intervenção humana que ocorre de forma ocasional ou sistemática, em cativeiro ou na natureza, visando manter, recuperar, ou controlar populações silvestres, domésticas, domesticadas ou asselvajadas para garantir a estabilidade dos ecossistemas, dos processos ecológicos ou dos sistemas produtivos. Atualmente, existem o manejo para conservação e o manejo produtivo.

A conservação do solo é a ciência que tem como objetivo a preservação dos recursos naturais renováveis, através de técnicas isoladas ou consorciadas no uso do solo, que proteja contra perdas físicas por erosão e contra a degradação o química.

O manejo para conservação tem como objetivo conciliar a proteção dos

Ecossistemas, dos recursos naturais e de populações animais, atendendo às necessidades econômicas, sociais e culturais das sociedades modernas ao mesmo tempo em que as inter-relações ecológicas e a energia do ecossistema sejam renovadas. O manejo produtivo tem como objetivo gerenciar o bom funcionamento das atividades de rotina de um sistema de produção em uma propriedade rural. 

  1. Por que agricultores resistem na utilização das práticas conservacionistas?

Não existe lucro imediato;

-Escassez de pesquisa para calcular de forma exata os seus lucros;

-Aspectos sociais (produtor) e ambientais (perda de área).

  1. O principal fator de degradação dos solos é a erosão. Conceitue erosão e diferencie erosão laminar, sucos e voçorocas.

Erosão laminar:  Remoção uniforme da camada superficial do solo. Característica É pouco perceptível, porém de suma importância, porque transporta a camada superficial do solo, onde encontramos maiores teores de matéria orgânica e de nutrientes.

Erosão em sulcos:  É a forma adiantada da erosão, em que a perda do solo é visível a longas distâncias. Essa erosão é caracterizada pela presença de sulcos/valetas formando irregularidades no terreno.

São causadas Por Chuvas de alta intensidade, ocorrendo principalmente em terrenos íngremes e em solos de alta erodibilidade.

Erosão em voçorocas: A voçoroca é um estágio muito avançado da erosão em sulco. São ocasionadas por grandes concentrações de enxurrada em um determinado ponto. É o deslocamento de grandes massas de solo formando sulcos de grande profundidade e largura.

  1. Quais os fatores topográficos relacionados com erosão hídrica? Comente sobre esses fatores.

a) declividade

•O grau de declividade influi diretamente na velocidade da enxurrada.

•Quanto maior a declividade do terreno, maior a velocidade da enxurrada e consequentemente, maior sua força desagregadora e sua capacidade de transporte de partículas do solo.

b) comprimento de rampa

•Em princípio, quanto maior o comprimento de rampa, maior o volume e a

Velocidade de enxurrada e maior o poder erosivo.

c) forma da encosta (pedoforma)

A forma da encosta, depende do seu perfil (inclinação) e da curvatura, tendo grande influência na convergência (se concentra) e/ou divergência (se dissipa)das enxurradas.

Pedoforma convexa – convexa (C-P-) favorece a erosão laminar, pois tem a forma externa de uma bola. A enxurrada tende a se dispersar. Esta forma predomina nos Latossolos em relevo acidentado.

•Pedoforma côncava - côncava (C+P+) está sujeita a maior instabilidade nas partes mais íngremes.

Por que?

A espessura do solum (horizonte A + B) é mais raso. O horizonte C, mais erodível (menor estabilidade) encontra-se mais próximo à superfície. Verifica-se com maior frequência o início e o estabelecimento das voçorocas.

  1.  Outro fator relacionado com a erosão hídrica é o tipo de vegetação e a presença de resíduos vegetais no solo. Explique como ocorre a proteção do solo e cite 3 culturas que protegem POUCO o solo.

Na proteção do solo as copas da vegetação e a camada de resíduos vegetais acumulados sobre o solo impedem o impacto direto das gotas de chuva sobre os agregados do solo. A abundância e a distribuição de raízes nas camadas do solo influem acentuadamente na estruturação do solo. Vegetação e os resíduos reduzem a velocidade da enxurrada, absorvendo sua energia, minimizando assim, a erosão hídrica.

Exemplo de 3 culturas que protegem pouco o solo: mandioca, feijão e mamona

  1. Faça uma explanação sobre os atributos do solo (profundidade, permeabilidade, leitos rochosos, selamento superficial, textura, estrutura e matéria orgânica) que influenciam na erosão hídrica?
  • Erodibilidade (solo): é a vulnerabilidade ou suscetibilidade do solo à erosão. > Erodibilidade > perda de solo por erosão.
  • A maior ou menor capacidade de erodibilidade de um solo depende dos atributos do solo

a) os que afetam a permeabilidade e a capacidade de armazenamento de água. (Profundidade do perfil do solo, encrostamento superficial, subsolos compactados; leitos rochosos; método de preparo do solo)

b) aqueles que conferem ao solo resistência à desagregação, ao salpicamento e às forças de transporte da enxurrada. (Textura, estrutura, matéria orgânica do solo)

  1.  O principal objetivo das práticas de conservação do solo é o controle da erosão hídrica. De que forma esse controle ocorre?

As plantas de cobertura exercem esse papel, portanto, espera-se que uma espécie com alto índice de cobertura e elevada produtividade de fitomassa propicie maior proteção ao solo, reduzindo o impacto da gota de chuva sobre a superfície do solo e, em consequência, o escoamento superficial e a erosão hídrica.

  1.  Apesar de ser proibido por lei, ainda observamos o uso indiscriminado do fogo em vários ambientes. Por que o controle do fogo é considerado uma prática edáfica de controle a erosão?

Porque que se tem a cultura que mantêm ou melhoram a fertilidade do solo, porém essa é uma prática errada pois se tem uma redução em   relação aos nutrientes do solo, o fogo pode promover uma redução em seus teores, mais em contrapartida, aumenta a sua disponibilidade em virtude da mineralização.  Contudo, quando utilizado com frequência e em alta intensidade promove o empobrecimento do solo, uma vez que a combustão nunca é completa e gera, além de água, dióxido de carbono e calor, além de monóxido de carbono e outros produtos considerados poluentes, como hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com