TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura tradicional e seu impacto sobre o solo

Por:   •  24/6/2017  •  Artigo  •  2.791 Palavras (12 Páginas)  •  3.235 Visualizações

Página 1 de 12

1.INTRODUÇÃO

O trabalho aborda, sobretudo a Agricultura Tradicional e seus impactos sobre o solo.  O solo é fundamental para a sustentabilidade e produtividade de ecossistemas naturais e agrícolas. A qualidade do solo é um conceito desenvolvido para caracterizar o uso e a saúde do solo. Uma definição geral da qualidade do solo é a aptidão que um solo tem para um uso específico.

A agricultura tradicional não exige os elevados insumos artificiais (fertilizantes, energia e água) da agricultura convencional, mas se praticada de forma inadequada (cultivo em declives acentuados, sobrepastoreio) pode resultar na degradação grave dos solos.

Entre os fatores ambientais que mais influenciam a sucessão destaca-se o solo por suas características físicas, químicas e biológicas. As correlações qualidade de solo / vegetação se fazem sentir com maior intensidade, à medida que a sucessão secundária se aproxima do clímax. Todavia, ao longo das diferentes fases sucessionais, os indicadores vegetais estão altamente correlacionados com as características do solo.

Este trabalho tem como Objetivo Geral Compreender os Impactos da Agricultura Tradicional sobre o Solo; e ainda apresenta como objectivos específicos: Mencionar os diferentes tipos da agricultura tradicional; Caracterizar os diferentes tipos de Agricultura tradicional; Identificar os impactos da agricultura tradicional sobre o Solo; Propor medidas adequadas para minimizar os impactos causados pela agricultura tradicional no solo.

Para a materialização do presente trabalho baseou-se no método bibliográfico, que consistiu na consulta e confrontação de diversas obras; ainda na pesquisa de alguns sites da internet, e na observação e comparação da realidade Moçambicana no âmbito agrário.

De um modo geral, o presente trabalho está estruturado primeiro pelo Resumo, onde abordamos duma forma simplificada e resumida os impactos da agricultura tradicional no solo; Segue-se depois a introdução que apresenta notas introdutórias do trabalho, os objectivos e a metodologia; Desenvolvimento retrata sobre a Agricultura Tradicional e seu Impacto sobre o Solo, e por fim Conclusão e a Bibliografia.  

2.TEMA:

  • AGRICULTURA TRADICIONAL E SEU IMPACTO SOBRE O SOLO: Caso do distrito de Xai-Xai

2.1. PROBLEMA

As actividades antrópicas silvo-agro-pastoril promovem o aumento da ciclagem de substâncias de ocorrência natural e a introdução em grandes quantidades de substâncias sintéticas no ambiente. Estas actividades também eliminam a cobertura natural do solo, intervindo fortemente na diversidade biológica, interferem nos ecossistemas e geram energia sem compor uma forma eficiente para que ocorra a sua dissipação.

A agricultura tradicional não exige os elevados insumos artificiais (fertilizantes, energia e água) da agricultura convencional, mas se praticada de forma inadequada (cultivo em declives acentuados, sobrepastoreio) pode resultar na degradação grave dos solos. 

  • Ate que ponto a Agricultura Tradicional traz Impactos negativos sobre o solo?

3. JUSTIFICATIVA:

A escolha deste tema deve-se pelo facto da Agricultura ser uma seiva para o crescimento e desenvolvimento económico de uma região geográfica, assim explica-se a contribuição do sector da Agricultura no crescimento do PIB nacional e do crescimento económico no geral e do distrito de Xai-Xai em particular.

4.OBJECTIVOS

Os objectivos deste trabalho espelham a meta ou fim que se pretende alcançar com esta pesquisa na sociedade. Assim, o trabalho apresenta Cinco (5) objectivos sendo, um geral e três (4) específicos.

4.1.Objectivo geral

  • Compreender os Impactos da Agricultura Tradicional sobre os Solos no distrito de Xai-Xai.

 

4.2.Objectivos específicos

  • Mencionar os diferentes tipos da agricultura tradicional;
  • Caracterizar os diferentes tipos de Agricultura tradicional;
  • Identificar os impactos da agricultura tradicional sobre o Solo;
  • Propor medidas adequadas para minimizar os impactos causados pela agricultura tradicional no solo.

5.METODOLOGIA

Segundo LALANDE (1999:680), metodologia “é a subdivisão da Lógica, que tem por objecto o estudo a posterior dos métodos, e mais especialmente, vulgarmente, o dos métodos científicos”.Assim, metodologias são os procedimentos utilizados pelo pesquisador, material e métodos, em uma determinada investigação, sendo as etapas a seguir em um determinado processo.

Método é um instrumento organizado que procura atingir resultados estando directamente ligado a teoria que o fundamenta, conforme JAPIASSÚ e MARCONDES (1990), é um conjunto de procedimentos racionais, baseados em regras, que visam atingir um objectivo determinado. Assim, o método é o caminho pelo qual se chegou a determinado resultado. Para a concretização do trabalho, recorrer-se-ão os seguintes métodos:

  • Bibliográfico, o qual consistirá na colecta de dados que constam nas obras literárias dos autores que escreveram sobre o tema similar;
  • Observação: que consistirá num olhar minucioso da realidade sobre a pratica da agricultura tradicional no distrito de Xai-Xai;
  • Analítico: consistirá na análise dos dados colectados com aquilo que é observado na realidade;  
  • Descritivo: consistirá na descrição dos conteúdos que se acharem relevantes para o corpo do trabalho final.

6.EMBASAMENTO TEÓRICO

De acordo com JOSSUE DE CASTRO, apud LEITE (1989:08), “Agricultura é o conjunto dos processos através dos quais o homem conseguiu obter da terra pelo plantio de certos e determinados produtos vegetais que interessam particularmente a sua vida”.A agricultura é simplesmente o cultivo dos campos quer com vista a obtenção de produtos alimentares para o homem, para a indústria , ou para os animais

6.1. Agricultura Tradicional

Segundo LOUZADA et al (2003:46):

Agricultura Tradicional é um tipo de agricultura cuja produção destina-se fundamentalmente à satisfação das necessidades essenciais dos agregados familiares que a praticam. A agricultura tradicional é um tipo de agricultura praticada em minifúndio (ou seja numa pequena propriedade), pratica a policultura (ou seja o cultivo de vários produtos no mesmo local).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (210.1 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com