TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo Sustentável para Amazônia.

Por:   •  29/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 10

Turismo Sustentável para Amazônia.

 

Rio Pomba 2012


 INTRODUÇÃO

        Não há duvidas que o turismo tem grande potencial para a Amazônia, de modo compatível com os pressupostos do desenvolvimento sustentável. Trabalhar este tema mostra um lado importante da região amazônica uma vez que a atividade turística tem crescido consideravelmente em todo mundo e com o aumento de procura em atividades relacionadas a natureza o a região amazônica poderá participar  ativamente deste nicho de mercado.

         Neste contexto, ações governamentais estão sendo implementadas, podendo ser identificadas e destacadas duas grandes frentes: a implementação, expansão e consolidação do Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT), desenvolvido e gerenciado pelo Instituto Brasileiro do Turismo (EMBRATUR) e Ministério do Esporte e Turismo (MET); e, o recente início e operacionalização da primeira fase do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (PROECOTUR/TURISMO VERDE), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal (MMA), através da Secretaria de Coordenação da Amazônia (SCA).

         Paralelamente à essas ações, outras também, vêm sendo realizadas por  organismos regionais e se somam, num esforço integrado de promoção do  desenvolvimento do turismo, como fator de fortalecimento da economia regional.         O grande efeito multiplicador das atividades turísticas na economia de uma localidade é inegável, como também, são os benefícios socioeconômicos e ambientais proporcionados, que podem gerar impactos altamente positivos para as localidades

receptoras.

        Assim, para que se possa ter um entendimento seqüencial sobre o turismo, este trabalho, em seu conteúdo programático, procura abordar o turismo como alternativa de desenvolvimento sustentável para a Amazônia.

Discussão

A Organização Mundial do Turismo (OMT) no documento “Desenvolvimento de  Turismo Sustentável: manual para organizadores locais” (1994), em relação ao âmbito do desenvolvimento sustentável, estabelece três princípios vitais a serem considerados:

a) Sustentabilidade do ambiente: assegura a compatibilidade do desenvolvimento com a manutenção dos processos ecológicos essenciais, como também, a diversidade e recursos biológicos;

b) Sustentabilidade social e cultural: assegura que o desenvolvimento aumenta o controle das pessoas sobre as suas vidas, é compatível com a cultura e

os valores morais do povo por ele afetado e que mantém e fortalece a identidade da comunidade;

c) Sustentabilidade econômica: assegura o desenvolvimento como economicamente eficaz e que os recursos sejam geridos de modo a suportar as gerações futuras.

Nos dias de hoje, as preocupações sobre turismo sustentável se voltam acentuadamente para as questões ambientais e em menor intensidade para a dimensão econômica. A par disso, Swarbrooke, em sua obra “Turismo Sustentável Conceito e Impacto Ambiental” (2000, p. 93), faz as seguintes afirmações sobre o turismo:

  •  é a principal indústria e o principal motivo de

entrada de divisas, em moeda estrangeira em

muitos países emergentes;

  • é a base do crescimento de muitas empresas multinacionais;
  • integra em proporção significativa a renda anual disponível de muitos povos nos assim chamados países desenvolvidos;
  • consome bilhões em dinheiro todos os anos em investimentos de infra-estrutura no setor público.

A análise custo-benefício constitui uma ferramenta valiosa que pode auxiliar na tomada de decisão para projetos de desenvolvimento do turismo, contudo, deve haver uma sensibilidade quanto a avaliação dos benefícios que um projeto pode proporcionar para uma região como um todo e dos altos custos que pode trazer para uma parcela da comunidade. Nesse sentido,Swarbrooke (2000, p. 95) aponta os seguintes benefícios e

custos econômicos do turismo:

a) benefícios econômicos do turismo:

  • criação de empregos;
  • injeção de renda na economia local pelo efeito multiplicador;
  • auxílio para a manutenção da viabilidade dos negócios locais;
  • reforma e reestruturação da economia em cidades e metrópoles onde outras  atividades industriais estão em declínio; e
  • estímulo a investimentos internos e industriais.

b) custos econômicos do turismo:

  • muitos empregos são mal remunerados e/ou sazonais;
  • custos de ocasião, como por exemplo o dinheiro
  • investido em turismo que não poderá ser usado posteriormente para outras finalidades;
  • congestionamento;
  • a necessidade de investir em infra-estrutura dispendiosa que pode ser usada apenas em parte do ano;
  • excessiva dependência do turismo, tornando a economia local vulnerável as mudanças no mercado de turismo.

PRINCIPAIS PROGRAMAS PARA O DESENVOLVIMENTO

DO TURISMO REGIONAL

Entre as iniciativas de desenvolvimento do turismo na Amazônia, identifica-se a implementação de alguns programas, considerados os principais, os quais são tratados a seguir:

a) Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT). O Programa é desenvolvido no Brasil a partir da adaptação dos instrumentos operacionais elaborados pela OMT, o que permite o uso de uma metodologia trabalhada sob o enfoque participativo – Planejamento de Projetos Orientados por Objetivos (ZOPP) - para a formação da equipe técnica de operacionalização do PNMT.

O processo de capacitação ocorre em três fases consecutivas,

da seguinte forma:

1ª Fase: Oficina de SENSIBILIZAÇÃO

Tem o objetivo de conscientizar e mobilizar os agentes multiplicadores estaduais e os monitores municipais, estimulando- os e motivando-os para desenvolverem o programa de sensibilização da comunidade para a importância do turismo como fator de desenvolvimento socioeconômico, sendo os resultados das ações desta etapa avaliadas a ajustadas na fase seguinte.

2ª Fase: Oficina de CAPACITAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (176.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com