TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitos e sua historia

Por:   •  6/4/2016  •  Resenha  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Mitos, primeira forma de explicar o mundo, representa uma simbologia de forças sobrenaturais ou seres heroicos. Filosofia/metafisica, os filósofos buscavam explicar os fenômenos a partir da própria capacidade racional, começaram a questionar sobre a noção da vida, Deus e da natureza humana, e o termo metafisico foi criado para se referir aos aspectos da realidade que não podem ser observados e medidos (Deus, virtude, alma). Antropocentrismo, deslocaram o conhecimento do universo para o homem, onde ele e o centro do universo. Filósofos clássicos: Sócrates “conhece-te a ti mesmo”, Platão “Mundo das ideias”, Aristóteles “conhecimento adquirido através da experiência”. Teocentrismo, através religião que o homem busca explicar os fenômenos e sua própria existência, surge o cristianismo. Racionalismo, surgiu uma crença onde podemos ter conhecimento sem experiência, foi nessa época que o cristianismo perdeu seu apogeu, mais permanece até os dias de hoje. Renascimento, conhecimento com experiência. Ciência, se desenvolveu em laboratórios e responsável pelo surgimento do progresso tecnológico. Três ciências a positivismo onde o conhecimento técnico e o único verdadeiro, o dialético que é a arte de dialogar, de debater, persuadir, e tem também a fenomenologia que estuda a essência das coisas. Ciência pós moderna, e o mundo atual em que vivemos, cheio de tecnologia.

Ciencia conjunto organizado de conhecimentos relativos a um  determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência, dos fatos e um método próprio.(objetivo de estudo, finalidade, métodos). Ciência é um método objetivo (mesmo método), logico (racional, pensado) e sistemático (organizado) de análise dos fenômenos, criado para permitir a acumulação de conhecimento fidedigno. Ciencia modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos, visando explicar os “porque” e “como” os fenômenos ocorrem, na tentativa de evidenciar os fatos que estão correlacionados, numa visão mais globalizantes do que a relacionada com um simples fato. 4 tipos de conhecimento, popular, cientifico, filosófico, religioso. Conhecimento cientifico real porque lida com ocorrências ou fenômenos, contingente (pode ou não ocorrer) pois suas preposições ou hipóteses tem a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico, sistemático já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias e não conhecimento dispersos e desconexos, verificável característica da veraficabilidade a tal ponto que as afirmações que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência, falível em virtude de não ser definido, aproximadamente exato desenvolvimento de técnicas podem se reformular o acervo de teoria existente.  

O que e pesquisa? Um conjunto de investigações, operações e trabalhos intelectuais ou práticos que tenham como objetivos a descoberta de novos conhecimentos a invenção de novas técnicas e a exploração ou a criação de novas realidades. A natureza pesquisa? O cientista tem ideias e formula hipóteses sobre a natureza das coisas, imaginário -> pesquisa. Para que serve a pesquisa? A pesquisa e requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema ou quando a informação se encontra em tal desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema. Objetivo principal, contribuir para a evolução do conhecimento humano em todos os setores. 1- deve seguir normas metodológicas consagradas pela ciência / 2- deve ser sistematicamente planejado / 3- executada de acordo com critérios rigorosos de processamento das informações / 4-  técnicas especializadas de verificação, interpretação e inferência da realidade. Caracterização quantitativa, considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classifica-la e analisa-las, requer o uso de recursos e técnicas estatísticas. Qualitativa, considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vinculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito, que não pode ser traduzido em número, ex: opnião do cliente sobre sua obra. Exploratória, visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vista a torna-lo explicito ou a construir hipótese.. envolve levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram experiências praticas com o problema pesquisado. Descritiva, visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis.. envolve uso de técnicas padronizados de coleta de dados como questionário e observação sistemático. Explicativa, visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos .. aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porque” das coisas.. assume em geral, a forma de pesquisa experimental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com