TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de caca de Búfalo

Por:   •  23/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Para que uma actividade produza resultados satisfatórios passa necessariamente por uma planificação, uma vez bem definidas as formas de como as actividades serão executadas, o plano serve de guião ou o orientador para o alcance dos objectivos com sucesso.

Este presente trabalho aborda sobre o plano de caca de búfalo.

Refira-se que esta caça será efectuada no distrito de Macossa, na província de Manica e concretamente na Coutada Oficial de caca nº 9, num período de uma semana com uma quota de 4 animais das espécies em referência neste trabalho.

Importa deste modo referir que para a execução desta actividade serão tomados em conta todos aspecto conforme a lei e o seu, ou seja, serão usados meios, instrumentos e tipo de licença permitidos pela lei.

Ao se realizar esta actividade ira se basear em certas metodologias que na actividade estão descritos todos procedimentos desde a mobilização dos equipamentos até a execução no terreno incluindo as táticas a serem usadas.

Objectivos

Geral

Realizar uma caça profissional para abater quatro búfalos na coutada oficial nº 9 no distrito de Macossa.

Específicos


O animal

Búfalo

Nome científico: Syncerus caffer

Nome inglês: Buffalo

Caracteristicas

O búfalo jovem possui uma pele de cor castanha- avermelhada e a medida que cresce vai escurecendo, ao ponto de já adulto ter uma cor totalmente negra. Possui patas curtas e fortes, sustentando um corpo extremamente sólido e vigoroso exprimindo um grande poder muscular. A cabeça é redonda e curta possuindo 2 cornos maciços e longos na base. O búfalo pesa em condições normais nos machos 750-820 kg e nas fêmeas 680-750 kg a altura média dos cornos é de 100 cm, o recorde máximo foi de 162, cm, pode atingir uma altura de 1.70 metros nos machos e 1.50 m nas fêmeas, possui uma pata com um comprimento de 15 a 21cm entre as extremidades.

Comportamento

O búfalo é um animal inteligente e dotado de elevado instinto social. Vive em grandes grupos que vão desde centenas até milhões de indivíduos adultos e jovens de ambos os sexos, chefiados pelo macho mais velho e potente. Em algumas ocasiões podem-se ver manadas somente de machos, machos esses que foram derrotados nas disputas amorosas, aguardando por melhores dias para se reintegrarem nos grupos que anteriormente viviam. É um animal de carácter pacífico mas, quando ferido ou adquirido a neurastenia vinga-se agressivamente. O estado neurasténico aparece como resultado da perda do seu vigor. Realiza as suas actividades durante à noite e nas primeiras horas da manhã por ser tempo fresco. Em algumas ocasiões pode ser domesticado pelo Homem.

Habitat

Búfalos-africanos ocorrem em grande parte da África sub-saariana; e vivem em vários habitats, vivem principalmente em pântanos de baixa altitude, mas também arbustivos semi-áridos, floresta de acácias, florestas de miombo Brachystegia, savanas costeiras e florestas tropicais idas de terras baixas e inclusive em altitudes de até 4.000 m em pastagens e florestas de montanha. Eles estão ausentes somente em desertos e sub-desertos, como o da Namíbia e a zona de transição Saara / Sahel. Os búfalos-da-floresta existem em grandes densidades nas áreas abertas dentro da floresta equatorial, mas em baixa quando em zonas fechadas

Alimentação

O búfalo é um animal tipicamente herbívoro, no tempo seco ele alimenta-se nas áreas pantanosas e com plantas aquáticas, também come folhas de arbustos é este é o motivo que o leva a preferir viver em largas áreas planas granosas, onde possa ter em abundância a alimentação.

Reprodução

O período de gestação do búfalo é de aproximadamente de 11 meses, no fim deste tempo pare uma cria, esta atinge a puberdade aos 8 anos nos machos e 5 nas fêmeas.

Pegadas                                 Fezes                                         Búfalo

[pic 1][pic 2][pic 3]


Descrição da área de caça

Localiza-se no distrito de Manica na província de Manica, limitado do este pelo distrito de Tambara e faz fronteira com Gorongosa oeste e sul pelo distrito de Báruà e norte pelo distrito de Guro ligado pela estrada nacional N 7.

A coutada 9 localiza-se maioritariamente no distrito de Macossa, nos postos administrativos de Macossa-sede e Nhamagua, nas suas localidades de Mussangadzi e Dunda, abrangendo o extremo noroeste do distrito de Guro, postos administrativos de sanga e Mungari e a norte do distrito de Tambara, posto administrativo de Buzi e Muteme.

O terreno deriva-se do agrupamento de vários agrupamentos de solos, destacando-se o agrupamento de solos argilosos vermelhos, solos arenosos vermelhos e solos vermelhos de textura media e ainda os linólicos. (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/descricao_dodistrito_de_macossa/manica)

Modelo de caça que vai ser usado

Da licença de caça deverá contar

Pedido de licença do modelo

Descrição do acampamento para caça

Recursos humanos

Nome

Formação Académica

Função

Responsabilidade nas actividades

Tempo nas actividades (%)

Pedro Arestides Armado Manuel

Gestor de Fauna Bravia

Caçador principal

- Abater os Búfalos mais velhos.

 -Usar os instrumentos e meios de caça de acordo com o tipo de licença atribuída;

100

Isidro Alberto

Técnico médio em gestão da Fauna Bravia

Caçador Guia

-mostrar o caçador a área em que os animais se encontram;

- Identificar os animais para abater;

100

Patrício do Santos Tafataona

Motorista

Acompanhante

- Leva o caçador guia e o caçador principal ao local de caca e assim que for necessário em deslocar

75

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (254.6 Kb)   docx (117.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com