TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AGROPECUÁRIA, O MEIO- AMBIENTE E A NOSSA SAÚDE

Por:   •  30/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS- UNICAMP

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR SUPERIOR- PROFIS

GIULLIA VALENTIN PEREIRA  RA: 217072

A AGROPECUÁRIA, O MEIO- AMBIENTE E A NOSSA SAÚDE

CAMPINAS- SP

2018

GIULLIA VALENTIN PEREIRA  RA: 217072

A AGROPECUÁRIA, O MEIO- AMBIENTE E A NOSSA SAÚDE

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina HH092 do curso ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior)- Unicamp, para obtenção de nota.

                                                                Orientador (a): Profª Rachel Gryszczenko Alves Gomes

CAMPINAS- SP

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................4

2 . DISCUSSÃO BIBLIOGRÁFICA.......................................................................5

3. METODOLOGIA.................................................................................................6

4. CRONOGRAMA..................................................................................................7

5. BIBLIOGRAFIA...............................................................................................8-9

  1. INTRODUÇÃO

       Para essa pesquisa serão usados dois vídeos e um documentário como fonte. O primeiro vídeo: Tudo que está errado com os ovos (dublado), publicado no dia 2 de março de 2018 e o segundo: Leite é cruel! Publicado no dia 8 de dezembro de 2017, no canal Fala Vegan, do Youtube, produzidos por Erin Janus. O documentário: Cowspiracy (dublado)- o melhor documentário que irá assistir foi publicado dia 8 de dezembro de 2017 pelo canal PARE E PENSE também do Youtube, é de 2014 e foi produzido por Kip Ardersen. Os vídeos falam sobre o consumo excessivo de leite e ovos, a maneira como os animais são tratados para saciar os nossos desejos. E, o documentário fala sobre os impactos ambientais e os males causados à nossa saúde pela indústria agropecuária.

        Os vídeos e o documentário discutem a maneira como a indústria agropecuária trabalha causando impactos ambientais, problemas de saúde nas pessoas que consomem seus produtos. Efeitos no aquecimento global, extinção de espécies, desmatamento, consumo excessivo de água, a situação precária, que os animais criados em larga escala vivem, e o aumento de doenças crônicas na sociedade atual. Eles também mostram que há certa resistência desse setor para esclarecer as dúvidas das pessoas que procuram respostas, pois isso os afetaria diretamente, fazendo com que essa indústria passasse por uma crise. O governo, por estar, envolvido também se prejudicaria. Mas afinal, por que mexer em algo que dá certo?

         Esse tema foi escolhido, porque existe uma grande dificuldade de abordagem, pelo fato de confrontar a maneira de viver das pessoas e mexer com os interesses da indústria agropecuária, dos hospitais e farmacêuticos, do governo e das organizações ativistas que se dizem a favor do meio ambiente e da saúde da população, e por isso ninguém fala no assunto. Incomodou-me a ponto de me fazer desejar mudar meus hábitos.  

Palavras-chave: Agropecuária; Agronegócio; Animais; Veganismo; Doenças; Saúde pública.

  1. DISCUSSÃO BIBLIOGRÁFICA

         Desde criança nós aprendemos a ser consumistas. Diariamente compramos coisas para o consumo próprio e não paramos para analisar se aquilo é, realmente, necessário. A indústria agropecuária está em constante crescimento, pois é o principal foco de todo nosso consumo. Depois de sermos desmamados não tem por que continuar a consumir leite, mas mesmo assim nós bebemos  como se fosse água. E por quê? Por uma questão cultural. Simplesmente por gostar. O cardápio brasileiro é rico em leite, carne vermelha, ovos, queijo, etc.                                          

       Na infância aprendemos que é nesses alimentos que encontramos as proteínas e cálcio necessários para ter saúde, mas na realidade nós encontramos tudo isso nas plantas. Na verdade nós não somos onívoros (animais que se alimentam de plantas e carne), somos frugívoros (animais que se alimentam apenas de plantas). Mas então, se nós podemos sobreviver e ter uma vida saudável apenas com uma dieta a base de plantas, por que é que continuamos a ingerir esses produtos tóxicos que estão sendo vendidos a  nós?

         A principal causa de doenças crônicas, causadas nos seres humanos, é a dieta rica em gorduras e hormônios, presentes em excesso nas carnes, tanto na carne vermelha, quanto na branca, e nos ovos. O leite que consumimos de forma exagerada não tem como função nos proporcionar a quantidade de cálcio que seria considerado saudável para que tenhamos ossos fortes e fiquemos mais resistentes às doenças, na verdade grande parte do leite são células somáticas, ou, pus e sangue. Pesquisas apontam que pessoas que consomem muito leite não tem mais cálcio nos ossos e não são mais saudáveis do que quem tem a sua dieta inteiramente baseada em plantas. A maneira como os animais (vacas, porcos, frangos, etc.) são tratados é completamente desumana. Eles são mantidos confinados e são explorados até que haja uma exaustão, emocional e física, a ponto de eles não serem mais produtivos e nem lucrativos para a indústria. No final acabam sendo degolados e repartidos em pedaços para serem vendidos. A criação em larga escala desses animais causa um impacto ambiental enorme.

          Segundo a bibliografia os impactos ambientais causados pela agropecuária fazem um mal enorme para a nossa saúde.  Efeitos no aquecimento global, extinção de espécies, desmatamento, consumo excessivo de água, a situação precária, que os animais criados em larga escala vivem, e o aumento de doenças crônicas na sociedade atual. São acontecimentos que tem colaborado para as crises que estamos vivendo. Por isso é necessário que nós busquemos mais informações acerca dessa indústria.

  1. METODOLOGIA

       Essa pesquisa de caráter qualitativa e quantitativa, inserida na área da agropecuária, tem como metodologia o uso de entrevistas e do levantamento de dados através de pesquisas realizadas com pessoas diversas que costumeiramente consomem produtos de origem animal e pessoas que tem sua dieta inteiramente baseada em plantas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com