TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Técnico-Científica do Artigo

Por:   •  28/4/2023  •  Resenha  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Aluno: Eduardo Tagliati de Oliveira

Análise Técnico-Científica do artigo:

“Tráfego Controlado na agricultura e gestão de tráfego de campo: Percepções

de grupos de agricultores de países do Norte e do Ocidente da Europa”

Título

O tráfego controlado na agricultura é uma técnica de grande importância para a agricultura de precisão. A técnica visa concentrar a compactação (ocasionada pelo rodado) para uma determinada área, minimizando dessa maneira a compactação das áreas fora das trilhas, e consequentemente trazendo melhorias para o solo.

Mais da metade dos agricultores entrevistados (50,5%), recomendariam a outros produtores a adoção das técnicas do controle de tráfego, isso porque eles têm a convicção de que através dessas técnicas conseguirão minimizar os impactos de compactação do solo e otimizar os custos com insumos.

Resumo

A compactação do solo ainda é um sério problema na agricultura mecanizada. O controle de tráfego visa diminuir a compactação nas linhas de cultivo, concentrando o rodado em um único local. Apesar da conscientização dos produtores sobre os benefícios acarretados pelo uso da técnica, poucos agricultores a adotam, tendo alguns fatores limitantes a adesão das práticas como por exemplo a ideia de que a técnica só seria viável em grandes propriedades, as altas despesas e a insegurança na relação custo-benefício.

Os autores propuseram mecanismos para a utilização e otimização das técnicas de controle de tráfego. Uma das ideias foi a possibilidade de disponibilização de equipamentos necessários para máquinas mais simples, outra ideia seria a demonstração (através de pesquisas e experimentos) do ótimo custo-benefício a partir da implantação das técnicas. É enaltecida a importância da qualidade e precisão dos sistemas de navegação e a padronização dos equipamentos.

Palavras-chave

Compactação do Solo

A compactação do solo pode trazer inúmeros prejuízos para a agricultura. Ela diminui a permeabilidade e porosidade do solo, causa perda de nitrogênio por parte do solo, diminui a atividade microbiana, causa lixiviação de nutrientes, causa erosão, além de dificultar o desenvolvimento do sistema radicular da cultura estabelecida.

Tráfego Controlado na Agricultura

É uma das técnicas da agricultura de precisão. A técnica consiste em confinar a área de compactação dos rodados para um único local, criam-se trilhas fixas dentro dos talhões ou dentro das áreas de plantio. O tráfego controlado na agricultura minimiza a diminuição do solo, otimiza a utilização de insumos agrícolas na área, se levarmos em consideração que as trilhas por onde passarão os rodados não terão semente, consequentemente diminuirão a quantidade de aplicação de fertilizantes e de produtos fitossanitários.

Europa

A compactação de solo é uma realidade na Europa. Batjes (2011), a fim de avaliar a degradação de solos, realizou um estudo em alguns países da Europa, estimou-se que 11% do total da área estudada foi diretamente afetada por compactação. Desse valor 68% foram afetadas de maneira moderada ou forte. No continente existe uma escassez de conhecimentos relacionados as técnicas de trafego controlado na agricultura.

Materiais e Métodos

A presente pesquisa foi realizada recentemente, no ano de 2018. Aconteceu em 8 países da Europa: Bélgica, Reino Unido, Holanda, Irlanda, Dinamarca, Alemanha, Suécia e França. Houve miscigenação nos tipos de agricultores, através de seus históricos.

A pesquisa foi realizada com o auxílio de uma plataforma digital (Survey Xact), essa ferramenta tem por objetivo a criação de pesquisas baseadas em questionários, a partir da coleta das informações conseguiu-se ter uma visão geral de todos os dados obtidos.

Os pesquisadores coletaram algumas informações dos agricultores através de questionários. Informações como: dados demográficos, tamanho da propriedade, estrutura do maquinário, se existia a preocupação da compactação do solo através do uso de máquinas, tipo de preparo do solo, percepção e expectativa do uso da agricultura de precisão, sistemas de navegação e se já existia a utilização das técnicas de controle de tráfego nas propriedades.

Quando os produtores foram questionados sobre a utilização das técnicas do controle de tráfego em suas fazendas, apenas 4% responderam, uma baixíssima taxa de resposta. Outro problema observado na amostragem dos dados foi a diversidade de informações entre os países participantes. Na Irlanda alguns produtores já haviam participado de alguns eventos relacionados ao controle de tráfego, o que elevou o grau de conhecimento dos produtores. Na Bélgica por exemplo, a maior parte das amostras foram realizadas em pequenas propriedades com pequenos produtores. Em Hoeksche Waard, um distrito da Holanda, grande parte dos agricultores aderiram à utilização das técnicas do controle de tráfego.

Resultados

Os autores fizeram uma diferenciação entre os tamanhos das propriedades analisadas. Foram consideradas propriedades grandes aquelas com área maior que 500 hectares, propriedades médias aquelas com área entre 100 e 500 hectares e propriedades pequenas aquelas com áreas até 100 hectares.

Na Bélgica, a maior parte das amostras foram provenientes de pequenas propriedades. Na Irlanda a maioria das amostras surgiram a partir das médias propriedades. Já na Dinamarca e no Reino Unido, a maior parte das amostras vieram através de grandes propriedades.

A maior parte dos agricultores entrevistados da Irlanda produziam cereais. Inclusive, o segmento de cereais foi o que mais esteve presente entre os agricultores de todos os países participantes. A suinocultura foi a atividade menos comum entre os agricultores de todos os países.

A maioria dos entrevistados (77%) se mostraram preocupados com a compactação do solo causado pelas máquinas agrícolas.

A fim de tentar minimizar a compactação, a técnica mais praticada entre os entrevistados atualmente é a utilização de baixa pressão interna nos pneus das máquinas. Segundo Biris (2011), a pressão de enchimento do pneu é particularmente importante para a forma da superfície de contato entre o pneu e o solo e, portanto, na distribuição de tensão do solo.  A segunda técnica mais aplicada entre os produtores atualmente é deixar por último o manejo de solo nas cabeceiras das áreas. Já a fixação de trilhos dentro de uma determinada área, que podemos estabelecer como o conceito central do controle de tráfego na agricultura, é praticado por 42,7% dos entrevistados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com