TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO BOVINOCULTURA

Por:   •  20/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA

DOCENTE: PROFESSOR JOÃO PAULO DE FARIAS RAMOS

DICENTE: MARIANA COSTA DIAS DA SILVA

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA AO SETOR DE BOVINOCULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA.

AREIA, PB.

FEVEREIRO/2020

Relatório de visita técnica à bovinocultura

   LOCAL: Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias, campus II, setor da bovinocultura.

DATA: 21 de novembro de 2019.

Caracterização de atividade:

O setor de bovinocultura possibilita a comercialização de variados resultados de produção como exemplo temos o mercado de leite, vestuário, couro, mercado genético com produção de reprodutores, carne e também o estrume.

Uma característica importante sobre o leite é que possui em média 3 a 3,5 gramas de proteínas a cada 100ml. Aproximadamente 4,69% de carboidratos que totalizam cerda de 29% dos valores calóricos do leite. A quantidade de gordura varia de 3% a 6% variando de acordo com a raça, manejo, época do ano e região.

FACILITADOR: Professor João Paulo de Farias Ramos

INTRODUÇÃO:

De acordo com a Zootecnia brasileira desde antiguidade, o setor da bovinocultura tornou-se um dos mais importantes setores do agronegócio brasileiro por possuir grande influência sob o crescimento da economia do país. Atualmente, o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, além disso é o segundo maior produtor de carne e o quinto maior produtor de leite. Este último tendo grande destaque devido ao alto valor de produção do país. A produção de leite tornou-se imprescindível na grade alimentar humana. Sendo um dos produtos entre os seis mais importantes da agropecuária brasileira, constatada pela análise dos custos de produção dos anos de 2014 a 2017 realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento, CONAB, o Brasil produz cerca de 7% de todo o leite do mundo. Entre 2008 e 2016, o Brasil foi responsável, em média, por 7% da produção mundial de leite, o que o coloca na quinta posição em termos de volume.

A cada dia o agronegócio leiteiro e seus derivados passam a desempenhar importantes papéis no suprimento de alimentos e possibilitando ao mercado de trabalho muitas possibilidades de emprego, resultando em uma geração de renda.

OBJETIVOS:

A visita técnica ao setor da bovinocultura teve como objetivo conhecer e familiarizar-nos com o manejo necessário para desenvolvimento ao realizar trabalhos em determinada espécie. Adquirir conhecimentos sobre a alimentação correta dos bovinos, bem estar, lucratividade, higienização das baias, higienização do processo de ordenha e cuidados para prevenção de infecções como a mastite, alimentação, amostragem de rações e entendimento do processo pré-ordenha e pós-ordenha, tipos de raça e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (152.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com