TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em Agronegocio

Por:   •  10/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 2

1 - Quais as principais três fatores climáticos que influenciam o desenvolvimento e crescimento da soja? Faça um pequeno resumo de cada um deles.

Os fatores são Água(Hídrico), Temperatura(Térmico) e Radiação Solar (Foto periódico). - A água é fundamental para o ciclo da cultura, o excesso ou a falta afetam a produtividade

- Hídrico: a água constitui aproximadamente 90% do peso da planta, atua nos processos fisiológicos e bioquímicos, tem função de solvente transportando gases, minerais e outros solutos na planta. A falta ou excesso da água reduz a produtividade, se deficiência ocorrer na fase vegetativa, o desenvolvimento foliar é reduzido. A deficiência hídrica durante a época de floração, causa o aborto das flores e a redução da produção. Se ocorrer durante o período de enchimento dos grãos, reduzirá esse período, o peso dos grãos e, consequentemente, a produção. 

- Temperatura: importante fator para o desenvolvimento da cultura e para a produtividade. Cada fasede desenvolvimento da planta, possui uma faixa de temperatura ideal. Caso ocorra uma variação que afete essa faixa de temperatura, o processo metabólico será afetado, reduzindo a produção.

Faixas de temperatura por fase de desenvolvimento:

- Germinação e alongamento do hipoclorito: 5ºC ~ 40ºC, temperatura ótima em torno de 30ºC

- Fotossíntese, formação nodular, absorção de nutrientes: faixa de temperatura ótima 25ºC ~ 30ºC

- Alongamento das raízes: faixa de temperatura ótima 22ºC ~ 27ºC

- Florescimento: 20ºC é baixo, aumenta até 32ºC.

- Radiação solar, é a fonte de energia para o processo fotossintético. Determina o foto periodismo, que controla a floração e a frutificação. Cada cultura possui seu foto período crítico, para a soja é de 13 horas.

2 – Justifique a análise de solo com a profundidade de 20 – 40 cm.

Resposta> Para conhecer a fertilidade do solo é indispensável a análise química, obedecendo os critérios técnicos de coleta, ou seja; coletar o solo na projeção da saia, de ambos os lados da rua, com um mínimo de 20 sub-amostras por gleba homogênea quanto ao solo, idade, variedade e espaçamento da cultura.

Antes da implantação da lavoura, efetuar amostragem de 0 a 20 cm e outra de 20 a 40 cm, na mesma perfuração, o que permite a orientação sobre a necessidade de um manejo diferenciado de correção indispensável ao sucesso na formação.

Em lavouras já implantadas, efetuar coletas à profundidade de 0 a 20 cm, antes da arruação, caso este tipo de trato cultural ainda seja utilizado, obedecendo ao intervalo mínimo de 90 dias da última adubação potássica (maio a agosto). Periodicamente, a cada 2 anos é aconselhável realizar amostragens também de 20 a 40 cm de profundidade, na faixa adubada no mesmo local das amostras de 0 a 20 cm, para avaliar a movimentação de nutrientes no solo, com reflexos no desenvolvimento do sistema radicular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com