TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc segurança do trabalho

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 6

                                 CENTRO DE ENSINO IMPACTO- C.E.I

CURSOS TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO

ESTRESSE  NA SOCIEDADE

Jacundá-PA

2014

Lucineide Jesus Souza 003491

Cassiaria Moraes Guimarães 003514

Patricia de Jesus Souza003340

ESTRESSE NA SOCIEDADE

Pré-Projeto apresentado ao Centro de Ensino Impacto para obtenção do titulo de Técnico em Segurança no Trabalho.

Orientador :Profº Esp./ Israel Soares.

         

                                                         

Jacundá - PA

2014

  Introdução

    O presente trabalho é uma abordagem que implica na proposta da escolha do tema para elaboração do Trabalho acadêmico do Curso de Técnico em Segurança no trabalho, com abordagem no estresse da sociedade atual.

O curso é ministrado pelo Centro ensino técnico e profissionalizante Impacto do Pará no município de Jacundá.

        Será apresentada a importância de compreender os motivos que levam a sociedade as várias formas de stress onde interfere na saúde  da população de modo geral, pois estamos freqüentemente expostos a esse problema tanto em  ambiente de trabalho como na vida pessoal.

O Estresse é precedida de esgotamento físico e mental intenso do corpo humano, as pessoas sofrem de stress quando sentem que há um desequilíbrio entre as solicitações que lhes são feitas e os recursos de que dispõem para responder a essas solicitações(pressões no trabalho) imposta pela necessidade de executar as tarefas.

Embora essas solicitações seja psicológica, o stress afeta igualmente a saúde física do indivíduo, o stresse é provocado por um desajustamento entre nós e o trabalho, por problemas de relacionamento, pela presença de violência psicológica ou física no local de trabalho ou ainda pela existência de conflitos entre o nosso papel no trabalho e fora dele.

 

        

JUSTIFICATIVA

        Com o grande crescimento de migrantes na cidade de Jacundá, por volta das décadas de 80 e 90, por conta do comércio e exploração da indústria madeireira, aumentou de forma significativa o deslocamento de indivíduos de outras regiões para Jacundá, em grande quantidade, maranhenses em busca de oportunidades como trabalho, moradia e educação.

        Baseado nessa realidade a qual pertence também a maioria da população dos municípios circunvizinhos de Jacundá escolhemos a temática: Processos Migratórios no município de Jacundá (1980-1990), e consequentemente saber os motivos que levaram e levam nordestinos (maranhenses) a fazer essa escolha de deslocamento.

            E observando que boa parte dos indivíduos pertence a uma classe social desmerecida financeiramente e verifica-se que quando chegavam e chegam no município muitos passam a conviver em condições muitas vezes subumanas, não tenho nem mesmo moradia e muitos até retornam para suas terras de origem ou passam a viver sem o básico para se viver.

PROBLEMÁTICA

        O tema: Processos Migratórios na cidade de Ja

        

OBJETIVOS

 

        

        Compreender os processos do stress no trabalho operacional e pessoal do ser humano, os principais fatores que levam ao stress no ambiente de trabalho são:  

  • Stress ocupacional
  • Stress ambiente
  • Stress social

HIPÓTESE

        

        A cidade de Jacundá, mantida por muitos anos principalmente pelo setor madeireiro, despertou a atenção de grandes investidores, que viram no município uma rápida oportunidade de crescimento financeiro. Com isso houve-se a necessidade de mão-de-obra em grande quantidade e que fosse barata. Com essa troca, trabalho pelo salário, esses trabalhadores  acabaram ficando de vez na cidade

        Jacundá, então passou a conviver e construir diversos costumes, culturas durante as duas décadas (80 e 90).

        Os fatores que contribuem com a migração no município de Jacundá estão relacionados a questões socioeconômicas.

        As questões socioeconômicas não contribuem com fatores migratórios no município de Jacundá.

        A maioria dos entrevistados expressaram sentimentos de satisfação na atual realidade em que vivem.

        Parte dos entrevistados expressaram-se insatisfeitos com atual realidade que vivem.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O sentido de migração está em trocar de região, país, estado ou até mesmo domicílio. É algo que já acontece há muito tempo atrás, desde o começo da história da humanidade. Migrar faz parte do direito de ir e vir, que consta na constituição. Porém essa questão da migração envolve muita polêmica, que gira em torno das condições em que ocorrem esses processos migratórios: se de um modo livre, que assim está se exercendo este direito ou se de modo obrigatório, que tende a realizar interesses políticos e econômicos desumanos, visando sempre o capital, sendo algumas vezes nacional e outros estrangeiros, marcando cada vez mais esse enorme abismo que existe entre o mundo da riqueza e o mundo da pobreza.

Devido a todo esse complicado processo, podemos dizer que temos a existência de duas partes em nosso país, que insistem em conviver neste contraste de seus números.

        Para Martini (2007, p. 01) A migração é outra componente demográfica que também pode modificar a estrutura populacional. Isto porque, na presença de desequilíbrios regionais, áreas de maior dinamismo econômico são destinatárias de fluxos migratórios originados das demais regiões.

        O autor ainda afirma que:

A busca de melhores condições de vida fundamenta a maioria dos deslocamentos populacionais. Para populações em idades ativas, isso normalmente significa a busca de melhor emprego e de renda. As pessoas se deslocam para aquelas localidades onde sua rede de informações – que, evidentemente, pode não ser perfeita – lhes indica que existem maiores possibilidades de encontrar um trabalho ou uma atividade melhor remunerada. A nível agregado, isto significa que grosso modo os migrantes seguem a mesma rota que os investimentos econômicos. Entretanto, a relação entre estímulo e migração não é perfeita nem imediata. Mesmo para os estudiosos e acadêmicos, a informação sobre espacialização dos investimentos produtivos tende a ser defasada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com