TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peixe Limpa Vidros

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  841 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A produção de peixes ornamentais vem crescendo rapidamente com o aumento da demanda mundial, e no Brasil, está sendo considerado um setor lucrativo da piscicultura (Lima et al., 2001), movimentando um comércio de aproximadamente 1539 espécies (Cato & Brown, 2013). A palavra ornamental remete a beleza. Obviamente as formas belas e elegantes dos peixes são bastante apreciadas pelos aquaristas, mas da mesma maneira as formas bizarras e chocantes também são apreciadas. Não somente peixes são usados em aquários e lagos para fins ornamentais, como também mais de 20 milhões de indivíduos de invertebrados e corais que são comercializados anualmente como ornamentais (Wabnitz, 2003). Pode se definir que Organismos Aquáticos Ornamentais são espécies com habitats predominantemente aquáticos, em qualquer um dos seus estágios de desenvolvimento e que alguém deseje manter em aquários, tanques, lagos ornamentais com fins estéticos, para diversão ou educação. A manutenção de peixes com fins estéticos é antiga. Podemos encontrar exemplos nas culturas egípcia, romana e, especialmente, oriental. Os chamados aquários, tanques feitos de vidro e que possibilitam a contemplação dos animais pela lateral surgiram no século XV na Inglaterra e eram considerados itens de luxo pela alta sociedade.

Hoje é possível contemplar aquários com organismos que até poucas décadas atrás não conseguiam sobreviverem cativeiro. E, mais importante, é possível mantê-los saudáveis e até reproduzi-los. Por isso, uma atividade que antes era somente exploratória passa a poder preservar espécies que tem o ambiente constantemente ameaçado por outras atividades antrópicas.

A família Loricariidae  tem cerca de 600 espécies distribuídas em Central e América do Sul (Reis et al, 2003;. Reis, 2004; Lehmann, 2006), a variedade de formas, comportamentos alimentares e que Isso torna altamente atraente especialmente para aquários, participar significativamente no mercado global para peixes ornamentais. No Rio Orinoco loricarideos são 59% da captura de peixes de aquário para exportação em torno de 61 espécies (INCODER, 2005; Arias, 2006).

Eles também apresentam estratégias reprodutivas múltiplos e complexos, incluindo procissões elaboradas, estruturas anatômicas especiais, cuidados de nidificação e parental, o que os torna interessante para estudos biológicos (Suzuki et al, 2000;.. Nakatani et al, 2001).

Peixe Limpa Vidros

O peixe Limpa Vidro também conhecido como Oto são peixes pertencentes a família Locaridae , e  ao género Otocinclus pertencem várias espécies, as mais conhecidas são Otocinclus affinis e Otocinclus vittatus.

[pic 1]

Os peixes do gênero Otocinclus são peixes pequenos com tamanhos que variam de 3 a 5 cm, originários da américa do sul com expectativa de vida de 4 a 5 anos, possuem espinhos (alguns raios das nadadeiras que se tornam rígidos e pontiagudos) que podem machucar seriamente se manejado de forma incorreta. A tecnologia com relação ao domínio da tecnologia de produção comercial ainda está sendo estudada, sendo capturada para o comercio, a maioria das espécies tem preferencia a ambientes pouco iluminados, quanto a hábitos variam parte tem hábitos diurnos outras noturnos, neste caso Preferem aquários menos iluminados e estarão sempre mais ativas a noite, no caso de aquários, quando as luzes estiverem apagadas; Gostam de aquário com plantas, preferencialmente com plantas de folhas largas e grandes, pois sombreiam o aquário e oferecem refúgio quando o peixe se sentir inseguro; na natureza gostam de nadar em cardumes, preferindo aguas bem oxigenadas e ambientes lênticos nas margens dos rios com água de 20 a 25 ° C de temperatura, pH 6,0 a 7,5 e 70 210 ppm de dureza (Schaefer, 1997; Reis, 2004). São exigentes quanto à qualidade da água: são sensíveis aos nitritos, fosfatos. Também são peixes muito sensíveis ao sal (Cloreto de Sódio - NaCl): sua aplicação no aquário provoca mortes na maioria dos Peixes. Eles possuem uma camada de muco epitelial (muco natural e protetor que recobre todo o corpo do peixe) muito fina ou até ausente. Quando em contato com a água, devido a fina camada de muco, todas suas células "murcharão", perdendo sua água para o meio externo e o peixe vai, de foma dolorida e lenta, morrer desidratado, mesmo estando dentro d'água! Na natureza eles se alimentam sobre das algas e perifíton obtida explorando vários substratos (Castro, 1994; Britto e Moreira, 2002). Quanto ao seu comportamento são peixes pacíficos, que vivem boa parte de sua vida procurando por alimento nas superfícies das plantas, rochas, troncos e vidro do aquário. Podem ser facilmente mantidos em aquários comunitários, desde que com companheiros compatíveis.

Quanto ao Dimorfismo Sexual é mais fácil sexá-los quando os vemos por cima, a fêmea costuma ter o ventre um pouco mais roliço que o do macho. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.

Desenvolvimento

Reprodução:  são peixes ovíparos, desenvolvimento embrionário ocorre dentro de um ovo. O processo de reprodução desses animais é caracterizado pelo depósito dos ovos no meio externo, já fecundados; e, assim, até virar um alevino o processo ocorre fora do corpo da mãe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com