TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANEJO DE ALIMENTAÇÃO DE NOVILHAS DA RECRIA ATÉ O PRIMEIRO PARTO

Por:   •  24/5/2021  •  Artigo  •  1.983 Palavras (8 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 8

MANEJO DE ALIMENTAÇÃO DE NOVILHAS DA RECRIA ATÉ O PRIMEIRO PARTO

INTRODOÇÃO

Este artigo tem como objetivo sintetizar de modo claro e objetivo como é feito o manejo quanto a alimentação de novilhas da recria até o primeiro parto. O método de pesquisa utilizado para este artigo foi uma revisão bibliográfica de conteúdos já existente na literatura.

A fase de recria das novilhas classifica-se entre o período da desmama ou desaleitamento até a primeira cobrição e consequentemente o primeiro parto. Essa fase exige dos produtores muita atenção, pois as novilhas estão em constantes mudanças corporais, como o crescimento ósseo, produção de proteína e variações hormonais.

No decorrer do seu crescimento, ocorre uma redução na formação dos ossos e de proteína, a deposição de gordura aumenta de forma acentuada (tecido adiposo), e dá-se o início da puberdade, primeiro cio, escolha da época de inseminação, primeira gestação e parto.

A fase se inicia quando o animal atinge 80 á 90 kg de peso vivo até a puberdade, e realizar o monitoramento do ganho de peso diário se torna fundamental, pois durante este período é recomendado que os ganhos de peso por dia não ultrapasse não pode ultrapassar 900 g por animal. Esse acompanhamento evita que as novilhas venham a ter má-formação da glândula mamária (acúmulo de gordura e menor quantidade de tecido secretor de leite), resultando em menor produção de leite durante a primeira lactação.

Essa fase que as novilhas se encontram necessita de um bom manejo e planejamento da alimentação visando reduzir a idade ao primeiro parto e garantir maior vida produtiva às novilhas. Dessa forma, os pecuaristas podem antecipar a idade ao primeiro parto de modo que se atente para a viabilidade econômica dessa prática.

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1. Criação de novilhas leiteiras no Brasil

A criação de bezerras e a recria de novilhas são atividades de grande relevância de propriedades leiteiras, de forma que a melhoria genética do rebanho dependerá do descarte anual de animais velhos ou com problemas reprodutivos e que serão substituídos por animais jovens e de potencial produtivo superior.

A atividade leiteira brasileira evoluiu de forma contínua nas últimas décadas, que resultou no crescimento consistente da produção, e colocou o país como um dos principais do setor leiteiro no mundo. De 1974 a 2014, a produção nacional quintuplicou, passando de 7,1 bilhões para mais de 35,1 bilhões de litros de leite. Entretanto, a partir de 2015, a produção caiu por dois anos consecutivos, mas em 2017, o Brasil voltou a registrar crescimento em sua produção de leite, superando o período de queda anteriormente observado.

Atualmente os produtores de leite devem procurar aplicar melhores práticas de manejo, tanto para as bezerras quanto para as novilhas. Boas práticas de manejo recomendam que o parto deva ocorrer em um piquete-maternidade limpo, em local que permita a monitorização por funcionários treinados para dar assistência ao parto, caso necessário, e para que possam contatar o médico-veterinário para emergências (Fuhrmann, 2001).

Para Santos & Damasceno (1999), Macmillan (2001) e Vandehaar (2001), um dos pontos mais importantes na criação das novilhas é monitorar corretamente sua taxa de crescimento, evitando atraso na maturidade sexual e na idade ao primeiro parto, determinando se as novilhas estão sub ou superalimentadas e conseguindo, desta forma, um desenvolvimento ideal no momento do parto, ou seja, 80 a 90% do peso e altura corporais do animal adulto.

Para a continuidade do desenvolvimento no setor leiteiro é necessário ações conjuntas de melhoria na produção e aumento de animais em lactação. Com isso, as novilhas são fundamentais para o processo, aonde sua criação e manejo apresentam importância para a obtenção de vacas de reposição com alta produtividade e qualidade do produto final.

2.2. Manejo das novilhas durante a fase de recria

A fase de recria das novilhas classifica-se entre o período da desmama ou desaleitamento até a primeira cobrição e consequentemente o primeiro parto. Essa fase exige dos produtores muita atenção, pois as novilhas estão em constantes mudanças corporais, como o crescimento ósseo, produção de proteína e variações hormonais.

No decorrer do seu crescimento, ocorre uma redução na formação dos ossos e de proteína, a deposição de gordura aumenta de forma acentuada (tecido adiposo), e dá-se o início da puberdade, primeiro cio, escolha da época de inseminação, primeira gestação e parto.

Essa fase que as novilhas se encontram necessita de um bom manejo e planejamento da alimentação que pode ser feito em sistema de confinamento, semi-confinamento ou a pasto combinando alimentos concentrados como sorgo, milho, soja, melaço de cana, ureia, caroço de algodão entre outros. Além, claro, de volumosos como pastagem, feno e silagem.

É importante também fazer o uso de suplementação mineral adequada como fosfato monocálcico, calcário, fosfato de cálcio, fosfato de potássio e durante a época seca do ano, o produtor deverá lançar mão de suplementos volumosos para evitar perdas acentuadas de peso.

Em geral, para o balanceamento da dieta é indicado diariamente o fornecimento de 40 – 80% de volumosos e de 1 kg a 2 kg de concentrado, constituído, em média de 16% de proteína bruta e 70% de nutrientes digestíveis totais. Durante este período é recomendado que os ganhos de peso por dia não ultrapassem 900g por animal, havendo a possibilidade de prejudicar o desenvolvimento da glândula mamaria e acarretar em menor produção de leite nas lactações.

2.3. Manejo das novilhas com um ano até a cobertura

Uma boa estratégia de criação de novilhas é estabelecer metas para o desempenho delas em função da disponibilidade de recursos, alimentação e futuramente a necessidade de reposição de fêmeas na propriedade. Logo é necessário estabelecer um plano nutricional apropriado para que as metas sejam atingidas, principalmente em relação à redução da idade à puberdade.

O início da fase da puberdade pode variar com a espécie que também está bastante correlacionado com o peso corporal e a idade. Quando mais rápido for o crescimento dos animais mais cedo o início da puberdade ocorrerá.

Moran et al., 1989 diz que a puberdade é o momento da manifestação do primeiro estro associado com uma ovulação potencialmente fértil seguido pelo desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com