TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caprinocultura no sul do Brasil

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 2

Alunas: Ana Carla Sales Vaz, Keylah Ott Breus e Michelle Galvão de Oliveira

Grupo: 3 - Caprinos de Leite no Sudeste

RESUMO:

        A caprinocultura brasileira vem crescendo com o passar dos anos. O Nordeste possuí a maior parte do rebanho nacional, o Sudeste fica em segundo lugar, porém com uma diferença discrepante entre os dois. Possuindo apenas 3% do rebanho nacional, o Sudeste se caracteriza como um polo de produção leiteira tecnificada, produzindo 17% do total de leite de cabra anual do país.

Para alcançar alta produtividade, requer muito investimento no sistema de produção. Adota-se predominantemente sistemas intensivos (ou semi) em confinamento. Com isso, consegue-se explorar o máximo potencial de produção, fornecendo alimento de qualidade, minimizando gastos energéticos com locomoção na pastagem, evita estresse térmico e possibilita melhor controle zootécnico. Porém, é um sistema que requer alto investimento, tanto para as instalações e equipamentos como para a manutenção dele, com aquisição de bons alimentos e contratação de mão-de-obra qualificada.

Alguns fatores são imprescindíveis para atingir bons resultados, sendo a escolha da raça um deles. Deve-se usar raças especializadas em produção leiteira, como a Saanen, Alpina e Toggenburg. Além disso, o constante aprimoramento do rebanho através de seleção para melhoramento genético é fundamental, pois a cabra só pode expressar o nível de produção que sua genética permite expressar. No Brasil, até pouco tempo atrás se investia muito em importação de animais. Apenas recentemente começou-se a investir no melhoramento, com base nas condições ambientais e de mercado do país. O primeiro programa foi lançado em 2005, sob o nome de Capragene, sendo dirigido pela Embrapa e a Caprileite. Porém, poucos rebanhos participam dele ainda.  

O leite de cabra pode ser comercializado pasteurizado, em pó ou como UHT. Dele podem ser feitos diversos derivados, como queijos, sorvetes, iogurtes e cosméticos.

Há poucos programas de incentivo do governo para esta atividade. Um deles, como já falado, é o Capragene, que investe no melhoramento genético dos animais.  Outro é o Balde Cheio, que inicialmente era voltado apenas para bovinos leiteiros e mais recentemente incluíram os caprinos também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com