TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agroindústria Na Agronomia

Por:   •  1/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.556 Palavras (15 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 15

JUSTIFICATIVA

A agricultura familiar é um setor onde a produção designa ao sustento da mesma, a inovação de produtividade proporciona melhores condições de moradias no espaço rural, ou seja, as novas alternativas que são implantadas nas propriedades rurais como um meio de desenvolvimento procura pelas formas de trabalhos onde a produção não prejudica a natureza. Assim o agronegócio tem se posicionado como uma diversificação nas atividades rurais como opção para a renda familiar, o sistema agroindustrial é um plano de produção agropecuária que passa pelo processamento com destino a um produto final que poderá ser comercializado.

A agricultura se encontra em desenvolvimento desde a compreensão dos seres humanos sobre a precisão das reproduções das plantas e animais, essa preocupação se encontra devido o modo de pensar no que poderia ser feito para a permanência da agricultura e as necessidades para a sobrevivência humana. A agricultura no sentido de transformação requer as múltiplas alternativas para que a produção tenha destinação proveitosa e fins econômicos para ambos, as formas de inovação na produção agrícola e pecuária começam no final do século XVIII, os implementos agrícolas contribuíram no aumento da produtividade e acúmulo de capital durante a Revolução Industrial favorecendo nas melhores condições de vida tanto para os produtores quando nas áreas urbanas com a procura de funcionários.

As agroindústrias proporciona o desenvolvimento rural podendo contribuir para sustentabilidade desde que a produção respeite as normas regulamentadoras. E de suma importância o entendimento das gestões agroindustriais, pois essas pequenas indústrias nos espaços rurais são métodos de produção diversificada que garante melhores condições de trabalhos fazendo com que o produtor não se torne escravo do mercado e sim igualdade de venda, proporcionando lucros que podem ajudar na complementação de criatividades e novas atividades caminhando para a modernização da agricultura.

O período de aprendizagem é de extrema importância, pois o mesmo pode oferecer alternativas para jovens no ato da permanência no campo propondo as formas de trabalhos que podem ser realizados nas áreas rurais opinando na distribuição de rendas locais. O estágio terá duração de 40 (quarenta) horas, com intuito de adquirir conhecimento na área de estágio familiar onde se tem previsto a realização do mesmo em uma agroindústria família rural.

OBJETIVOS

2.1- Objetivo Geral

Compreender de forma geral o funcionamento da agroindústria no setor familiar.

2.2- Objetivos Específicos

Conhecer o histórico da família.

Descrever a estrutura da agroindústria familiar rural.

Analisar a principal fonte de renda da família.

Identificar a totalidade das dificuldades encontradas.

Relatar as instalações sanitárias da agroindústria.

Identificar como ocorre o tratamento da água.

Observar se a família conta com recomendações técnicas.

Conhecer as diretrizes gerais para obtenção das matérias primas.

Mensurar as etapas de processamento das matérias primas.

Descrever os fatores que influência na qualidade de matéria-prima.

Identificar os métodos de higienização no setor de produção.

Analisar as exigências para o armazenamento dos produtos.

Conhecer como é feito o transporte dos produtos.

Relatar a forma de comercialização dos produtos agroindustriais.

PROBLEMA E HIPÓTESE

3.1- Problema

Sabe-se que as atividades de transformação de produtos agropecuários têm diversos métodos de produção, as famílias geralmente adota-os de acordo com que as deseja atribuir para que o produto final seja de boa qualidade, a agroindústria apresenta como uma alternativa para os produtores pelo fato de gerar renda, utilizar mão-de-obra familiar e ocupar um pequeno espaço de terra na propriedade. Assim as organizações dos produtores em determinadas regiões deveriam ter transparência nas gestões das pequenas indústrias, mas muitas questões difíceis destacam-se tanto pela falta de assessoria técnica como nas capacitações para um bom funcionamento das atividades agroindustriais, no entanto, muitos gestores das agroindústrias enfrentam problemas com a competição entre os mesmos. Diante dessa situação, os agricultores trabalham em prol de satisfazer as necessidades dos consumidores?

3.2- Hipótese

Acredita-se que sim, pois os produtores têm sua produção destinada a fins econômicos, porém as matérias-primas devem atender as exigências do público. Contudo para a resolução desse problema seria viável a união entre os produtores da região, assim as pequenas agroindústrias nas proximidades poderiam adotar associações de modo que possam desenvolver atividades satisfatórias para todos e com transparência. O desenvolvimento começa com a interação, a construção sustentável dentro da agroindustrialização possibilita melhores qualidades de vida das famílias eliminando o êxodo rural.

EMBASAMENTO TEÓRICO

4.1- Histórico da Agricultura

Através de muitos pesquisadores, sabe-se houve dois períodos na Pré-história conhecido como: Paleolíticoe Neolítico. No tempo onde deram o início de sociedades nômades onde os seres humanos viviam apenas de caça, frutos, raízes e deslocava de um lugar para outro constantemente denominou-se o termo Paleolítico, sendo assim, “O termo paleolíticoé de origem grega (paleo = velho; lítico =pedra) e significa velha idade da pedra” (COTRIM, 2005, p. 26).

Em outra denominação surge o termo Neolítico, de acordo com a história eram povos que em sua evolução passaram a produzir seu próprio alimento, ou seja, neste período teve a interação dos homens com o meio natural, a partir de frutas e outros alimentos eles começaram a cultivar planas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com