TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia do Solo

Por:   •  4/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTIONÁRIO DE APOIO 2018

Disciplina BIOLOGIA DO SOLO

AGRONOMIA

Prof. Responsável: Luciana Grange

  1. Descreva os principais processos que acontecem na camada rizosférica do solo.

A rizosfera pode ser definida como a região do solo que é influenciado pela raiz da planta, ambiente esse rico em nutrientes e consequentemente em microrganismos. Os exsudatos que são sinais bioquímicos em forma de moléculas são liberados pelas raízes, resultam na seleção e na atração da biomassa microbiana que, em comparação com o solo distante de raízes, encontra condições de alta disponibilidade de nutrientes nesta região, aumentando sua abundância. Os microrganismos residentes na rizosfera podem beneficiar ou prejudicar a planta influenciando diretamente no desenvolvimento das culturas. Nos solos, as raízes das plantas crescem e secretam uma matriz diversificada de exsudatos orgânicos que estimulam o crescimento de comunidades microbianas presentes na rizosfera. A abundância e diversidade microbiana está ativamente envolvida no desenvolvimento vegetal, catabolizando a matéria orgânica, e atuando na mineralização de nutrientes, na fixação de nitrogênio, sucessivamente na proteção contra pragas e controle de patógenos. Entretanto, as espécies de plantas, bem como os tipos de comunidades vegetais, podem afetar a diversidade estrutural e funcional da comunidade microbiana da rizosfera, principalmente devido a variações na composição dos exsudatos radiculares e dos sinais bioquímicos neles contidos, que influenciam diretamente o comportamento das bactérias na rizosfera. Os inúmeros processos que ocorrem nesta região são cruciais para a saúde da planta e influenciam diretamente o ecossistema como um todo.

  1. O que são microrganismos resilientes e redundantes?

Os microrganismos resilientes são aqueles que independentemente das perturbações que ocorram no ambiente permaneceram no solo realizando suas funções, possuem características resistentes; pode conter poucos microrganismos no solo, porém mesmo assim desempenham suas atividades metabólicas essenciais. Com outras palavras a resiliência é o termo usado para descrever a capacidade do sistema retornar ao estado original após um impacto. Quando utilizado na biologia do solo, este termo indica a capacidade de a comunidade de organismos do solo retomar seu estado original, taxonômica e funcionalmente, após um impacto ambiental, seja este causado por um evento natural ou por atividades relacionadas ao manejo dos solos. Já Redundância Funcional, este termo deriva da diversidade metabólica, A alta redundância funcional é característica marcante do solo, sendo esta a base da manutenção do funcionamento do sistema heterogêneo e dinâmico encontrado nos mais diferentes solos. Desta maneira, os microrganismos redundantes são vários microrganismos realizando a mesma atividade. Portanto, nenhum destes microrganismos trabalham no seu potencial máximo.

  1. Descreve os principais papéis das enzimas de solo (sintetizadas pelos microrganismos) na ciclagem do C, do N, do P e S.

CICLO C: glicosidase, função: liberação de açúcares

CICLO N: ureases, amilases e proteases, função: liberação de Nitrogênio Inorgânico

CICLO do S: arilsulfatase, função: libera SO4-

CICLO do P: fosfatase ácidas e alcalinas, função:  liberação de fósforo inorgânico (pi)

  1. Qual as correlações que podem ser estabelecidas entre matéria orgânica (MO) e biomassa microbiana?

Só existe MO se os microrganismos da biomassa microbiana estiverem realizando suas atividades. Exemplificando, a biomassa microbiana é a parte viva da matéria orgânica, sendo responsável por sua decomposição e pela disponibilização de nutrientes às plantas. A bioma é considerada a parte viva da matéria orgânica porque possui bactéria, fungos, algas, microfauna e actinobactérias em sua composição, desprezando as raízes e animais de grande porte. Além disso, a biomassa microbiana é responsável por apresentar o estado de saúde e proporcionar grandes mudanças no solo. Desta maneira, a matéria orgânica e a biomassa microbiana são dependentes uma da outra.

  1. O que significa CBM, RBS e qCO

qCO2: quociente metabólico é obtido pela razão ente RBS por unidade de BMS-C e tempo, sendo usado para estimular a eficiência do uso de substrato pelos microrganismos do solo. Pode ser usado como um sensível indicador de estresse quando a BMS-C é afetada, sendo ambas as ferramentas importantes no entendimento das transformações e perdas nos comportamentos orgânicos do solo.

RBS- Respiração basal do solo: É definida como a soma total de todas as funções metabólicas nas quais o co2 é produzido. As bactérias e os fungos são os principais responsáveis pela maior liberação de co2 via degradação da matéria orgânica (MO). A RBS possui uma estreita relação com as condições abióticas do solo, entre elas a umidade, temperatura e areação. A disponibilidade de C no solo tem sido descrita como fonte contribuidora para ao aumento da RBS.

CBM – Carbono da Biomassa Microbiana: São avaliações do tamanho do reservatório mais ativo e dinâmico da matéria orgânica do solo, a qual pode ser feita de duas maneiras clorofórmio-fumigação-inoculação ou clorofórmio-fumigação-extração.

  1. O que é manejo de cobertura? Qual sua função na formação da MO?

o manejo de cobertura do solo é importante pela relação direta com o desenvolvimento radicular, onde ocorre o aumento da área de captação de água e nutrientes, posteriormente ocasionando o aumento da diversidade florística. Um solo sem o manejo de cobertura como consequência das diversas atividades inadequadas de manejo, no qual com a eliminação da cobertura vegetal, sua superfície fica sujeita a exposição solar, ação do impacto das gotas de chuva e da enxurrada além das taxas de temperatura e pH. Desta forma, tanto o impacto das gotas de chuva quanto à enxurrada contribui para modificar as condições físicas da superfície do solo, alterando a rugosidade superficial, a porosidade e a taxa de infiltração de água. Desta maneira, conclui-se que a manutenção da cobertura do solo é essencial para estes diversos fatores que envolvem suas propriedades e atividade da microbiota. em relação às condições externas, como por exemplo a precipitação, ocorre a redução da velocidade do escoamento superficial da água que é explicado pela tortuosidade dos caminhos a serem percorridos pelo fluxo, imposta pelos resíduos, bem como pela barreira física proporcionada pelos resíduos vegetais, impedindo o livre escoamento da água, sendo que esta redução é tanto maior quanto maior for a quantidade de resíduos vegetais ou culturais na superfície. O manejo de cobertura para formação da MO tem como finalidade a manutenção da microbiota e da mesofauna do solo, pois a ação dos decompositores sobre essa matéria vai disponibilizar ao solo os nutrientes necessários para manter o equilíbrio e a conservação do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com