TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BACHARELADO EM ZOOTECNIA

Por:   •  16/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 7

NOME INSTITUIÇÃO: INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES

NOME CURSO: BACHARELADO EM ZOOTECNIA

COMPORTAMENTO ANIMAL

                                   

       

                                         Componente:   Isabella Barbosa De Oliveira Barroso

                   Karen Crystina Pereira Rocha

                   

                                         

                                                       

                                               

                                                        CERES (GO)

                                 JUNHO 2022

Introdução

O Comportamento animal é uma figura fenotípica num dado momento (MILLS & NANKERVIS, 2005), ou seja, animais com espaço insuficiente durante a alimentação podem apresentar comportamentos agressivos, competição e alta incidência de estereotipias, uma vez que este se tornou um fator limitante, fazendo com que cada espécie desenvolva um comportamento para demonstrar o que está sentindo ,por outro lado, em situações extensivas os estereótipos dificilmente ocorrem (MCBRIDE & LONG, 2001)

.A principal causa dos distúrbios de comportamento e agravantes dos níveis de estresse são frustrações, comportamento alimentar atípico, fatores hereditários, estresse social ou falta de contato com outros equinos. Além disso, o sistema inadequado de criação, quantidade e qualidade nutricional dos alimentos são reconhecidos como fatores propícios para estereotipias de grande relevância que são nítidas aos olhos, principalmente por profissionais da área (LEWIS, 2000; NICOL, 2012). Alguns cavalos podem ter suscetibilidade genética para estresse, assim como probabilidade de herdar desempenho particular de estereotipia. Os animais que vivem no pasto e/ou estábulo, com cargas adequadas de trabalho muscular, raramente desenvolvem hábitos alimentares e comportamentais anormais ou sofrem de distúrbios digestivos por estarem em lugares com uma alimentação não adequada, dada muitas as vezes por seres humanos  (LEWIS,2000).

Para evitar tais problemas na criação, a adequação da alimentação e manejo deve ser a primeira ação para impedir que o animal venha a desenvolver um comportamento estereotipado que, poderá acarretar prejuízo para a própria saúde do animal (MCBRIDE & LONG, 2001).Vários estudos com animais ingerindo dietas com adição de gordura, feno e/ou a diminuição  no nível de carboidrato na alimentação têm demonstrado tendência em direção ao declínio na ansiedade, no comportamento agressivo e na reação a estímulos visuais e sonoros inesperados. A resistência a insulina sugeriu que, por um longo período de tempo, uma boa alimentação contendo gordura e fibra podem auxiliar em uma melhor regulação do padrão de glicose, resultando em um efeito na função cerebral, especificamente na produção mais eficiente do regulador do humor, a serotonina. (EQUINEWS, 2011). Um animal deve se ter em primeiro lugar uma boa alimentação adequada e balanceada, espaços adequados e o respeito às necessidades fisiológicas e comportamentais de cada espécie, sendo pontos de interesse e importância para se ter uma criação racional e produtiva.

Calopsitas

As calopsitas (Nymphicushollandicus) são aves exóticas, de origem australiana que vêm ganhando destaque na preferência para a criação doméstica, por ser uma ave que apresenta uma variedade de cores e seu topete diferenciado, além da sua inteligência, capacidade de reproduzir sons que lhes são ensinados, fidelidade ao dono e seu temperamento alegre.

A vocalização juntamente com expressões corporais (principalmente o movimento de sua crista no topo de sua cabeça), são comportamentos que auxiliam na comunicação das aves.

A criação dessas aves não exige nenhuma autorização especial, visto que a portaria Nº 93, de 07 de junho de 1998 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA (1998) as considera como animais domésticos, possibilitando sua criação em cativeiro.

[pic 1]

Calopsita macho, chamado Cinzinha;

Idade: 4 meses

[pic 2]

Cachorros

As estereotipias ou condutas compulsivas são comportamentos repetitivos que são executados sempre na mesma sequência e que não têm nenhuma função ou fim aparente, apresentam-se fora de contexto e costumam ser exagerados e mantidos por um período de tempo considerável.

[pic 3]

Animal da raça Shih Tzu chamado Luiz Eduardo, macho;

Idade: 5 anos;

[pic 4]

Animal da raça Dachshund chamado Robson Toddynho(conhecido como:cofap ou salsicha);

Idade:2 anos

Os animais que se encontram em liberdade não desenvolvem comportamentos estereotipados. Todos os caminhos conduzem, então, a crer que a domesticação, sobretudo, o confinamento, provocam este tipo de atitudes anormais.A repetição desses comportamentos pode provocar lesões mais ou menos graves nos cães, sejam feridas em sua cauda pelas mordidas, ou dermatites acral, quando eles lambem de maneira compulsiva as suas extremidades sendo sempre no mesmo ponto, chegando inclusive a sofrer ulcerações, como:

  • Problemas intracranianos: Hidrocefalia, tumores, meningoencefalite.
  • Compressão da cauda equina e fraturas da cauda.
  • Afecções de pele: dermatites e alergias alimentares ou por picadas.
  • Outras causas: doenças virais – como o Destempero canino –, lesões em vias nervosas periféricas, problemas oculares, intoxicação por chumbo e encefalopatia hepática.

Atitudes repetitivas devem-se a um estado de frustração ou conflito aos quais os cães se veem submetidos durante um tempo e, que lhes provoca uma incapacidade para saber o que é o correto para, então, saírem das situações continuadas de estresse.

Um exemplo é privar os cães dos estímulos necessários para que desenvolvam comportamentos normais. Se você o mantiver preso, impedindo-o de ter uma atividade normal de exploração, é muito provável que ele comece a desenvolver condutas estereotipadas.

[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (596 Kb)   docx (781.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com