TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agricultura Tradicional

Por:   •  31/3/2019  •  Resenha  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Agricultura tradicional

Nome: Vânia Sebastião Langa

A agricultura tradicional é desenvolvida maioritariamente por pessoas que não dispõem de tecnologias e conhecimentos científicos apropriados para o exercício da mesma, a transmissão de conhecimento sobre as técnicas agrícolas por elas usadas é feita verbalmente e através de demonstrações de geração em geração desde as pessoas mais velhas até às crianças.

Na agricultura tradicional a produtividade da terra é baixa porque não há uma boa preparação do solo para o seu uso, a produtividade da pecuária é baixa causando um baixo crescimento e peso dos animais, a produtividade do trabalho também é baixa devido a limitada quantidade de terra disponível por agricultor, a falta de recursos tecnológicos para ajudar na produção agrícola e a baixa produtividade de variedades de cultivos.

As decisões dos agricultores sobre o que e quanto produzir são baseadas em factores culturais e em algumas variáveis económicas como o preço (inflação). Um aumento geral dos preços agrícolas em relação a outros preços, pode dar aos agricultores tanto incentivo limitado como capacidade limitada para responder de forma imediata devido a comercialização limitada de culturas por muitos agricultores de baixa renda, a falta de terra, e outros insumos para aumentar a produção pois, para a sua aquisição precisariam de mais custos o que não seria rentável para aumentar a produção agrícola apesar dos preços serem altos.

Outra razão que dificulta o desenvolvimento da agricultura é o facto de o aumento da área de cultivo não ser acompanhado com o melhoramento de materiais, técnicas de plantio e melhoramento do capital humano. Nos países desenvolvidos existem diferentes oportunidades de emprego, diferente do que se verifica nos países em vias de desenvolvimento que não possuem muitas opções optando sempre pela agricultura para poderem alimentar as suas famílias e fazer algumas trocas comerciais entre eles.

Cerca de 80% a 90% dos recursos usados na produção agrícola tradicional, a expansão da terra para o cultivo por exemplo depende da produtividade da mão-de-obra, isto é, ela é intensiva uma vez que o cultivo é totalmente manual. Em geral para melhorar a agricultura tradicional é necessário aumentar o capital físico como maquinarias, a aplicação de programas de extensão para agricultores tradicionais, provisão de crédito de baixo custo para os pequenos agricultores.

Umas das implicações na aplicação de algumas estratégias para o desenvolvimento da agricultura, é que pouca tecnologia agrícola nova não está disponível na área rural tradicional, essas novas tecnologias, muito mais produtivas precisam ser disponibilizadas para as áreas agrícolas das nações em desenvolvimento para acelerar o crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com